Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Psicologia do consumidor: o que é e como usar essa estratégia de venda

Saiba como usar este conhecimento a favor dos resultados do seu negócio.
Casal no supermercado fazendo compras

Entender o comportamento do seu cliente é um dos principais pontos da psicologia do consumidor, que é uma área de estudo capaz de ajudar a traçar estratégias mais eficazes, além de atrair clientes e aumentar as vendas da sua empresa. 

Esse conhecimento possibilita investir em técnicas e gatilhos mentais, explorando a psicologia a seu favor. Em uma pesquisa da Universidade de Harvard, foi constatado que 95% das decisões de compra dos consumidores são inconscientes, feitas de acordo com suas sensações. Ou seja, trabalhar a psicologia do consumidor pode trazer resultados surpreendentes. 

 

O que é psicologia do consumidor?


Simplificando, esse campo de estudo se dedica a analisar o comportamento dos clientes ao longo de toda a jornada de compras. Dessa forma, é possível mapear o que contribui ou não para que uma pessoa decida adquirir um produto ou serviço, entendendo quais são as motivações de compra e o que faz com que alguém escolha um produto e não outro disponível no mercado. 

Um dos aspectos mais interessantes é que essa decisão não costuma se basear apenas em fatores racionais, mas também aspectos emocionais, culturais e sociais, que influenciam os compradores. 

 

Como trabalhar a psicologia do consumidor para aumentar as vendas? 


Explorar esse campo pode te ajudar a conquistar resultados incríveis em sua empresa. Com isso, para ajudá-lo nesse processo, separamos alguns fatores que precisam ser trabalhados. Veja: 

 

  • Conecte-se com os potenciais clientes

Consumidores não buscam apenas um produto ou serviço, mas sim uma solução para seus problemas. Por isso, leve em conta a jornada de compras e como é possível agregar valor aos potenciais clientes desde o primeiro ponto de contato. Partindo do fato de que as emoções influenciam diretamente no processo de escolha e na compra, cada contato e processo da jornada deve promover conexões reais entre sua marca e o público, estreitando esse relacionamento. 

Além disso, quando um consumidor se identifica com os valores e soluções da sua empresa ele pode se tornar um cliente, ser fidelizado e até virar um defensor da marca. Por isso, se deseja atrair mais compradores e ter retenção e recorrências nas vendas, trabalhe os valores emocionais, criando experiências que atendam às expectativas e enfatizem a proposta do seu negócio. 

 

  • Trabalhe os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais nada mais são que técnicas de persuasão que estimulam o cérebro e facilitam a tomada de decisão do consumidor. Geralmente são usados nas estratégias de marketing para gerar valor e estimular o desejo pelas soluções oferecidas, aumentando suas vendas. 

Existem diferentes gatilhos que podem ser usados ao longo das etapas da jornada de compras, como escassez e urgência, prova social, antecipação, autoridade, reciprocidade, entre outros. 

 

  • Fique de olho nas tendências de consumo

Para antecipar comportamentos e colocar seu negócio sempre à frente, é fundamental estar atento às tendências de consumo e, além de acompanhar dados do setor, é importante fazer seus próprios estudos de público-alvo com base nos seus clientes e pesquisas de mercado.

Dessa forma, é possível prever necessidades e expectativas que preparam sua empresa para que ela continue entregando aquilo que o consumidor busca e valoriza.

 

Quais são os benefícios de entender a psicologia do consumidor? 


A psicologia do consumidor permite entender questões comportamentais e trabalhar para que diferentes aspectos da jornada de compras sejam mais efetivos, trazendo vantagens como: 

 

  • Promover experiências de compra

Conhecer melhor o consumidor permite criar experiências mais personalizadas e satisfatórias, atendendo as necessidades e preferências de cada consumidor. Isso não diz respeito apenas ao portfólio de soluções oferecidas, mas também aos demais pontos de contato, ações de marketing, métodos de pagamentos, canais de atendimento, formas de entrega, embalagem, entre outros. 

 

  • Melhorar as etapas da jornadas de compra

É possível ter uma jornada de compras e um funil de vendas mais efetivos com um estudo e análise de cada etapa para melhorias. Nesse sentido, a psicologia do consumidor ajuda a entender a experiência, os gatilhos mais assertivos em cada momento e como segmentar personas. 

 

  • Ter mais estratégias de atração e fidelização de clientes

Com um entendimento mais aprofundado dos comportamentos do consumidor, a possibilidade de gerar valor, identificação e criar conexões reais com o cliente é muito maior, o que ajuda sua empresa a entregar a mensagem certa na hora certa, entender os produtos mais buscados, como fazer o ajuste da sua comunicação, o que o cliente mais valoriza e do que ele sente falta. 

 

Use a psicologia do consumidor a favor do seu negócio 


Ficou claro que entender esse tipo de psicologia é um passo essencial para atrair novos clientes, aproximar o consumidor e colocar em prática estratégias de vendas mais efetivas.

Com todas essas dicas, é possível impulsionar o crescimento, lucratividade e competitividade da sua empresa, além de obter resultados cada vez mais positivos favoráveis ao seu sucesso.

 

New call-to-action


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados