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15 maneiras de acabar com o abandono de carrinho no e-commerce

Você conhece os principais motivos pelos quais lojas on-line sofrem com o abandonos de carrinhos em seus e-commerces? Veja quais são e como evitá-los.
15 MANEIRAS DE ACABAR COM O ABANDONO DE CARRINHOS

Os clientes desistem das suas compras. Isso é uma verdade tanto no mundo físico quanto no virtual e é uma máxima que todo empreendedor ou gestor de e-commerce deve ter muito clara. É também verdade que a desistência das compras é maior no ambiente virtual do que em uma loja física, por exemplo. 

O que queremos dizer é: prepare-se, carrinhos de compras serão abandonados no seu e-commerce. Se você ainda não enfrentou isso, provavelmente vai. E hoje nós vamos falar de como otimizar sua loja on-line para reduzir o número de abandonos.

 

O cenário do abandono de carrinho no Brasil

No Brasil, cerca de 82% dos consumidores abandona seus carrinhos nas lojas on-line, aponta o relatório anual do E-commerce Radar. Esse abandono pode acontecer por diversas razões, que variam entre: valor do frete, obrigatoriedade da criação de uma conta para comprar, checkout longo e complexo, falta de confiança e credibilidade no site, impossibilidade de checar valores e taxas antes da efetivação da compra, insatisfação com a política de devoluções, opções de pagamento insuficientes, cartão de crédito recusado ou lentidão no site.

 

Dicas práticas para diminuir o abandono de carrinhos

Agora que sabemos os principais motivos que levam o consumidor a abandonar sua compra, podemos, então, traçar estratégias e tomar ações que otimizem seu e-commerce a reduzir suas taxas de abandono de carrinho. Pensando nisso, separamos 15 dicas de ouro para você:

 

1. Invista no processo de pagamento no e-commerce

 

O checkout é uma etapa muito delicada da compra, já que representa, de fato, o momento de sua efetivação. Processos muito longos, complexos e com muitos campos para preencher tendem a “assustar” o usuário, fazendo-o desistir. Apresente processos de checkout inteligentes, intuitivos e dinâmicos, fazendo com que o preenchimento de informações por parte do usuário seja o mínimo possível e fornecendo instruções claras.

 

2. Deixe as informações de taxas e condições claras

 

Ninguém gosta de surpresas, só das boas. Chegar na hora de pagar um produto e descobrir uma nova taxa ou informação que não estava clara elimina a vontade de comprar de qualquer um, não é mesmo?! Garanta que todas as informações relacionadas a taxas, serviços e condições de entrega estejam claras e explícitas antes do processo de checkout. Isso assegura que as pessoas que seguirem para o carrinho de compra,  já as compreenderam e aceitaram.

 

3. Crie uma política de devoluções e deixe-a de fácil acesso para os compradores

 

Outro fator que leva muitos compradores à desistência são as políticas de devolução de produtos e a dificuldade de encontrá-las. Por isso, se faz de boa fé e uma excelente prática ter condições de devolução claras e amigáveis ao consumidor e deixá-las totalmente acessíveis, de forma que possa ter todas as informações antes da compra.

 

4. Crie promoções em sua loja on-line

 

Uma forma de aumentar a atratividade dos seus produtos e reduzir suas taxas de abandono é justamente a criação de promoções. Principalmente para clientes que criam carrinhos simulando o valor total da compra. Quando percebem a oportunidade de economizar, é mais provável que finalizem a transação.

 

5. Invista em métodos de pagamento diversos

 

Oferecer métodos alternativos de pagamento também assegura que seus potenciais clientes estarão bem atendidos. Boa parcela dos abandonos de carrinho acontece pela recusa do cartão de crédito ou falta de saldo. Mas, pense, e se você tivesse oferecido parcelamento com dois cartões, ou a opção de boleto parcelado? 

 

6. Invista em tecnologia para seu e-commerce

 

Primordial para o bom funcionamento do seu e-commerce, toda a tecnologia que está por trás das páginas de seus produtos tem que entregar mais do que beleza: tem que entregar performance. Um site lento, que demora para carregar, com imagens pesadas e navegabilidade reduzida incomoda a experiência de compra do usuário, o que, com certeza, o fará procurar o mesmo ou um similar produto em outra loja.

 

7. Assegure todo o processo de pagamento

 

Segurança acima de tudo. Compradores não efetuam compras em lojas on-line nas quais se sentem inseguros, portanto invista em uma política clara de privacidade e demonstre-a com logotipos, certificados e botões de segurança na sua loja on-line.

Mais do que isso, invista em gateways de pagamento que contem com um sistema antifraude robusto integrado, a fim de identificar transações fraudulentas, sem impedir que compradores reais consigam efetuar suas compras normalmente no seu e-commerce.

 

8. Permita edições no carrinho

 

Deixe que seus clientes editem seus carrinhos de compra à vontade, uma vez que isso facilita o processo de compra. Imagine começar um carrinho novo toda vez que você quer mudar um produto ou sua quantidade. Incômodo, não?! 

 

9. Considere as compras como convidado

 

Permita que seus clientes em potencial possam comprar no seu e-commerce mesmo que não possuam uma conta. Claro que, para construir um relacionamento e colocar clientes na sua base de dados, o e-mail é necessário, mas não é uma obrigação. Portanto, não exija a criação de uma conta no seu e-commerce.

 

10. Ofereça possibilidades de compras com um clique

 

Permita que seus clientes em potencial comprem com um clique, oferecendo integração com os meios de pagamento mais utilizados. Isso traz mais conveniência, agilidade e comodidade, tudo o que os compradores digitais procuram.

 

11. Disponibilize comentários positivos de outros compradores

 

Permita e incentive que seus clientes avaliem seus produtos e deixem comentários e depoimentos sobre a experiência de compra. Permita que façam o upload de imagens, o que ajudará novos compradores a confirmar que o produto exibido na página é exatamente como na foto.

 

12. Crie descrições de produtos claras e completas

 

Como parte da experiência de compra, garanta que as descrições dos seus produtos sejam claras, completas e fiéis, de modo que auxiliem de fato seus clientes a conhecerem um pouco mais sobre o produto que estão interessado em comprar. 

 

13. Invista em boas imagens de produtos

 

De forma complementar, as fotos terminarão por encantar seu potenciais compradores. Agora que entenderam as especificações do produto pela descrição, poderão ver exatamente como ele é através das fotos e imagens. Isso garante que o clímax da experiência de usuário seja atingido com sucesso.

 

14. Insira fotos dos produtos no carrinho

 

Garanta que as fotos dos produtos estejam sempre no carrinho de compras, isso ajuda seus consumidores a se lembrarem do que estão comprando.

 

15. Use links de pagamento para retentativas

 

Se a compra não for concluída, considere esperar alguns dias e envie ao cliente - caso seja cadastrado na sua loja on-line - um link de pagamento como retentativa de ativação. Isso pode efetivar uma parcela dessas compras, de pessoas que não concluíram por inúmeros motivos.

 

Experiência do cliente com um processo de checkout otimizado

Em todos os 15 pontos que enumeramos, o foco principal está em fornecer uma agradável, solícita e encantadora experiência de compra, do começo até o final do processo de checkout. Um comprador satisfeito e seguro desde o momento em que entra na sua loja virtual dá todos os passos para completar sua compra. O abandono de carrinho não precisa ser uma dor de cabeça no seu e-commerce. É só seguir esses passos e garantir uma jornada de compra satisfatória para seus clientes.

 

Checkout otimizado - experiência de checkout - processo de checkout em vendas online


Escrito por:

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