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6 tendências do mercado digital para seu e-commerce decolar neste ano

6 min de leitura Atualizado em 30/04/2024
Mercado Pago: imagem de uma pessoa segurando uma xícara de café enquanto administra sua empresa aplicando estratégias do mercado digital por meio de um notebook colocado sobre uma mesa de trabalho. Nesta mesa também é possível visualizar documentos e blocos de anotação.

O mercado digital é hoje um dos que mais se expandem. Um reflexo disso é o fato de que 85% dos consumidores compram online pelo menos uma vez por mês. Além disso, 3 em cada 10 consumidores realizam compras ao menos uma vez na semana, e 58% dos consumidores compram no e-commerce por considerarem que os preços são mais baixos do que em lojas físicas. Esses números mostram que é fundamental acompanhar as tendências de 2024 do mercado digital e investir no comércio online.

Mas, para investir de forma assertiva e fugir do padrão, é essencial ter mais dinamismo, buscar opções que fujam do básico e atraiam o consumidor, para assim, se sobressair frente aos concorrentes.

 

Por que conhecer as novas tendências do mercado digital do e-commerce?

Como o mercado digital é muito dinâmico, conhecer as tendências que ele oferece constantemente é essencial, isso porque elas mudam a todo momento e perder essas oportunidades, significa também ficar para trás em pouco tempo. Além disso, o comportamento de compra do consumidor muda com a mesma velocidade e, se ontem ele queria uma opção de frete grátis, hoje ele prefere um cashback e amanhã uma possibilidade de pagar em mais parcelas.

Com as novas tecnologias surgindo essa mudança é maior ainda, afinal, a facilidade e variedade aumentam, sem contar a curiosidade em conhecer uma ferramenta nova. Adotar as tendências 2024 (você pode sempre buscar na internet e ficar atento às novidades) no seu comércio online é fundamental para acompanhar esse ritmo e manter a relevância competitiva, mas é preciso atenção para aplicá-las por aí, já que a internet pode ser um universo desafiador. 

Trazendo as tendências 2024 para a realidade da empresa é possível atender melhor e satisfazer o cliente, para isso, é importante criar estratégias voltadas para a experiência de compra personalizada, integração dos canais de venda da sua empresa, tempo de entrega reduzido, variedade na forma de pagamento e outras estratégias que farão a diferença.

 

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6 tendências do mercado digital para 2024

Algumas das principais tendências 2024 não são superficiais, ou seja, elas são extremamente importantes e podem ajudar sua empresa, não apenas em vendas, mas também em organização, controle e cultura organizacional. Por meio delas, expandir o relacionamento com o cliente fica mais fácil, elevando o nível de fidelização e retenção.

Conheça essas tendências:

 

1. Omnicanalidade

A omnicanalidade faz com que a sua empresa tenha uma concentração de todos os canais utilizados para vendas, ou seja, independentemente do seu cliente comprar de maneira virtual ou física, ele não sentirá essa diferença, devido à integração entre todos os canais. Imagine que seu cliente inicie uma compra online e finalize na loja física, sem filas ou frustrações.

Ou receba um atendimento impecável que se inicia no chat online e termine por telefone, com todas as suas informações e histórico de compras disponíveis para o consultor. A omnicanalidade torna tudo isso possível.

2. Experiência de compra personalizada

A jornada de compra é um dos passos mais importantes para a venda, oferecer uma experiência personalizada pode ser fundamental, com uma página checkout limpa e dinâmica e que não permita dúvidas, oferecendo o necessário para ele efetivar a compra. Imagine uma empresa que oferece uma experiência de compra personalizada impecável.

Ao navegar no site, o cliente é recebido por uma página inicial com sugestões de produtos baseados em seu histórico de compras e pesquisas. Ao encontrar o produto desejado, o cliente é direcionado para uma página de produto completa, com fotos em alta resolução, descrições detalhadas, avaliações de outros clientes e até mesmo vídeos demonstrativos.

3. Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial também veio à tona nos últimos tempos. No seu e-commerce é possível utilizar esta ferramenta para sugerir produtos personalizados aos clientes através da análise de dados que a IA faz. Por exemplo, VWO Engage é uma ferramenta robusta que utiliza IA para analisar o comportamento do cliente e recomendar produtos relevantes em tempo real.

4. Prazos de entrega menores

Manter contato com diversos fornecedores e também empresas de logística é essencial para garantir que a encomenda do cliente chegue rápido, isso porque como a agilidade é um padrão exigido por muitos, o risco de frustração e até cancelamento cresce quando o pedido demora a chegar.

Por exemplo, diversificar o leque de fornecedores garante maior flexibilidade, permitindo negociar prazos de entrega competitivos e evitar rupturas de estoque. A otimização de processos internos, com ferramentas de gestão de estoque e sistemas eficientes de picking e packing, contribui para agilizar o envio dos pedidos.

5. Sustentabilidade e responsabilidade social

Focar em pautas sociais e de sustentabilidade também são diferenciais, mostrar que a sua empresa se importa com isso é uma tendência que traz bons resultados. Com isso, diminuir gases poluentes com veículos elétricos, usar embalagens biodegradáveis e outras atitudes podem elevar a reputação de sua empresa no mercado.

6. Autoatendimento

Nada pior que precisar resolver algo e não conseguir ser atendido, por isso, com o autoatendimento, o seu comércio online consegue oferecer uma resolução rápida de problemas e também de dúvidas para questões menos complexas. Hoje em dia existem várias plataformas como Zendesk e Freshdesk que podem aumentar a satisfação do cliente e melhorar a experiência de compra. 

 

Estratégias para aproveitar as tendências 2024 em seu e-commerce

Com algumas das principais tendências 2024 “em mãos”, é importante saber estratégias para aproveitar cada uma delas. Dessa forma, impulsionar o e-commerce da sua empresa fica ainda mais fácil.

 

  • Integração total dos canais de venda: a integração dos canais de venda é fundamental, até mesmo o famoso “compre no site e retire na loja” entra nessa conta. 
    Para alcançar essa integração total, é preciso investir em uma plataforma robusta que suporte a gestão de todos os canais de venda de forma unificada. Isso inclui a gestão de estoque, pedidos, pagamentos, logística e marketing. Fazer com que todos os canais tenham o mesmo tipo de atendimento, métodos de pagamento e de entrega é essencial.

  • Conteúdos e ofertas personalizadas: é importante utilizar da inteligência artificial para sugerir conteúdos, produtos e benefícios personalizados de acordo com os dados de cada cliente. Através da IA, você pode oferecer artigos, vídeos e outros conteúdos relevantes para cada segmento de público, aumentando o engajamento e a fidelização dos seus clientes.

  • Chatbots inteligentes: os chatbots antigos e ultrapassados precisam ser deixados de lado, e o do seu e-commerce precisa contar com uma boa inteligência artificial para resolver problemas e conversar de fato com o cliente, solucionando suas dores e não trazendo ainda mais estresse. 
    O Dialogflow e o ManyChat são alguns exemplos achados na internet. Para solicitar um chatbot, é preciso definir seus objetivos, seu público-alvo, escolher a plataforma certa, testar e monitorar o chatbot.

  • Integração com plataformas de entrega: utilizar plataformas de entrega integradas ao seu e-commerce é fundamental para conseguir já mostrar o prazo de entrega e valor do frete no momento da compra.

  • Doações para causas sociais: assim como o cuidado com as pautas ambientais, fazer doações de produtos, valores e serviços para causas sociais é muito bem-visto e esperado pelos consumidores.

  • Portal de autoatendimento: ter um portal de autoatendimento é oferecer uma experiência melhor ao cliente, que pode escolher a melhor maneira para entrar em contato com a sua empresa em apenas um local.

  • Monitore os resultados: além de utilizar todas as estratégias, é importante monitorar cada uma delas e entender quais estão se saindo melhor e quais precisam de melhorias e aperfeiçoamentos para ter melhores resultados. Por exemplo, é possível acompanhar taxas de cliques, taxa de conversão, custo por aquisição, taxa de retenção de cliente, entre outras. 

 

Inove e impulsione seu e-commerce no mercado digital!

Aproveitar as tendências 2024 no comércio online da sua empresa é fundamental para expandir vendas e estreitar laços de relacionamento com os clientes, fazendo com que a empresa tenha mais organização.

Isso quer dizer que, cada uma das tendências, quando utilizadas estrategicamente, podem, além de aumentar suas vendas, fazer com que o seu e-commerce se torne sinônimo de sucesso, caindo nas graças dos consumidores e tendo cada vez mais engajamento.

 


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