Como deixar seu e-commerce mais competitivo
![Mercado Pago: Homem segurando mercadorias do seu e-commerce](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/blog/empresas/ecommerce-mais-competitivo.jpg?width=670&name=ecommerce-mais-competitivo.jpg)
6.4. Personalização, ótima experiência de compra, comodidade. Não é novidade que os e-commerces estão em constante crescimento justamente por aspectos como estes que atendem às tendências de mercado e as preferências de consumidores cada vez mais exigentes.
Por isso, para um gestor de empresa, ter uma loja online pode ser uma ótima solução para atrair mais clientes e aumentar as vendas. No entanto, é preciso entender que a competição aumenta cada dia mais e exige foco em estratégias que ajudem sua marca a se diferenciar da concorrência.
💙 Acesso rápido - Como deixar seu e-commerce mais competitivo
🤔 O que torna um e-commerce mais interessante?
8 estratégias para deixar seu e-commerce mais competitivo
👉 Defina a meta de crescimento
👉 Tenha uma estratégia de marketing
👉 Envio de anúncios direcionados
👉 Melhore seu relacionamento com clientes e fornecedores
👉 Qualidade na oferta dos produtos
👉 Invista em Inteligência Artificial (IA)
👉 Use uma plataforma de qualidade para e-commerce
👉 Segurança em pagamentos oferecidos e SSL
💙 Faça seu e-commerce se destacar entre os consumidores!
A popularização do e-commerce
O movimento de aceleração digital das empresas se tornou ainda mais dinâmico no período da pandemia. Não é à toa que o varejo online continua crescendo e batendo recordes nos últimos anos. Aliás, só num comparativo do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período no ano anterior foi registrada uma alta de 12,59%. Em termos de faturamento, o setor teve um boom de 11,02%, segundo dados do índice MCC-ENET, da Neotrust.
Por isso, para que sua empresa aproveite as oportunidades desse mercado, é preciso estar atento às novas tendências e investir na inserção da sua empresa nos canais online – e assim aumentar as vendas, melhorar as conexões com seus clientes e expandir suas expectativas. Com um bom planejamento, é possível sair na frente e se destacar no universo do e-commerce.
O que torna um e-commerce mais interessante?
Não basta ter bons produtos e promoções. O consumidor considera diversos outros fatores, como a segurança no processo de compra, os canais de atendimento, as políticas de troca e devolução, os métodos de pagamento, a facilidade de navegação, entre outros.
De forma geral, o grande destaque quando se fala do e-commerce é a experiência de compra do seu público, fazendo com que ele se sinta confortável ao navegar e fazer compras no seu site.
8 estratégias para deixar seu e-commerce mais competitivo
Construir uma loja virtual de sucesso não se faz do dia para a noite. Planejamento é fundamental, mesmo que seus produtos e serviços sejam iguais aos dos concorrentes. Isso porque o diferencial de uma empresa são seus processos e a experiência fornecida ao cliente.
Sendo assim, precisam conhecer alguns pontos importantes:
1. Defina a meta de crescimento
Uma das grandes vantagens de investir nas vendas online é a riqueza de dados e informações para o ajuste de estratégias. Comece por criar métricas e metas realistas, e acompanhá-las. Assim, é possível corrigir a rota e desenvolver ações que contribuam com os objetivos da sua empresa.
2. Tenha uma estratégia de marketing
Aumentar o tráfego e o número de clientes é um desafio de praticamente todo e-commerce. Por isso, seu planejamento de marketing digital deve trabalhar para atrair usuários qualificados, que se identificam com seus produtos e serviços.
3. Envio de anúncios direcionados
Uma das principais técnicas de publicidade online diz respeito ao retargeting, que é o uso de mídia paga direcionada aos clientes que já visitaram seu site. Assim, é possível impactá-los com os produtos certos e reverter abandonos de carrinho de forma personalizada e assertiva.
4. Melhore seu relacionamento com clientes e fornecedores
Não existe e-commerce sem consumidores e sem produtos, certo? Pode parecer óbvio, mas construir uma boa relação com seus fornecedores pode evitar dores de cabeça, criar vantagens estratégicas e garantir boas negociações. Por outro lado, também é imprescindível caprichar na fidelização e retenção dos clientes. Manter consumidores satisfeitos é mais rentável para sua empresa, além de ajudar a atrair novos compradores.
O Mercado Pago, por exemplo, torna-se um parceiro que oferece menos burocracias e taxas e mais rapidez e oportunidades para as empresas, por ser um fornecedor com soluções completas, como o checkout de pagamento. Em um único fornecedor é possível anunciar seus produtos em uma plataforma, criar uma loja virtual, realizar entregas em tempo real e ainda contar com uma ferramenta de anúncios dinâmica. Todas essas soluções resultam em empresas consolidadas e ecossistêmicas, além de aumentar significativamente as vendas.
5. Qualidade na oferta dos produtos
Boas fotos e descrições são essenciais para o desempenho das vendas. Como os clientes não têm contato direto com o produto, as decisões de compras dependem totalmente de uma boa exibição. Procure utilizar imagens com qualidade que valorizem os itens à venda, além de oferecer descrições detalhadas que orientem os compradores.
6. Invista em Inteligência Artificial (IA)
Estratégias que envolvem IA estão cada vez mais presentes e populares, do e-learning às finanças. No comércio eletrônico e nas redes sociais, essa tecnologia pode ajudar nas vendas, funcionando como uma espécie de provador virtual, por exemplo.
7. Use uma plataforma de qualidade para e-commerce
Um dos pontos mais cruciais para o desenvolvimento e evolução de uma loja virtual é a plataforma utilizada. Ela precisa ser funcional, garantir segurança e ainda proporcionar uma boa experiência. Por isso essa escolha precisa ser feita com todo critério e atenção.
8. Segurança em pagamentos oferecidos e SSL
Quando se fala de dinheiro e informações dos clientes, segurança digital nunca é demais. Um e-commerce precisa garantir que os dados bancários do seu público e da sua empresa estejam protegidos. Nesse sentido, o Certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um dos protocolos de segurança mais requisitados, mas existem outras formas de reforçar sua estrutura.
👉Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Faça seu e-commerce se destacar entre os consumidores!
O comércio eletrônico é um setor com enorme potencial de sucesso. Mas para obter bons resultados é preciso investir em estratégias que ajudem a tornar sua empresa uma referência.
A competitividade no ramo é saudável e oferece oportunidades de melhorias para quem faz bons investimentos. Por isso, um dos principais cuidados nesse sentido é contar com ferramentas seguras e eficientes que ajudem a alavancar sua operação, como as soluções do Mercado Pago, que melhoram a experiência de compra dos seus clientes e sua organização financeira.
💡 Leia também:
O que é uma experiência de compra online ruim como melhorar?
Cashback no e-commerce: o que é e como funciona?
Esquemas de fraude comuns no e-commerce e como evitá-los
Saiba como calcular o frete e aumentar suas vendas
6 dicas para otimizar o funil de vendas na sua empresa
Escrito por:
![assinatura_equipe](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/email/assinatura_equipe.png?width=300&height=49&name=assinatura_equipe.png)
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
![Mercado Pago: imagem de uma empresária sentada em uma cadeira de seu escritório. Em sua frente é possível ver um notebook aberto enquanto ela usa uma calculadora para avaliar qual opção de crédito para empresas pode ser mais interessante para seus projetos. Em cima da mesa há também alguns papéis e, ao fundo da imagem, há uma estante com materiais de escritório e uma luminária.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Credito-para-empresas-opcoes-tradicionais-Mercado-Pago.jpg)
Crédito para empresas: como buscar opções além do crédito tradicional
| Julho 22, 2024
Existem alguns fatores que uma empresa adquire com o tempo que possuem um valor imensurável. O seu capital humano, por exemplo, é um desses fatores,..
![Mercado Pago: imagem de duas mãos segurando um celular. Pela tela do celular é possível ver a imagem de uma cozinha para uma produção de fotografia de arquitetura. Na imagem da tela do celular há também uma mesa com duas cadeiras.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Fotografia-de-arquitetura-Mercado-Pago.jpg)
Inove o serviço de fotografia de arquitetura com pagamento recorrente
| Julho 18, 2024
A fotografia de arquitetura é um serviço criativo fundamental para arquitetos e designers de interiores. Por meio dela, é possível transmitir o..
![Mercado Pago: Cinco colaboradores, dois homens e três mulheres, sentados em sala de reunião discutindo sobre como tornar o CNPJ da empresa regular. O primeiro homem usa óculos, está vestindo uma blusa branca e calça marrom claro e segura um tablet. A mulher ao seu lado veste um vestido azul escuro e está ao lado de uma mulher de óculos e vestindo uma camisa listrada de preto e branco e utilizando um notebook. Ao seu lado, há um homem utilizando óculos e vestindo uma camisa preta, segurando um papel. Por último, há uma mulher utilizando uma blusa amarela.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/CNPJ-da-empresa-Mercado-Pago.jpg)
CNPJ da empresa inadimplente? Entenda o que fazer para regularizar
| Julho 16, 2024
Saber administrar a parte financeira da sua empresa é um dos pilares mais importantes para a manter saudável, independente do seu porte ou nicho de..