Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como deixar seu e-commerce mais competitivo

7 min de leitura Atualizado em 01/12/2023
Mercado Pago: Homem segurando mercadorias do seu e-commerce

6.4. Personalização, ótima experiência de compra, comodidade. Não é novidade que os e-commerces estão em constante crescimento justamente por aspectos como estes que atendem às tendências de mercado e as preferências de consumidores cada vez mais exigentes. 

Por isso, para um gestor de empresa, ter uma loja online pode ser uma ótima solução para atrair mais clientes e aumentar as vendas. No entanto, é preciso entender que a competição aumenta cada dia mais e exige foco em estratégias que ajudem sua marca a se diferenciar da concorrência. 

 

A popularização do e-commerce

O movimento de aceleração digital das empresas se tornou ainda mais dinâmico no período da pandemia. Não é à toa que o varejo online continua crescendo e batendo recordes nos últimos anos. Aliás, só num comparativo do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período no ano anterior foi registrada uma alta de 12,59%. Em termos de faturamento, o setor teve um boom de 11,02%, segundo dados do índice MCC-ENET, da Neotrust

Por isso, para que sua empresa aproveite as oportunidades desse mercado, é preciso estar atento às novas tendências e investir na inserção da sua empresa nos canais online – e assim aumentar as vendas, melhorar as conexões com seus clientes e expandir suas expectativas. Com um bom planejamento, é possível sair na frente e se destacar no universo do e-commerce.  

 

O que torna um e-commerce mais interessante?

Não basta ter bons produtos e promoções. O consumidor considera diversos outros fatores, como a segurança no processo de compra, os canais de atendimento, as políticas de troca e devolução, os métodos de pagamento, a facilidade de navegação, entre outros.

De forma geral, o grande destaque quando se fala do e-commerce é a experiência de compra do seu público, fazendo com que ele se sinta confortável ao navegar e fazer compras no seu site. 

 

8 estratégias para deixar seu e-commerce mais competitivo

Construir uma loja virtual de sucesso não se faz do dia para a noite. Planejamento é fundamental, mesmo que seus produtos e serviços sejam iguais aos dos concorrentes. Isso porque o diferencial de uma empresa são seus processos e a experiência fornecida ao cliente. 

Sendo assim, precisam conhecer alguns pontos importantes: 

 

1. Defina a meta de crescimento

Uma das grandes vantagens de investir nas vendas online é a riqueza de dados e informações para o ajuste de estratégias. Comece por criar métricas e metas realistas, e acompanhá-las. Assim, é possível corrigir a rota e desenvolver ações que contribuam com os objetivos da sua empresa. 

 

2. Tenha uma estratégia de marketing

Aumentar o tráfego e o número de clientes é um desafio de praticamente todo e-commerce. Por isso, seu planejamento de marketing digital deve trabalhar para atrair usuários qualificados, que se identificam com seus produtos e serviços. 

 

3. Envio de anúncios direcionados

Uma das principais técnicas de publicidade online diz respeito ao retargeting, que é o uso de mídia paga direcionada aos clientes que já visitaram seu site. Assim, é possível impactá-los com os produtos certos e reverter abandonos de carrinho de forma personalizada e assertiva. 

 

4. Melhore seu relacionamento com clientes e fornecedores

Não existe e-commerce sem consumidores e sem produtos, certo? Pode parecer óbvio, mas construir uma boa relação com seus fornecedores pode evitar dores de cabeça, criar vantagens estratégicas e garantir boas negociações. Por outro lado, também é imprescindível caprichar na fidelização e retenção dos clientes. Manter consumidores satisfeitos é mais rentável para sua empresa, além de ajudar a atrair novos compradores. 

O Mercado Pago, por exemplo, torna-se um parceiro que oferece menos burocracias e taxas e mais rapidez e oportunidades para as empresas, por ser um fornecedor com soluções completas, como o checkout de pagamento. Em um único fornecedor é possível anunciar seus produtos em uma plataforma, criar uma loja virtual, realizar entregas em tempo real e ainda contar com uma ferramenta de anúncios dinâmica. Todas essas soluções resultam em empresas consolidadas e ecossistêmicas, além de aumentar significativamente as vendas. 

 

5. Qualidade na oferta dos produtos

Boas fotos e descrições são essenciais para o desempenho das vendas. Como os clientes não têm contato direto com o produto, as decisões de compras dependem totalmente de uma boa exibição. Procure utilizar imagens com qualidade que valorizem os itens à venda, além de oferecer descrições detalhadas que orientem os compradores. 

 

6. Invista em Inteligência Artificial (IA)

Estratégias que envolvem IA estão cada vez mais presentes e populares, do e-learning às finanças. No comércio eletrônico e nas redes sociais, essa tecnologia pode ajudar nas vendas, funcionando como uma espécie de provador virtual, por exemplo. 

 

7. Use uma plataforma de qualidade para e-commerce

Um dos pontos mais cruciais para o desenvolvimento e evolução de uma loja virtual é a plataforma utilizada. Ela precisa ser funcional, garantir segurança e ainda proporcionar uma boa experiência. Por isso essa escolha precisa ser feita com todo critério e atenção. 

 

8. Segurança em pagamentos oferecidos e SSL

Quando se fala de dinheiro e informações dos clientes, segurança digital nunca é demais. Um e-commerce precisa garantir que os dados bancários do seu público e da sua empresa estejam protegidos. Nesse sentido, o Certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um dos protocolos de segurança mais requisitados, mas existem outras formas de reforçar sua estrutura. 

 

👉Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Faça seu e-commerce se destacar entre os consumidores!

O comércio eletrônico é um setor com enorme potencial de sucesso. Mas para obter bons resultados é preciso investir em estratégias que ajudem a tornar sua empresa uma referência. 

A competitividade no ramo é saudável e oferece oportunidades de melhorias para quem faz bons investimentos. Por isso, um dos principais cuidados nesse sentido é contar com ferramentas seguras e eficientes que ajudem a alavancar sua operação, como as soluções do Mercado Pago, que melhoram a experiência de compra dos seus clientes e sua organização financeira.

 


💡 Leia também:

O que é uma experiência de compra online ruim como melhorar?

Cashback no e-commerce: o que é e como funciona?

Esquemas de fraude comuns no e-commerce e como evitá-los

Saiba como calcular o frete e aumentar suas vendas

6 dicas para otimizar o funil de vendas na sua empresa

 

Prepare-se para arrasar na Black Friday. Explore nosso checklist exclusivo e simplifique sua experiência de checkout!

 

Otimize a experiência de pagamento online com o Checkout Mercado Pago!

Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados