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Entenda o comportamento do consumidor e aumente suas vendas

8 min de leitura Atualizado em 01/03/2024
Imagem de um casal sorridente escolhendo alimentos em uma prateleira, ilustrando o comportamento do consumidor, com destaque para o uso do Mercado Pago como método de pagamento.

Atrair o consumidor é o principal objetivo das empresas que buscam crescimento e aumento de vendas. Mas como alcançar esse objetivo? De que forma chegar aos consumidores e despertar neles a vontade de comprar? O primeiro passo dessa estratégia é entender o comportamento do consumidor para saber como abordá-lo, atraí-lo, fazer com que se identifique com sua empresa e efetue a compra.

Basicamente, trata-se de compreender como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços e experiências para satisfazer suas necessidades.

Contar com essas informações é fundamental para entender exatamente como o cliente da sua empresa se comporta e, assim, criar estratégias cada vez mais persuasivas e diretas, melhorando a experiência do cliente e beneficiando as vendas pelo checkout de pagamento.

 

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Tudo o que envolve o consumidor, desde sua família até influências na internet, molda seu comportamento de maneiras diferentes. Como resultado, seus comportamentos mudam dependendo de vários fatores.

Mas quais são esses fatores? Existem muitos, mas os principais que mais aparecem no dia a dia são:

  • Classe social: a classe social é um dos fatores determinantes do comportamento do consumidor. Através dela, o consumidor se posiciona em relação a produtos e serviços. Na prática, isso significa que quanto menor a capacidade financeira, menor a percepção de necessidade de compra, e vice-versa. Condições financeiras melhores fazem com que o consumidor se comporte na busca por produtos e serviços premium.

  • Cultura: a cultura está diretamente relacionada ao ambiente em que vivemos, à forma como pensamos, às pessoas com quem convivemos e às atitudes que temos. Há diversas culturas que moldam o comportamento, como o veganismo, no qual os consumidores costumam ter comportamentos a favor do meio ambiente e sem o consumo de produtos derivados de animais.

  • Familiares e amigos: apesar de muitos consumidores não dependerem da opinião da família para tomar decisões, muitos deles ainda seguem preceitos e conselhos familiares para moldar seus comportamentos, o que influencia diretamente na maneira como os consumidores fazem compras no dia a dia.

  • Idade: a idade também é um fator decisivo no comportamento do consumidor e, além de impactar o poder aquisitivo, ainda faz com que gostos e desejos sejam diferentes. Por isso, entender o público é fundamental para saber qual será o seu comportamento.
  • Experiências anteriores e de outras pessoas: as experiências, tanto próprias, quanto de terceiros, é decisiva no comportamento e no momento da compra, já que experiências ruins, mesmo que não vividas pelo consumidor, podem fazer com que ele desista da compra e coloque um pé atrás antes mesmo de considerar comprar.

 

O impacto do comportamento do consumidor nas empresas

Compreender como o comportamento do consumidor afeta a empresa é uma tarefa crucial para determinar o que fazer. Esse comportamento influencia todas as estratégias e ações da empresa. Além disso, entender como o consumidor pensa, age, se posiciona e prefere ser atendido é fundamental para o sucesso da empresa.

Uma empresa, como um comércio eletrônico,  que compreende o comportamento do consumidor tem mais chances de se destacar no mercado, pois ganha visibilidade entre os próprios clientes. Além disso, empresas com esse conhecimento conseguem se tornar marcas mais autênticas, capazes de criar uma comunicação pessoal com os clientes, serem flexíveis, oferecer muito conteúdo e ter serviços excepcionais.

Com um melhor entendimento e relacionamento com o cliente, é natural que haja uma constante evolução na empresa, já que ela contará com mais informações dos consumidores, maior proximidade e, com isso, terá mais facilidade em oferecer produtos mais adequados à realidade do cliente, o que gera engajamento e mais vendas, consequentemente.

 

Como analisar o comportamento do consumidor

Analisar o comportamento do consumidor é o primeiro passo para fazer toda a engrenagem da empresa funcionar. Essa análise é fundamental para colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Ela pode ser realizada por meio de diferentes ferramentas, como pesquisas de mercado, feedback dos clientes, análise de dados de vendas e todo tipo de relacionamento possível. Compreender esse processo facilita muito a gestão de clientes e, consequentemente, possibilita melhores planejamentos de vendas.

Existem diversas ferramentas que podem e devem ser utilizadas para compreender o comportamento do consumidor, desde o pré-compra até o pós-compra, quando o cliente já recebeu o produto. Essas técnicas ajudam a fazer a análise do comportamento do consumidor e a entender melhor os processos de compra:

 

1. Pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é um processo essencial. Nela, você coleta informações sobre o seu público-alvo, como quem são seus clientes, o que desejam, onde moram, quanto gastam, entre outros. Também é possível descobrir dados dos concorrentes, produtos e fornecedores.

2. Análise de dados

A análise de dados consiste em utilizar todas as informações que você tem sobre o seu cliente para criar um escopo de projeto focado nele. Assim, consegue ter uma melhor definição dos canais a serem utilizados, maior conhecimento sobre o cliente, monitoramento com mais eficácia e análise de possíveis riscos.

3. Monitoramento de redes sociais

O monitoramento é fundamental, tanto para criar engajamento com os seus clientes, quanto para acompanhar tudo o que estão falando sobre o seu produto e sobre o mercado da sua empresa.

4. Análise de feedbacks e avaliação de produtos

Essa técnica é essencial para saber se está errando, onde melhorar e o que pode fazer para evoluir. Além disso, é possível entender como o seu produto está se saindo com o cliente.

5. Testes A/B

Essa técnica é muito interessante para medir o gosto do seu público. Por meio dela, você pode testar determinados produtos, estratégias ou serviços entre si e ver qual se sai melhor e engaja mais com o público.

 

👉 Estratégias de vendas online: como se destacar em um mercado competitivo

 

Comportamento do consumidor e a ascensão dos meios de pagamento digitais

O comportamento do consumidor está em constante mudança, e acompanhá-lo é essencial para garantir o sucesso da sua empresa. Além das técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para obter informações valiosas dos clientes, é importante que a sua empresa também esteja atenta à evolução dos métodos de pagamento e das plataformas de checkout. Os pagamentos digitais já são uma realidade entre os consumidores, e cada vez mais pessoas optam por esse meio.

Além de ser seguro, os pagamentos digitais oferecem facilidade e agilidade na hora da compra, o que agrada a maioria dos consumidores. As principais tendências em pagamentos digitais são as transações via aplicativos de pagamento, integração com outras plataformas e o uso de tecnologias como QR Code e NFC.

 

Dia do Consumidor
O mês de março é marcado pelo dia do consumidor, uma data importante para as empresas oferecerem promoções, descontos e vantagens especiais para seus clientes. Investir em opções de pagamento que facilitem a vida do cliente também é uma estratégia eficiente para atrair e fidelizar consumidores. Aproveitar essa oportunidade para se destacar no mercado e conquistar novos consumidores pode ser uma jogada estratégica para o sucesso da empresa.

 


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