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Mídia paga: o que é e como investir?

Pessoa analisando gráficos relacionadas à mídia paga Mercado Pago

A comunicação é um dos pilares fundamentais para fazer qualquer empresa crescer, ajudando a criar relações transparentes e conexões com seu público interno ou externo. 

Quando se fala da internet e estar presente no dia a dia dos consumidores, as mídias pagas são essenciais tanto para a divulgação quanto para o posicionamento da empresa. 

 

O que é mídia paga e como ela funciona

A mídia paga é a parte do marketing que consiste em comprar espaços publicitários e promover a marca para os públicos desejados. Ela pode ajudar na estratégia de comunicação de diferentes formas, como aumentar a visibilidade, gerar tráfego para um site e melhorar as vendas. 

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Digital AdSpend 2021 da IAB apontou que a publicidade digital atingiu o valor de R$23,7 bilhões no ano passado, contabilizando um crescimento de 48% em dois anos. Ainda segundo o relatório, o número de anunciantes em canais digitais cresceu 57%. 

Existem diferentes tipos de mídias pagas que podem ser utilizados no e-commerce. A seguir, listamos as principais plataformas a ser consideradas no seu planejamento de marketing: 

 

  • Redes sociais: Por meio delas, é possível fazer um investimento e atingir determinados públicos de usuários da plataforma, conforme seus interesses, comportamentos, localização, dados demográficos e entre outras. É possível anunciar no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e TikTok, por exemplo, com diferentes formatos e objetivos. 

  • Mecanismos de busca: Neste caso, tratam-se dos anúncios que impactam usuários que estão fazendo pesquisas em mecanismos de busca, como Google. As principais modalidades são o pagamento por clique (PPC) e o pagamento por impressão (PPI). No PPC sua empresa paga pelos anúncios quando um usuário clica nele. Já os PPI são cobrados quando o anúncio é exibido no site e geralmente se dá a cada mil impressões (métrica conhecida popularmente por CPM – custo por mil). 

  • Banners: Eles podem ser usados tanto em mídia paga física, quanto online. Na online costumam ser aquelas imagens que aparecem no topo, canto ou no meio de sites e portais, enquanto as físicas são aqueles cartazes que podem ter diferentes formatos e tamanhos. 

 

Como investir em mídia paga

Investir nas mídias pagas é uma das ferramentas essenciais para as estratégias de crescimento das empresas. Afinal de contas, elas impactam diretamente no alcance, tráfego e até mesmo nos resultados de vendas. E o melhor é que é possível começar com orçamentos enxutos e ir avançando conforme as metas e mídias que deseja usar. Veja a seguir um passo a passo para inserir esse potencial na rotina da sua empresa: 

 

  1. Defina os objetivos que você deseja alcançar

    Existem diversos objetivos ao lançar mão da mídia paga, como o reconhecimento da marca, ofertas promocionais, descontos sazonais, aumento do tráfego e também alavancar as vendas. Por isso, é preciso escolher qual dessas demandas seu anúncio deve atender, podendo delimitar o público-alvo e pensar nos canais e na comunicação ideal para impactar esses usuários. 

  2. Selecione o melhor canal para seu e-commerce

    Com o objetivo em mente, chegou a hora de definir quais canais têm maior potencial para alavancar seus resultados. Se você quer atingir um público jovem, por exemplo, o TikTok Ads pode ser a melhor opção. Já em casos de empresas que trabalham no ramo de negócios para negócios (B2B), o  LinkedIn se mostra uma alternativa mais interessante. 

  3. Escolha a plataforma para anúncio

    Definindo os canais, é preciso conhecer as plataformas de anúncios. A maior parte delas conta com ferramentas de criação de campanhas específicas que permitem selecionar a segmentação do público, o orçamento a ser investido, além de botar a mão na massa com os criativos (texto, vídeos e imagens). Dentre as mais conhecidas, estão o Google Ads e o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que também permite anunciar no Instagram

  4. Crie os anúncios para sua empresa 

    É nessa etapa que você fará a chamada “compra de mídia”. O processo é todo feito de forma digital: basta fazer o cadastro, inserir as informações de pagamento e começar a criar suas campanhas. Em geral, os anúncios passam por um processo de aprovação das plataformas e, em seguida, passam a ser veiculados conforme as segmentações definidas. 

Qual a importância da mídia paga?

Seja para alavancar o tráfego do seu e-commerce ou bombar as vendas em datas sazonais como a Black Friday, a mídia paga é uma das ferramentas mais poderosas para atingir objetivos e comprovar o retorno sobre os investimentos. Confira alguns dos principais motivos pelos quais elas devem fazer parte do planejamento da sua empresa: 

  • Resultados mais rápidos e previsíveis; 
  • Pode atrair mais consumidores;
  • Dar mais visibilidade à empresa;
  • Fazer investimentos conforme sua possibilidade;
  • Monitorar os resultados da empresa.

☝️Veja também: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Invista em mídia paga para o seu e-commerce

Não há dúvidas de que as mídias pagas têm um enorme potencial para alavancar empresas, ajudar a conquistar melhores resultados e tudo isso de forma muito mais rápida. Além disso, estar presente nessas plataformas é estar presente na rotina dos consumidores. 

Investindo de maneira correta, sua empresa poderá atrair um público qualificado para o e-commerce, potencializando as vendas e principalmente, seu crescimento.

 

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