Antifraude: como reduzir recusas de cartão no e-commerce
Quem trabalha com vendas online corre constantemente o risco de fraude, mas também de que recusas aconteçam por suspeitas infundadas.
💙 Acesso rápido - Antifraude e recusas no cartão no e-commerce
Antifraude: primeiro entenda porque os pagamentos são recusados
👉 Falta de limite ou saldo no cartão
👉 Erros de digitação ou preenchimento de dados incorretos no momento de finalizar a compra
👉 Cartão bloqueado ou expirado
👉 Informações desatualizadas ou divergentes entre o que chegou no seu e-commerce e o que consta no banco de dados do banco emissor
Como funciona um sistema antifraude?
Recusa de pagamentos no cartão de crédito: como reduzir?
👉 3. Retentativa por outras formas de pagamento
💙 A importância dos sistemas antifraude e de um meio de pagamento completo
Para evitar que ambas situações aconteçam, é importante contar com um sistema antifraude inteligente no e-commerce, trazendo mais segurança para os empresários e para os próprios consumidores.
Além da excelência no atendimento, produtos de qualidade e serviços especializados é preciso contar com estratégias para lidar com as recusas de pagamento. Isso porque complicações na hora da finalização de compra podem gerar estresse e desgaste desnecessários na relação com o comprador e minar os resultados da sua loja online.
Antifraude: primeiro entenda porque os pagamentos são recusados
Mesmo oferecendo uma ótima experiência de compra, quando ocorre qualquer tipo de problema no pagamento, o primeiro culpado é sempre o checkout. No entanto, quem trabalha no ramo sabe que em boa parte das vezes é justamente o contrário: a causa da falha no pagamento ocorre por algum erro do cliente, seja por algum descuido ou até mesmo por erro de digitação.
Algumas das situações mais corriqueiras incluem:
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Falta de limite ou saldo no cartão: quando o cartão utilizado para pagamento possui limite ou saldo menor do que está sendo pago, a transação é interrompida e cancelada, não sendo descontado valor algum da forma de pagamento escolhida pelo cliente.
- Erros de digitação ou preenchimento de dados incorretos no momento de finalizar a compra: caso o código de verificação, nome, CPF, data de nascimento e ou outros dados solicitados não sejam compatíveis, a compra é recusada.
- Cartão bloqueado ou expirado: acontece caso o cartão já esteja além do prazo de validade ou tenha sido utilizado de forma incorreta, causando o seu bloqueio. Inclusive é comum em compras com grande número de parcelas, em que o cartão usado expira antes do término das parcelas.
- Informações desatualizadas ou divergentes entre o que chegou no seu e-commerce e o que consta no banco de dados do banco emissor: caso as informações não sejam equivalentes, a compra também é barrada. Nesse caso, basta verificar os dados e fazer uma nova tentativa de compra com as informações corretas.
- Sistema antifraude: se o sistema instalado de antifraude detectar alguma atividade suspeita nas compras recentes ou disparidade nos dados fornecidos, a compra será bloqueada. Nessas situações, o cliente deve entrar em contato com a central emissora do seu cartão de crédito ou instituição bancária para autorizar seu pagamento.
Como funciona um sistema antifraude?
O sistema antifraude funciona geralmente a partir de uma inteligência artificial e trabalha com a intenção de detectar movimentações suspeitas na conta do comprador.
A identificação de uma atividade suspeita pode ocorrer seja por comportamento fora do comum ou até mesmo por detalhes discrepantes nas informações fornecidas ou utilizadas durante o cadastro ou da compra.
Essa análise que o sistema antifraude realiza serve para segurança tanto de quem paga quanto de quem recebe. Através de uma triangulação de geolocalização, movimentação nas redes sociais e padrões de consumo, é possível identificar atividades suspeitas.
Caso algo estranho aconteça, a transação é cancelada, poupando o cliente de uma possível fraude e o fornecedor de um possível processo de chargeback.
O chargeback são aquelas contestações realizadas pelo próprio titular do cartão, ou seja, pelo comprador. Geralmente são realizadas pelo não reconhecimento da compra (por conta de fraude, cartão rouba ou até mesmo clonado) ou até mesmo por não estar satisfeito com o pedido (não ter recebido o produto ou serviço esperado na hora da compra ou contratação).
Recusa de pagamentos no cartão de crédito: como reduzir?
Antes de mais nada, é necessário manter uma relação transparente e de confiança com o cliente, além de facilitar seu processo de compra. Com as ferramentas corretas, além do empresário ter uma gama maior de opções, é possível identificar com precisão o erro que resultou na falha da transação, trazendo ótimas taxas de aprovação e evitando desistências.
Há maneiras de facilitar para que o gestor de e-commerce possa diminuir as recusas, como:
1. Multiadquirência
Quando se trabalha com diversos adquirentes, a plataforma realiza uma retentativa automática quando a transação é cancelada, evitando que pagamentos legítimos sejam barrados por questões indevidas.
2. Parecer sobre a recusa
Usando boas soluções de pagamento, é possível identificar os pontos que originaram a falha, ajudando o cliente a resolver o erro e ter seu pagamento aprovado.
3. Retentativa por outras formas de pagamento
A partir do momento que o seu site oferece ao comprador mais um checkout de pagamento mais dinâmico e formas de pagamento para contornar situações de recusas (boleto bancário ou link de pagamento, por exemplo), não apenas você fortalece o vínculo com o cliente como também evita a perda de uma venda.
👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce
A importância dos sistemas antifraude e de um meio de pagamento completo
O sistema antifraude é aliado importante na construção de uma relação saudável e de confiança para com o seu consumidor, além de evitar prejuízos. Por isso, a recusa dos pagamentos no cartão de crédito é um ponto de atenção, mas não precisa virar um problema. Isso porque, com a tecnologia certa, é possível reunir segurança e satisfação.
Agregando um sistema de checkout transparente, dashboards para acompanhar a saúde financeira da empresa e entender os motivos da recusa de pagamentos com total transparência, você conta com uma solução completa e eficiente. Integrar seu checkout com o antifraude é a receita certa para manter seu e-commerce protegido e com ótimos resultados.
💡Leia também:
Qual a importância do Checkout na jornada de compra?
Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo
Como se proteger de fraudes no e-commerce
Como integrar antifraude em sua plataforma de pagamentos online?
Esquemas de fraude comuns no e-commerce e como evitá-los
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