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Qual é o melhor tipo de checkout de pagamento para sua empresa?

Mercado Pago: mão de pessoa sentada no chão segurando celular com checkout de pagamento, realizando compra de algum produto.

Com a concorrência nas vendas cada vez mais acirrada, prender a atenção do cliente e fazê-lo permanecer na sua loja online até a página de efetivação da compra já é uma grande conquista. Porém, conseguir de fato a efetivação da venda já é uma segunda batalha que a sua loja precisará travar para mostrar ao consumidor que a compra é simples, fácil e segura. Um dos vilões, nesse momento, é um sistema de pagamento falho - através de um checkout de pagamento obsoleto.

Existem sistemas de checkout de pagamento que não serão seus companheiros de batalha, na pior das hipóteses, farão com que o cliente abandone o carrinho. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, revelou que 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar o carrinho.

Para mudar esse cenário, a escolha do checkout de pagamento correto é imprescindível e contar com um checkout transparente pode contribuir diretamente na experiência do cliente, aumentando a taxa de conversão e a satisfação do consumidor.

 

Mas, afinal, o que é e quais os tipos de checkout de pagamento?

O checkout de pagamento é a etapa final de compra, ele consiste na finalização do processo de compra em uma loja online. Seu próprio nome carrega essa simbologia de finalização, já que check, em inglês, significa “verificar” e out, significa “fora”, ou “saída”. Ou seja, ele literalmente representa a verificação de saída da página, que é completada quando o cliente faz a compra. 

Nele, o cliente deve inserir seus dados pessoais e seu meio de pagamento para finalizar sua compra.

Basicamente, ele é semelhante àquele momento em que seu cliente pega um produto na prateleira de uma loja física e leva até o caixa da loja. Se houver demora, dificuldade no pagamento, mau atendimento e até mesmo falta de aceitação de meios de pagamento, a tendência é que ele até desista da compra e abandone seu item no carrinho da loja. Tudo isso é semelhante em grau e número na sua loja online.

O papel do checkout de pagamento seguro é ser o mais transparente e limpo possível, para que o cliente não tenha dificuldade em comprar e consiga fazer tudo o que precisa sem sair do seu site. Dessa forma, esse meio de pagamento é fundamental para a conversão da venda, já que muitos dos pedidos são abandonados nesta etapa. 

Existem, também, duas possibilidades de checkout de pagamento:

 

  • Checkout tradicional: neste tipo de checkout, o cliente será redirecionado para uma página externa ao seu site para realizar o pagamento. Essa não é a opção mais indicada para quem quer conquistar a confiança do consumidor, já que os clientes podem ter receio de colocar seus dados em uma página diferente do site que estão fazendo a compra.

  • Checkout transparente: o checkout transparente faz com que o cliente permaneça no seu site na hora do pagamento, todas as informações e dados serão colocadas no mesmo ambiente que ele escolheu o produto e, dessa forma, aumentará a taxa de conversão de clientes que optam sempre pela segurança.

 

Por que a escolha do checkout é tão importante para sua empresa?

Vamos a um exemplo prático para ilustrar melhor. João buscava uma nova chuteira para o futebol de fim de semana com os amigos e, ao encontrar o modelo que queria em uma loja online, logo entrou no site, leu mais sobre o produtos, escolheu seu tamanho e adicionou ao carrinho.

No meio da escolha, no entanto, se deparou com um meião, que também se interessou e o adicionou ao carrinho para fazer par com sua nova chuteira. Satisfeito com que havia escolhido, viu que havia uma promoção para adicionar também um calção e assim o fez.

O carrinho de João estava cheio, com a chuteira, o meião e o calção e na expectativa em receber o quanto antes para estrear no futebol com os amigos, foi logo para a área do checkout de pagamento. Porém, ao chegar lá, encontrou diversas barreiras e até mesmo a necessidade de sair do site que estava comprando para pagar. Por fim, viu que o checkout não aceitava o tipo de cartão que ele queria utilizar.

Frustrado, João acabou abandonando o carrinho e optando por procurar uma loja física para fazer sua compra e fez ainda mais, compartilhando sua frustração com todos os amigos sobre a burocracia que era comprar nessa loja online. Essa história de João é a mesma de muitas outras pessoas, que tentam comprar todos os dias e são barradas pela má experiência com o checkout de pagamento.

Ou seja, o impacto negativo desse conjunto de problemas no checkout também pode acabar indo para as redes sociais, com comentários negativos e que podem contribuir para a perda de credibilidade da loja online. Tudo isso, causa prejuízos incontáveis para o seu e-commerce. Por isso, investir em um checkout otimizado e atualizado como meio de pagamento é essencial para sua empresa.

 

Como escolher o checkout de pagamento certo para sua empresa

Assim como todas as decisões estratégicas que uma empresa deve tomar, os números também devem ser consultados, sendo a base feita através de uma análise aprofundada do público, comportamento de compra e perfil dos clientes, servindo como guias para ajudar a definir o melhor checkout de pagamento seguro para a sua loja online. 

Para fazer essa escolha,é necessário analisar pontos como:

 

1. Conheça o público da sua loja

Saiba para quem sua empresa vende e o que os seus consumidores procuram. É um checkout transparente com menos etapas? Uma sugestão de compra na etapa de finalização? Quais métodos de pagamento seu cliente costuma utilizar? Se ele prefere parcelamento? O ideal é ter as respostas para todas essas perguntas. Tudo isso conta na hora da escolha do checkout de pagamento seguro da sua loja online.

 

2. Avalie qual opção permite mais meios de pagamento

É importante escolher um checkout de pagamento que ofereça diversos meios de pagamento em seu sistema. Isso garantirá que um caso igual ao que foi comentado mais cedo não aconteça, em que, no momento final, o método escolhido não era aceito. Ofereça diversas opções para atender às necessidades do seu público, como cartões de crédito, débito, boletos, Pix e código QR, e certifique-se da integração. 

 

3. Avalie as taxas e custos

Avaliar taxas e custos é importante para a lucratividade da sua empresa. Afinal, escolher o melhor checkout de pagamento não significa escolher o mais caro, mas sim, o que oferece o melhor custo-benefício aliando segurança, transparência, objetividade e também baixo custo de operação. 

 

4. Busque opções com processos mais seguros

Ao avaliar o melhor checkout de pagamento, é importante levar em consideração aqueles que oferecem processos de segurança garantidos, com sistemas antifraude robustos. Uma boa forma de analisar isso é entender quais possuem mais credibilidade e presença de mercado, além de certificações de segurança renomadas.

 

5. Escolha parceiros com opções otimizadas para compras no celular

Ao escolher um checkout de pagamento, seja o tradicional ou o checkout transparente, é fundamental que ele também se adeque a uma compra feita pelo celular - impulsionando a experiência mobile, para que a página de checkout se adapte ao formato e não fique confusa para o cliente.

 

6. Escolha uma opção compatível com a sua loja

É importante analisar qual plataforma sua empresa utiliza na hora de escolher o checkout mais adequado, isso influenciará na compatibilidade e integração dos sistemas. Opte por um sistema de pagamento checkout que tenha compatibilidade com diversas plataformas de lojas online.

 

🤩Dica extra!

Um processo de checkout de pagamento precisa ter a menor quantidade de etapas possível, ou seja, ele precisa ser direto e não tirar a vontade e o desejo da compra do cliente. Se o cliente colocar na balança o desejo da compra e tudo o que ele terá que preencher para comprar, é possível que ele desista da compra. 

Por isso, na hora da estruturação do processo de checkout, é importante ter esse ponto em mente. O checkout perfeito é aquele que oferece uma experiência de compra segura, rápida e agradável para seus clientes. 



Tudo pronto para sua empresa vender mais e melhor?

Agora que ficou claro sobre o checkout de pagamento seguro para sua loja online, é hora de colocar em prática tudo isso. Outra importante etapa que é essencial também pode ficar de olho é o processo de compra dos clientes. Dessa forma, é possível oferecer uma experiência mais interessante e que contribua diretamente para novas compras.

Realizando análises constantes e pesquisas, também é possível aprimorar o processo de checkout de pagamento, oferecendo soluções inovadoras e garantindo sempre a possibilidade de um sistema de pagamento com muita segurança e agilidade para todos os clientes. 

Com o checkout ideal e a mentalidade de inovação constante, sua empresa estará pronta para alcançar novos patamares de sucesso!

 


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