Como funcionam as vendas com código QR?

Cobrar através do código QR é uma das formas mais práticas atualmente, além de ser uma alternativa em tempos de distanciamento social. Nos últimos anos, ele não para de ganhar popularidade. Segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, cerca de 48% dos brasileiros com smartphone e internet realizaram uma transação financeira com a tecnologia somente em 2020.
Se você está sempre buscando oferecer as melhores soluções para os seus clientes, o código QR pode ser um grande aliado. Além de melhorar a experiência de compra, ele também traz vantagens competitivas para sua empresa.
O que é e para que serve o código QR?
QR é uma sigla para “quick response” ou, em português, “resposta rápida”. Esse código de barras bidimensional pode ser lido por qualquer dispositivo móvel por câmera, que vai usar a internet para acessar as informações desejadas.
Depois dessa leitura rápida, esse código permite que os usuários visitem sites, consultem diversos tipos de informações e, até mesmo, efetuem pagamentos. Nesse último caso, eles são ágeis e seguros tanto para compras online quanto pagamentos em pontos físicos.
Como funcionam os pagamentos por código QR?
O código QR é gerado diretamente no aplicativo da instituição onde se tem conta, sendo o código QR dinâmico ou código QR estático. O modelo estático pode ser usado em várias transações, contendo as informações bancárias do vendedor. Nesse caso, o cliente insere o valor do produto ou serviço.
Já o modelo dinâmico pode ser usado somente para uma transferência. Ou seja, é gerado um código para cada transação ou pagamento específico. Nele, é possível inserir todas as informações, como o valor e identificação do recebedor.
A implementação do código QR como ferramenta de cobrança além de ser simples, facilita a vida dos consumidores, que precisam apenas de um celular em mãos para concluir a compra de forma rápida e segura.
Quais são as vantagens para sua empresa?
Entre os principais benefícios dos códigos QR estão:
- Praticidade e segurança: os pagamentos são mais seguros e rápidos, já que o consumidor só precisa do celular para fazer a leitura do código QR e pronto. Outra vantagem é que não há necessidade de informar nenhum dado pessoal na transação.
- Atrair mais clientes: qualquer modelo de smartphone atualizado consegue ler o código de forma prática e rápida. No e-commerce, isso significa vender para clientes sem cartão de crédito. No ponto físico, uma alternativa para compradores que estão sem outro método de pagamento em mãos, por exemplo.
- Oferecer uma experiência diferenciada: um diferencial para atrair mais clientes interessados em experiências de compra práticas, rápidas e seguras. Eles só precisam do celular em mãos e têm total controle da operação, sem a necessidade de fornecer nenhum dado pessoal.
Existe Pix com código QR?
Sim! Desde maio de 2021, as pessoas jurídicas conseguem cobrar com Pix usando o código QR. Isso permite que os códigos QR funcionem de forma semelhante ao boleto bancário, seja para vencimentos imediatos ou em datas futuras.
Esse tipo de cobrança com QR usa códigos dinâmicos - os exclusivos para cada transação. Para usar essa ferramenta, o negócio emite um Pix Cobrança, adicionando as informações necessárias para o pagamento, como valor, data de pagamento, descontos, juros e multa. No caso dos e-commerces, os códigos têm prazo de expiração.
Com esse método, o cliente só precisa escanear o código e confirmar o pagamento. O sistema Pix Cobrança se encarrega de transferir o dinheiro!
👉 Conta PJ: o guia completo para sua empresa
Impulsione suas vendas com o código QR
Oferecer diversas formas de pagamento é indispensável para qualquer empresa que deseja atrair mais clientes, deixar os consumidores satisfeitos e fidelizá-los. Ou seja, se você quer vender mais e melhor, não deixe de contar com os códigos QR.
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Qual é a melhor maquininha de cartão para empresas? Saiba aqui!
| Maio 14, 2025
Escolher os meios de pagamento certos é uma decisão estratégica que pode impactar diretamente o sucesso de uma empresa. Para os lojistas, contar com..

Marketplace ou loja própria: onde vender produtos para dropshipping?
| Maio 13, 2025
Se você deseja expandir sua empresa e, para isso, pretende implementar o modelo de vendas sem estoque, uma das primeiras grandes decisões a tomar é..

Cofrinhos Mercado Pago: turbine a reserva financeira da sua empresa
| Maio 8, 2025
Gerir as finanças de uma empresa não é tarefa simples, e toda ajuda para manter a saúde financeira em dia é bem-vinda, certo?! Pensando nisso, o..