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7 tendências 2023 para inovar seu e-commerce

7 min de leitura Atualizado em 28/02/2024
Mercado Pago: pessoa procurando sobre tendência 2023 para seu e-commerce em seu notebook

Ter um e-commerce de sucesso vai muito além de oferecer bons produtos e serviços. É claro que isso faz parte da equação, mas também é preciso estar atento às principais tendências do mercado para garantir mais vendas, mais clientes e uma empresa ainda maior.

É essencial analisar as estratégias que deram certo em 2022 e somá-las às novas tendências inovadoras que prometem chamar a atenção em 2023.

 

 

Por que acompanhar as tendências 2023 para e-commerce?

Desde a pandemia da COVID-19, o e-commerce tem apresentado um crescimento ainda mais acelerado. Segundo dados da SmartHint, o faturamento do comércio on-line aumentou em 785% nos primeiros cinco meses de 2022, na comparação com o período pré-pandemia.

Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa é que o e-commerce brasileiro tenha um crescimento de 18% até 2025. 

A inovação de processos, estratégias e tecnologias pode te ajudar a acompanhar essas estatísticas e se destacar entre os concorrentes. Além disso, essa inovação te auxilia a alcançar seus objetivos profissionais e identificar oportunidades, explorando novas ideias e contribuindo para o crescimento da sua empresa

 

Tendências 2022: relembre e planeje-se

A primeira forma de investir no seu e-commerce para o ano que está chegando é mantendo as táticas utilizadas em 2022 que deram certo e atraíram mais compradores.

Algumas das tendências deste ano no e-commerce que valem a pena continuar considerando são:

  • Vendas por marketplaces
    Os sites que concentram diversos e-commerces são vantajosos tanto para os consumidores – que encontram tudo que procuram em um só lugar –, quanto para os empresários – que têm um alcance maior e mais economia.
  • Agilidade nas entregas
    Ninguém quer esperar muitos dias por suas compras, por isso investir em entregas ágeis é essencial para continuar vendendo bem.
  • Novas formas de pagamento:
    Código QR
    , Pix, link de pagamento e bons sistemas de checkout de pagamento – tudo isso precisa fazer parte da experiência de compra, além dos métodos de pagamento mais habituais, como cartão de crédito e boleto bancário.
  • Novas formas de atendimento
    O contato pelas redes sociais e pelo WhatsApp cresceu muito por conta da pandemia e promete continuar sendo tendência pelos próximos anos.
  • Estratégias Omnichannel
    A integração do físico com o virtual em um mesmo processo de compra também chamou a atenção dos consumidores.
  • Preocupação com segurança
    Proteger os dados dos consumidores é essencial para evitar o compartilhamento indevido de informações e fraudes nas compras. Por isso, vale conhecer mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sistemas antifraude.

 

7 tendências para 2023 para inovar e-commerces

Para manter um crescimento saudável e contínuo no seu e-commerce, além de continuar investindo no que deu certo em 2022, é preciso inovar. Para 2023, algumas tendências são:

 

1. Implantar a estratégia Omnichannel

A estratégia Omnichannel pode se tornar uma prioridade para seu e-commerce no próximo ano, incluindo mais dispositivos e maneiras de adquirir produtos e serviços, além de impactar todo o processo de compra: do marketing para atrair o consumidor ao pagamento e pós-venda.

2. Adaptar o e-commerce para a visão do celular

De acordo com a Statista, os dispositivos móveis são responsáveis por 71% dos acessos ao varejo digital e geram 61% dos pedidos de compra. Por isso, é essencial que seu e-commerce ofereça uma experiência cada vez melhor em smartphones e tablets, inclusive na hora do pagamento, que deve ser simples, com poucas etapas e segura.

3. Oferecer uma experiência de compra personalizada 

Além de inovação, o consumidor também está em busca de personalização – isso pode estar em diversas etapas do processo de compra, como na busca por produtos, nas recomendações e no contato.

4. Oferecer opções de compra sustentáveis

De acordo com a GfK (especialista em crescimento digital), 52% dos consumidores disseram valorizar mais a sustentabilidade depois da pandemia. Por isso, é preciso considerar esse valor no seu e-commerce, oferecendo produtos e serviços que não agridam o meio ambiente e investindo em e-commerce reverso (trocas de produtos usados por novos), refis e outras estratégias.

5. Formas de pagamento mais flexíveis

O consumidor digital espera poder pagar de forma flexível e facilitada por suas compras on-line. Ofereça métodos de pagamento variados, como cartão de crédito, boleto bancário – à vista e parcelado –, Pix e, até mesmo, criptomoedas, entre muitos outros. Parcelamentos com baixos juros e descontos à vista também são bem-vindos.

6. Investir nas redes sociais para conquistar mais clientes

As redes sociais continuam no topo das maiores tendências. Invista em uma boa comunicação nessas plataformas, incluindo nelas o Instagram e o TikTok, por exemplo, que têm se mostrado grandes centros de interação.

7. Compras interativas

As compras interativas envolvem outra estratégia que tem chamado a atenção: o live commerce, que utiliza as redes sociais para oferecer produtos e compras ao vivo. Na China, essa tendência já é comum e gerou uma receita de US$ 300 bilhões só em 2021.

 

👉 Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

Adote as tendências 2023 em seu e-commerce e aumente suas vendas!

Ao comprar online, o consumidor espera uma experiência única. Por isso, estar atento às tendências para o próximo ano é essencial para garantir que seu e-commerce atenda a essa expectativa.

Além disso, há parceiros, como o Mercado Pago, que te ajuda a colocar toda essa inovação em prática, com soluções para criar lojas online gratuitas, sistemas de entrega otimizados, anúncios e opções de pagamentos facilitados e dinâmicos. Além disso, ele também é seu parceiro em finanças, garantindo menos taxas e burocracias, além de conta PJ grátis e opções de crédito.

 


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