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Frete grátis: quando oferecer esse benefício para seu cliente?

Mercado Pago: Uma mulher com blusa rosa rindo, enquanto abre uma caixa de papelão, que recebeu frete grátis

Oferecer frete grátis é um atrativo e pode ajudar a alavancar suas vendas, inclusive, desde o ano passado, as lojas têm investido nessa estratégia. Em 2021, segundo a Webshoppers, 50% das compras online tiveram o benefício, um aumento de 7%, quando comparado com o mesmo período anterior. 

Ainda de acordo com a pesquisa, 78% dos consumidores afirmam que a forma de promoção preferida é o frete grátis, enquanto 23% disseram que um desconto no valor já é uma vantagem. Além disso, mais da metade das pessoas apontam a entrega gratuita como motivador para compra, enquanto 55% já abandonaram o carrinho por causa de preços altos

No entanto, a vantagem de oferecer frete grátis não se limita apenas a atrair clientes, mas também a uma experiência de compra positiva, uma vez que diminui as reclamações e aumenta o engajamento com a marca, conquistando mais recomendações espontâneas. 

 


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Quais são os benefícios de oferecer frete grátis? 

O frete grátis é uma vantagem, tanto para quem compra quanto para quem vende, pois ele oferece um bom custo benefício ao consumidor, ajudando sua loja virtual conquistar a confiança dos consumidores e, posteriormente, trabalhar com ações que favorecem a fidelização. 

Na prática, sua loja tem várias vantagens, como: 

  • Vantagem competitiva; 
  • Fidelização dos clientes; 
  • Diminuição das desistências; 
  • Aumento da satisfação; 
  • Melhora das vendas estagnadas; 
  • Aumento do tráfego; 
  • Maior conversão de vendas.

Como oferecer frete grátis sem prejuízo? 

Antes de estabelecer seu plano de ação, é importante saber quem vai pagar a conta. Por isso, você precisa fazer escolhas sobre o repasse dos valores, buscando evitar qualquer prejuízo financeiro. Sendo assim, você tem algumas opções, como aumentar o preço dos produtos ou negociar melhores condições com os fornecedores para diminuir seus custos. 

Vale lembrar que o benefício não precisa se tornar uma obrigação, mas pode ser usado como um diferencial, em épocas de aumento de procura, como datas comemorativas ou, então, de forma estratégica para movimentar estoque parado ou, ainda, uma solução para contornar um período de baixa de vendas.  

Alguns pontos que podem ser estudados são: 

  • Avaliar os custos; 
  • Definir o objetivo da oferta; 
  • Analisar questões geográficas; 
  • Impor um valor mínimo de compra; 
  • Observar os produtos que vão participar da oferta. 

Quais são as formas de oferecer frete grátis? 

Para determinar quando e como ofertar o frete grátis, é imprescindível que você avalie os custos de produção e de logística, o contrato com os fornecedores, o ticket médio da sua empresa e sua margem de lucro. 

Dessa forma, você fecha as contas e determina se é possível garantir a gratuidade. Também é importante analisar a política de benefícios oferecida por seus concorrentes e definir um objetivo para a adoção da estratégia, por exemplo atrair novos clientes, fidelizar os antigos, aumentar seu ticket médio ou, até mesmo, superar a concorrência. 

Ao definir o objetivo, será mais fácil decidir a melhor estratégia a ser adotada. 

Qual a melhor?

Existem muitas opções de estratégias a serem adotadas e aqui vão algumas sugestões.

1. Frete grátis com número mínimo de produtos no carrinho ou valor mínimo de compra

Vai ajudar você a aumentar o ticket médio da loja, ao exigir uma compra mínima, com valor um pouco acima do que os clientes costumam fazer.


2. Frete grátis em produtos específicos

Auxilia a venda de produtos com menos saída ou que estão no estoque há muito tempo, e também pode ser uma forma de superar a concorrência em algum nicho específico. Ou você pode escolher quais produtos terão o desconto de acordo com seu peso e dimensões. 

 

3. Frete grátis para localidades específicas

Como o Brasil é muito grande, oferecer entrega gratuita para o país inteiro pode ser complicado. Então, sua empresa pode utilizar essa estratégia para conquistar mercados específicos ou para fidelizar clientes de uma determinada localidade. 


4. Frete grátis na primeira compra

É uma estratégia para atrair novos clientes e gerar uma jornada de compra positiva logo no primeiro contato. Você pode vincular a concessão do desconto a um cadastro prévio, assim aumentando sua base de dados.

 

5. Datas comemorativas

Além de trazer a ideia de estar dando um presente ao cliente, essa estratégia pode ajudar a aumentar suas vendas sazonais. Além disso, já é uma prática bem comum no mercado, então os consumidores podem escolher comprar em datas específicas, já esperando o benefício.



Use o frete grátis para tornar sua loja mais competitiva 

O frete grátis pode ser uma estratégia para garantir mais competitividade no mercado. Assim, é possível fazer um planejamento para datas comemorativas, criar ofertas exclusivas e atrair mais clientes sem comprometer sua margem de lucro.

 


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