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Saiba como calcular o frete e aumentar suas vendas

5 min de leitura Atualizado em 28/02/2024
Homem sorridente olhando uma tela de computador

O frete barato é uma vantagem tanto para quem compra, quanto para quem vende, pois ele oferece um bom custo benefício ao consumidor, ajudando o seu e-commerce a conquistar a sua confiança e posteriormente trabalhar com ações que favorecem a sua fidelização. 

 

Em uma pesquisa do E-commerce Trends o valor do frete é considerado o principal motivo para abandonos de carrinho, mas quando as marcas oferecem frete grátis esse comportamento muda e o relatório da Ebit | Nielsen demonstra isso ao apontar que 50% dos pedidos online realizados no primeiro semestre de 2021 foram concluídos e entregues com auxílio do frete gratuito.

Ou seja, o frete é um importante fator para estimular as vendas de um e-commerce. 

 

 

Descubra, abaixo, como calcular o frete estrategicamente para os seus clientes.

Como calcular o frete? 

Na hora de calcular o frete é comum alguns sites trabalharem com uma tabela de frete que possui informações padronizadas, mas para chegar nelas consideram diferentes variações, como as dimensões e peso da embalagem, impostos referentes ao trajeto, prazos de entrega, entre outros. 

Mas essas variações dependem do tipo de empresa contratada para fazer o transporte dessas mercadorias. Por exemplo, no caso dos Correios existe uma calculadora própria que depende das variáveis e modalidade de serviço ( PAC ou Sedex) para fazer a análise de encomendas destinadas a endereços nacionais ou internacionais. 

Já as transportadoras particulares podem trabalhar com o peso e o endereço para o qual as encomendas precisam ser enviadas, além também de considerarem o tipo de meio de transporte que precisa ser usado, tarifas de pedágios, taxas do estado, entre outros. 

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3 formas de cobrar o frete

Existem diferentes estratégias na hora de custear os valores referentes ao envio dos produtos. As formas mais conhecidas e praticadas no mercado são: 

 

  • Seu cliente paga

Quem está habituado a fazer compras online sabe que muitas vezes os custos de entrega ficam por conta do consumidor. O que faz a diferença, além do valor, é também o prazo para receber os produtos. Para muitos clientes é vantajoso arcar com esse custo se a ideia for usufruir de uma entrega ágil e com segurança, gerando uma experiência positiva. 

 

  • Cobrança de acordo com o valor total da compra

Esse tipo de estratégia ajuda a impulsionar inclusive o aumento de ticket médio da sua loja online. Isso porque acaba sendo mais interessante para o cliente colocar mais produtos no carrinho para economizar no frete ou até mesmo receber o benefício do frete-grátis. 

 

  • Sua loja paga o valor total

Nesse caso, é o lojista que arca com o valor do envio e esse recurso pode ser usado sazonalmente, como em uma promoção de Black Friday ou como para resolver problemas anteriores, mas é importante sempre analisar se esse benefício não irá comprometer a sua lucratividade. 

 

Como ter um frete mais competitivo?

Sem dúvidas, conseguir baratear os fretes é um desafio importante para muitos gestores. A seguir, listamos algumas dicas que podem te ajudar a deixar o frete mais barato no seu e-commerce:

 

  • Aumente o ticket médio ou monte kits estratégicos: É possível dividir o custo de envio em vários produtos e você ainda gera uma percepção de compra mais vantajosa para o seu consumidor e estipula um valor ou quantidade mínima para ganhar o frete. Além disso, é possível disponibilizar kits de produtos com condições especiais, combos e cross selling, que, nesse caso, há ainda o benefício adicional de incentivar o giro de produtos específicos. 

  • Negocie com as transportadoras: Quando o assunto é a escolha de fornecedores para o transporte, nunca deixe de fazer pesquisas e orçamentos com várias empresas, pois assim você conseguirá um melhor custo-benefício e diversificar os modos de envios, agradando os consumidores e evitando ficar refém de apenas um parceiro. Além do preço, não deixe de colocar na conta a qualidade do serviço prestado e a credibilidade da transportadora para que o barato não saia caro no quesito satisfação do cliente.  

  • Reduza o tamanho das embalagens: O peso e o volume das encomendas são dois dos fatores mais importantes na precificação do frete. Ou seja, embalagens grandes e pesadas costumam sobrecarregar os custos de entrega, por isso verifique a possibilidade de utilizar embalagens leves e otimizadas para unir proteção, segurança e valores mais atrativos para os consumidores. 

 

 

Use o frete para tornar sua empresa mais competitiva 

Calcular o frete e reduzir seus custos pode ser uma excelente estratégia para garantir mais competitividade no mercado. Assim, é possível fazer um planejamento para datas comemorativas, criar ofertas exclusivas e atrair mais clientes sem comprometer a sua margem de lucro.

 


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Escrito por:

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