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Como aplicar a estratégia de BNPL na Black Friday

8 min de leitura Atualizado em 28/02/2024
Mercado Pago: Letreiro luminoso escrito Black Friday sobre uma parede representando BNPL na Black Friday

Ano após ano, a Black Friday não para de surpreender os lojistas com o volume de vendas e a conquista de novos clientes. Em 2020, os e-commerces faturaram R$ 5,1 bilhões, valor 31% maior do que no ano anterior; houve 7,6 milhões de compras, 24,7% a mais que no último registro, e 344 mil novos consumidores foram atraídos, segundo dados na Neotrust/Compre&Confie.

 

Com números tão expressivos e trajetória de altas sucessivas, a data acaba sendo cheia de expectativas e planejamentos antecipados. Entre tantas considerações, a concorrência é um fato. Mas, com certeza, isso não precisa ser uma preocupação, principalmente para as lojas que têm as estratégias certas para atrair os compradores. 

Hoje, uma das melhores práticas de vendas para influenciar as decisões são as soluções “compre agora, pague depois” (BNPL, na sigla em inglês), que nada mais são do que parcelamentos sem cartão pelo checkout de pagamento. Veja agora como aproveitar essa tendência para se tornar mais competitivo.  

 

Por que o BNPL aumenta suas vendas na Black Friday?

Os serviços “compre agora, pague depois”, ou simplesmente BNPL, são uma alternativa ao cartão de crédito para quem não possui esse meio de pagamento ou prefere não se comprometer com taxas de juros ou multas. Eles permitem compras à vista ou em parcelas diluídas em semanas, meses e, em alguns casos, anos. 

O lojista que oferece essa opção de pagamento tem mais oportunidades e vantagens na Black Friday, como atrair mais clientes com parcelamentos fáceis e experiência de compra mais prática e conveniente.   

Só a oferta dessa solução já pode aumentar as chances de conversão. Por exemplo, segundo uma pesquisa da Afterpay - empresa australiana especializada em BNPL -, 42% dos consumidores da geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e 69% dos da geração Y (1980 a 1995) são mais propensos a finalizar a compra quando um serviço BNPL é oferecido.  

 

Como explorar o “compre agora, pague depois” na Black Friday 

O BNPL pode ser usado facilmente por qualquer e-commerce que deseja ampliar o alcance do público e diminuir as desistências de compra. Para ser bem-sucedido com a estratégia, basta ter alguns pontos de atenção. Reunimos todos eles para você. 

 

icon_tick_03 Escolha uma boa solução de pagamentos

É importante contar com uma plataforma de checkout e de pagamentos robusta, estável, segura e com funcionalidades que te ajudam a fazer integrações de forma simples, principalmente com meios de pagamento variados, inclusive com a opção BNPL.

A escolha criteriosa permite que você consiga atender o alto volume de visitantes no seu site, que aumenta na Black Friday. Além disso, você não corre o risco de perder vendas por causa de um checkout confuso e complicado. 

 

icon_tick_03 Comunique seus clientes sobre o “compre agora, pague depois”

Muitos fatores podem influenciar os compradores, um deles é justamente a facilidade dos pagamentos. Quanto mais alternativas você oferece, mais eles se sentem decididos, diminuindo as desistências no checkout. Como o “compre agora, pague depois” é um diferencial, informe sobre a opção logo no início da jornada de compra. 

Para isso, basta chamar atenção sobre a facilidade na página principal e nas dos produtos, entre outros lugares que considere estratégicos. Você também pode inserir banners informativos para aumentar ainda mais o incentivo. 

 

icon_tick_03 Promova uma campanha nas redes sociais 

As redes sociais da sua loja também devem ser usadas para divulgar o BNPL. Você pode criar hashtags para potencializar o alcance dessa informação e fazer postagens criativas que deixem seus clientes atraídos. Além disso, considere o marketing de influência - parcerias com influenciadores que têm afinidade com seu segmento de atuação. 

Como o “compre agora, pague depois” é uma condição de pagamento diferenciada, as chances da sua loja sair na frente dos seus concorrentes são enormes.  

 

icon_tick_03 Ofereça uma experiência completa 

O omnichannel vai complementar a experiência incrível que você já está promovendo através do BNPL. Com ele, você pode investir em diferentes canais de venda, como redes sociais, marketplaces e televendas.

A vantagem é que tudo está conectado, permitindo sempre as mesmas condições de pagamento e várias facilidades de uma jornada fluida e integrada, independentemente de onde começou o primeiro contato com sua loja. Por exemplo, seu cliente pode comprar on-line e fazer a retirada do produto em pontos físicos. 

 

icon_tick_03 Turbine o BNPL com estratégias de descontos

Como o atrativo da Black Friday são os preços baixos, além da possibilidade dos parcelamentos sem cartões, você também pode oferecer outros incentivos para seus clientes. 

São diversas possibilidades de descontos que podem ser exploradas, entre elas fretes grátis, cupons e promoções pela metade do preço. 

 

icon_tick_03 Retome o contato com os clientes de carrinhos abandonados 

Os carrinhos abandonados na sua loja podem ser recuperados através de um novo contato. Por exemplo, o e-mail marketing é usado para lembrar o cliente que a compra não foi efetuada ou, ainda, criar gatilhos para novos itens de desejo de acordo com as preferências apontadas. 

Você pode combinar essa estratégia com a divulgação do BNPL. Assim, você tem em mãos mais de uma técnica de persuasão para usar na Black Friday da sua loja.



Prepare-se agora mesmo para a Black Friday 

O segredo para ser um sucesso de vendas na Black Friday depende das facilidades que você entrega para os seus potenciais clientes. O BNPL e as dicas dadas aqui são um conjunto de estratégias que te ajudam com isso. Mas para tudo sair como planejado é indispensável contar com um bom parceiro de pagamentos on-line.    

Você sabe que está diante de uma solução completa quando ela oferece todos os recursos necessários para você vender on-line com ou sem site, beneficiando seus clientes e a gestão do seu negócio. 

Alguns critérios para escolha são: antifraude integrado, alta estabilidade, retentativas com link de pagamento, multiadquirência, relatórios para monitoramento de vendas e integração simples com os mais variados métodos de pagamento, inclusive BNPL. 



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Ofereça parcelamentos sem cartão e multiplique suas vendas na Black Friday 

O BNPL é a sua chance de atrair consumidores que querem opções de pagamento que dão mais liberdade de escolha e facilitam a vida financeira. O impacto para o seu negócio, certamente, se estenderá além da Black Friday. Afinal, são inúmeros compradores que se tornarão seus clientes e promotores da sua marca.

Agora que você já sabe o que precisa para aplicar o “compre agora, pague depois”, não perca tempo: use a estratégia nessa Black Friday e impulsione suas vendas!

 


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