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Compre junto: como aumentar as vendas online com o recurso

Mercado Pago: Homem com camisa branca e calça vermelha e mulher com blusa branca e calça marrom sentados na escada de um escritório com tablet e notebook em mãos estudando a estratégia compre junto para empresa.

Quem tem uma loja online sabe que buscar sempre por novas estratégias, como o “Compre junto” é a melhor maneira de se manter no topo das vendas online, assim como mais conversões e conquista de clientes. 

Mas, o que muitos empresários não sabem é que, o que pode impactar o aumento das vendas é a falta de recursos focados na experiência do cliente. Ou seja, a não preocupação com o atendimento personalizado pode levar a perda de vendas e também diminuição do ticket médio. 

 

Por que adotar uma estratégia de “Compre junto” em sua loja?

O compre junto ou cross selling, é uma estratégia de ofertas de produtos relacionados ao escolhido pelo cliente na fase do carrinho. Isso quer dizer que, se seu cliente estiver comprando um caderno, é possível oferecer em uma estratégia do compre junto um jogo de canetas ou então uma mochila, ou seja, produtos que são complementares ao escolhido inicialmente. Dessa forma, você desperta o interesse do seu cliente, lembrando-o de um produto que ele pode ter necessidade mas que ele não estava considerando a aquisição de imediato, o que pode aumentar suas vendas.

Pense na situação de uma fila de caixa em uma loja física. Antes de chegar no caixa de um supermercado, por exemplo, há sempre duas prateleiras recheadas de doces ou com uma geladeira de bebidas, não é mesmo? É a mesma estratégia, fazendo com que o cliente compre produtos relacionados. 

Essa solução inteligente de oferecer produtos complementares pode melhorar a experiência do cliente, que vê que sua loja é preocupada com o atendimento. Além de aumentar as vendas e também o ticket médio (uma métrica que representa o valor médio gasto por cliente em uma transação). Outra vantagem é que vender mais de um produto para o mesmo cliente torna o processo ainda mais econômico para sua empresa, que economiza em embalagem, logística e atendimento.

Adotar uma estratégia de cross selling também poderá fazer com que o cliente se fidelize com sua loja online, aumente a confiança por ela e traga mais retorno, já que a relação já estará estabelecida.

 

Vantagens de implementar a estratégia de “Compre junto” em sua loja online

Estratégias para aumentar as vendas online da sua loja são sempre bem-vindas, não é mesmo? O recurso de “compre junto” pode reunir diversas vantagens para que as vendas sejam um sucesso e, alguns destes benefícios são:

 

  • Aumento do valor médio do carrinho: oferecendo um produto condizente ao que está no carrinho do cliente, ele pode se interessar por este produto e adicioná-lo a sua compra aumentando a conversão no e-commerce.

  • Experiência do cliente personalizada: quando um cliente é impactado com um produto sugerido relacionado ao que ele escolheu, sua satisfação aumenta, porque ele pode ter esquecido de adicionar ao carrinho anteriormente ou porque se interessou pela qualidade ou oferta do produto. 

  • Estímulo a compras em fase de decisão: estimular o cliente já na fase da decisão da compra faz com que ele não perca tempo em outras páginas, já efetivando a compra do produto relacionado e aumentando o ticket médio do carrinho.

  • Fidelização do cliente: cliente satisfeito e com uma boa experiência na compra é cliente fidelizado, isso faz com que ele volte a comprar na sua loja porque sabe que o atendimento é personalizado.

  • Otimização de processos: com a estratégia de “compre junto” oferecida da maneira correta e na hora certa, a chance da conversão aumenta, já que ele está na fase decisiva da compra e não tende a voltar para trás. Além disso, os custos também são otimizados, porque incentiva clientes a adquirirem produtos complementares simultaneamente. 
    Isso reduz despesas de embalagem, processamento de pedidos e frete, pois múltiplos itens são enviados em uma única transação. Além disso, aumenta o valor do carrinho, beneficiando tanto os clientes quanto a eficiência operacional da empresa.

  • Maior sucesso nas campanhas de marketing: através do recurso de “compre junto”, sua loja online consegue ter mais conversão nas campanhas de marketing, já que contará com produtos relacionados ao gosto do cliente.

  • Maior presença de mercado: aumentar as vendas da sua loja faz com que ela tenha maior presença de mercado, com inteligência e otimização, essenciais para sair na frente dos concorrentes.

  • Mais registros para coleta e análise de dados: é possível entender minuciosamente sobre os gostos dos clientes, analisando o que eles de fato acham interessante comprar junto e os itens que descartam.

 

Combinação perfeita: como aplicar o “Compre junto” em sua loja online

A ideia do compre junto é perfeita, porém, aplicá-la da maneira correta é essencial para que o tiro não saia pela culatra, ou seja, sua loja online precisa construir uma estratégia consistente para que as sugestões sejam feitas da forma e na hora certa.

Para isso, é importante analisar alguns aspectos:

 

1. Conheça seu público

Conhecer seu público é um passo fundamental na hora de aplicar o recurso do “compre junto”, afinal, de nada valerá você oferecer um produto que, mesmo relacionado ao que ele está comprando, não faz parte dos seus desejos.

 

2. Ofereça produtos que realmente se complementam

Isso é fundamental para sua empresa não ser apenas mais uma no mercado, ou seja, se o cliente está comprando um capinha de celular, não fará o menor sentido oferecer um copo térmico a ele, mas, uma película do mesmo modelo pode ser interessante.

 

3. Foque em personalização 

A estratégia de “compre junto” pode também oferecer itens que podem ser personalizados em conjunto, um exemplo é: seu cliente está comprando um par de meias e, o produto relacionado oferecido é o mesmo par de meias e também um jogo de peças íntimas. 

 

4. Explore recursos de inteligência artificial

A IA pode ajudar sua loja online a entregar produtos verdadeiramente relacionados aos seus clientes, tudo isso através de análises inteligentes feitas por ela e que podem ser implantadas no seu site.

 

5. Ofereça o produto no momento certo

O produto precisa aparecer no carrinho no momento do fechamento da compra, isso faz com que ele pense rápido e entenda que aquela oportunidade pode não aparecer novamente.

 

6. Treine a equipe para compreender a estratégia

Mostre à sua equipe a estratégia e como ela funciona, isso contribuirá para que a otimização seja ainda melhor e a conversão ainda maior.

 

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Pronto para sua loja converter mais?

Com o compre junto à sua loja online pode potencializar o aumento das vendas, a experiência do cliente e o atendimento, aumentando o ticket médio das compras feitas pelos clientes. 

Com as soluções do Checkout Mercado Pago, por exemplo, é possível fazer tudo isso com simplicidade e segurança, proporcionando mais versatilidade e métodos de pagamentos variados, o que contribui para que as conversões cresçam cada vez mais. Além disso, sua empresa garante dinheiro na hora diretamente na sua conta, a partir de uma pequena taxa. 




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