Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

7 dicas para uma precificação inteligente no e-commerce

Mulher de camisa jeans no notebook acessando página do Mercado Pago para saber sobre precificação inteligente.

A precificação é a parte estratégica mais importante para a empresa, pois ela garante a competitividade, a satisfação dos clientes, saúde financeira e também a maximização dos lucros.

Quando o preço é baixo demais, a margem do lucro fica comprometida e você pode até mesmo ficar no vermelho. Por outro lado, se os preços forem muito altos, isso acaba afastando clientes e dificultando as vendas. Dessa forma, é preciso encontrar o ponto ideal na balança. 

 

O que é precificação? 

Precificar nada mais é que estabelecer o preço adequado para seus produtos e serviços. Isso é importante para evitar prejuízos, aumentar suas vendas pelo checkout e manter seu e-commerce atrativo

Muitas empresas falham por conta de erros que poderiam ter sido evitados, como precificação inadequada. Prova disso é que 7% das empresas fecham por não obterem lucro real e 20% por falta de capital, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Fixar preços corretos ajuda a atrair e reter clientes, além de maximizar seus lucros de modo a ter uma gestão saudável, que permita a evolução contínua do negócio. 

 

Como saber se minha precificação está correta? 

Existem alguns alertas que ajudam o empresário a identificar se os preços estão inadequados para o seu mercado. Caso você identifique esses problemas, será preciso refazer a precificação para que o seu fluxo de caixa não seja comprometido. Entre os pontos para ficar de olho estão: 

 

  • Clientes comprando menos
    Queda nas vendas é sempre um sinal ruim. Caso não haja algum problema técnico no site, sazonalidade específica ou outra causa aparente, acenda o alerta! É bem possível que seus preços sejam muito elevados ou não estejam alinhados ao valor percebido pelo consumidor.
  • Diferença muito grande entre os seus preços e os de mercado
    Também é importante partir para a boa e velha pesquisa de concorrência. Analise preços e condições de concorrentes do seu setor para garantir que os valores dos produtos e serviços estejam acompanhando seu posicionamento. 
  • Reproduz preços da concorrência
    É importante ficar de olho no concorrente, mas existem outros fatores que precisam entrar na conta. Tentar competir por preço é apenas uma das estratégias, afinal, existem outras maneiras de criar diferencial. Por isso, leve em conta seus custos e o valor agregado ao estabelecer preços. 
  • Receitas são insatisfatórias
    Se mesmo com boas vendas, não sobra dinheiro no fim do mês, essa pode ser uma evidência de preços inadequados. Possivelmente, eles estão muito baixos e com margens de lucro insuficientes.

 

Como fazer uma precificação de produto eficiente

Para fazer uma precificação de produto eficiente, o empresário deve considerar os seguintes elementos:

 

1. Custos

Aqui entram todos os custos envolvidos na produção ou aquisição do produto ou na prestação de um serviço, incluindo matérias-primas, mão de obra, despesas gerais, entre outros.

Item Valor
Matérias-primas R$ 1.200
Mão de obra R$ 400
Despesas gerais R$ 300
Total de custos R$ 1.900

 

2. Despesas

Neste cálculo estão as despesas fixas (aquelas que não variam com o volume de produção ou vendas, como aluguel, internet e salários) e variáveis (que variam com o volume de produção ou vendas, como materiais, comissões,  impostos e frete).

 

Tipo Item Valor
Despesas fixas Aluguel R$ 1.000
Despesas fixas Salários R$ 2.000
Despesas fixas Internet R$ 300
Despesas variáveis Materiais R$ 500
Despesas variáveis Comissões R$ 200
Despesas variáveis Impostos R$ 400
Despesas variáveis Frete R$ 100

 

3. Margem de contribuição

Trata-se do valor restante após deduzir as despesas variáveis dos custos. Em outras palavras, esse montante serve para determinar o valor mínimo que sua empresa deve vender para cobrir suas despesas fixas.

Exemplo de cálculo da margem de contribuição usando a fórmula:

Margem de Contribuição = Valor das vendas – (Custos + despesas variáveis)

  • Calcular o valor das vendas: por exemplo, se as vendas somam R$ 30.000;
  • Calcular os custos: por exemplo, se os custos equivalem a RR$ 10.000;
  • Calcular as despesas variáveis: por exemplo, se as despesas variáveis correspondem a RR$ 4.500;

O cálculo fica então:

Margem de contribuição: R$ 30.000 - (R$ 10.000 + R$ 4.500) = R$ 15.500

 

4. Precificando com Markup

É o valor adicionado aos custos para cobrir despesas e obter lucro. É possível calcular o preço de venda adicionando o markup aos custos.

Para calcular o markup, basta dividir a margem de contribuição pelo valor das vendas e multiplicar o resultado por 100. A fórmula é a seguinte:

Markup = (Margem de Contribuição / Valor das Vendas) x 100

 

Exemplo:

Digamos que uma empresa vendeu um produto por R$100, tendo um custo de produção de R$70 e despesas variáveis de R$10.

Margem de Contribuição = R$100 - (R$70 + R$10) = R$20

Markup = (R$20 / R$100) x 100 = 20%

 

Produto Preço de venda Preço de custo Markup (%) Markup (R$)
Produto Y R$ 100,00 R$ 75,00 33,33% 25,00
Produto W R$ 200,00 R$ 150,00 25% 50,00
Produto Z R$ 300,00 R$ 200,00 50% 100,00

 

Onde:

  • Preço de Venda: preço pelo qual o produto será vendido.
  • Preço de Custo: preço pelo qual o produto foi adquirido ou produzido.
  • Markup (%): porcentagem de lucro sobre o preço de custo. Markup = (Preço de Venda - Preço de Custo) / Preço de Custo * 100.
  • Markup (R$): Valor de lucro sobre o preço de custo. Markup = Preço de Venda - Preço de Custo.

 

5. Ponto de Equilíbrio Operacional

Esse número representa o quanto é necessário vender para poder cobrir todas as despesas e não ter prejuízo, ou seja, chegar ao famoso zero a zero. Esse valor pode ser expresso pela seguinte fórmula:

Ponto de Equilíbrio Operacional = Custos Totais / Margem Média (%)

 

Item Valor
Custos totais R$ 20.000
Margem média (%) 50%

 

Nesse caso, seu e-commerce precisaria vender R$40.000 para atingir o ponto de equilíbrio. Sendo assim, tudo que você vender a partir de então representa lucro para o seu negócio.

 

6. Como calcular o lucro

Para isso, é só subtrair os custos totais das receitas. É importante levar em consideração as despesas fixas e variáveis para determinar o lucro real e não operar com números errados. 

Para calcular o lucro, basta subtrair o custo do preço de venda, conforme o exemplo a seguir:

Produto Preço de venda Custos Lucro
Produto 1 R$ 100,00 R$ 70,00 R$ 30
Produto 2 R$ 50,00 R$ 40,00 R$ 10

 

Lucro = Preço de Venda - Custo

No exemplo acima, o lucro para o Produto 1 é de R$30 (100 - 70) e o lucro para o Produto 2 é de R$10 (50 - 40).

 

7. Custo por absorção

Esse cálculo agrega todos os custos da produção, incluindo as despesas fixas, para determinar o custo real de produção de um item. 

Para calculá-lo, usamos a fórmula:

Custo por Absorção = (Custo Direto + Custos Indiretos) / Unidades produzidas

 

Produto Custo direto Custos indiretos Custo total
Produto A R$ 100,00 R$ 200,00 R$ 300
Produto B R$ 50,00 R$ 150,00 R$ 200

 

Por exemplo, se a empresa produziu 1000 unidades do Produto A, o custo por absorção é de R$0,30 por unidade.

Custo por Absorção = (R$100 + R$200) / 1000 = R$0,30 por unidade 

É importante também revisar de tempos em tempos sua precificação para garantir que ela reflita as condições do mercado e que assegure a saúde financeira do seu e-commerce.

 

Precificação inteligente: seu lucro está aqui

Estabelecer uma precificação de forma correta traz benefícios para a gestão, como:

  • Aumentar a lucratividade da sua empresa;
  • Obter crescimento nas vendas;
  • Manter a liderança com produtos de qualidade;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades do mercado;
  • Otimizar a gestão de custos do seu negócio;
  • Atração de novos clientes;
  • Fidelização de consumidores; 
  • Alinhamento com as estratégias de crescimento da empresa.

👉 Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

 

A importância de um bom checkout em seu e-commerce

Sem dúvidas, além de preços adequados, um e-commerce de sucesso precisa contar com um sistema de checkout seguro e completo como o que o Mercado Pago oferece.

Esse tipo de ferramenta favorece a gestão financeira da sua empresa, afinal, além de converter boas vendas, a tecnologia proporciona um dashboard completo para o empresário acompanhar todas as informações e relatórios de vendas. Tudo isso, de forma automatizada e precisa, ajudando muito na hora de traçar uma estratégia de precificação. 

Um checkout bem construído é a garantia de segurança e facilidade de compras para os clientes, sendo decisivo para diminuir abandonos de carrinho, aumento do lucro, das taxas de conversão e, é claro, dos resultados da sua loja online.

 


💡 Leia também:

Checkout Mercado Pago: a solução ideal para receber pagamentos online

Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo

Checkout de pagamento: mais vantagens para seu e-commerce

Como criar um bom processo de pagamento no e-commerce

7 tendências 2023 para inovar seu e-commerce

 

New call-to-action

 

Otimize a experiência de pagamento online com o Checkout Mercado Pago!

Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados