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Meios de pagamento online: como impactam a taxa de aprovação na loja

Mercado Pago: mãos de uma pessoa digitando as informações do seu cartão de crédito no computador, que é um dos meios de pagamento online aceitos no e-commerce

Não precisa ser nenhum perito em marketing para entender que conhecer bem, estar próximo e compreender os hábitos de compra do seu consumidor é fator chave para atender aos desejos e necessidades desses clientes e, consequentemente, impulsionar suas vendas, tendo assim um e-commerce bem sucedido. 

Saber o que, como e quando as pessoas querem comprar facilita a organização da sua loja virtual, como se fossem prateleiras e gôndolas de um supermercado, por exemplo. Isso é chamado de sortimento. Sem a experiência física, ou seja, de pegar o produto em mãos, analisá-lo, conferir suas qualidades, se tem defeitos ou não, ter uma loja virtual atraente, organizada, límpida e que ofereça uma boa experiência de compra se faz ainda mais importante.

Se pergunte: quais produtos saem mais? Quais saem menos? Para quais é preciso dar mais destaque? Quais têm um tempo maior de navegação por página? Essas perguntas vão te ajudar a compreender os hábitos do seu consumidor e “sortir” de forma matadora seu e-commerce.

Apesar de parecer um grande desafio, isso tudo é composto pela disponibilidade de realizar constantes, mas pequenas, mudanças, principalmente  quando falamos da etapa final da compra, isto é, o checkout de pagamento.

Veja, se um comprador chega até o momento de pagar pelo seu produto, quer dizer que ele está interessado em comprar, certo? No entanto, durante o checkout ele percebe que não há a opção de pagamento que está habituado a usar, que as opções de parcelamento não são tão atraentes ou que o checkout é extremamente longo e cansativo. É como se seu e-commerce inteiro fornecesse uma ótima experiência de compra para, na cara do gol, bater na trave e fazer o consumidor desistir. Hoje vamos falar um pouco sobre como mudar isso.

É muito simples, na verdade você só precisa contar com um gateway ou um parceiro de pagamentos que proporcione diversos métodos para os clientes efetuarem o pagamento quando realizarem compras no seu e-commerce.

Então vamos conhecer as opções de pagamento que seu e-commerce pode oferecer:

 

 

Cartão de Crédito

Quem é que não ama receber o produto novinho em folha em casa e ainda pagar tudo parcelado? Pois é, o uso do cartão de crédito aumentou equivalentemente com o crescimento do e-commerce. Para muitos, a opção de parcelar suas compras é uma forma equilibrada de se adquirir o que precisa e manter as finanças em dia. Principalmente quando há a possibilidade de pagamento com dois cartões, uma maneira de não comprometer os limites de crédito com compras de alto valor.

 

Cartão de Débito

Esse método de pagamento ainda não é muito comum entre o e-commerce brasileiro, já que exige autenticação pela página do banco e pode complicar um pouco o processo do checkout. Mas, muitas lojas têm investido nele e pode ser que, com mais facilidades, seja ainda mais usado em um futuro próximo.

Boleto Bancário à vista ou parcelado

No Brasil, cerca de 20% de todas as compras online são pagas por meio de boleto bancário. Ele ainda é muito atrativo, já que pode contar com alguns descontos para pagamentos à vista e, agora, já tem a opção de parcelamentos, oferecida por algumas plataformas.

 

Carteiras Digitais

As famosas e-wallets são populares entre os apaixonados por tecnologia. Elas armazenam as informações do consumidor que serão usadas na hora da compra, por isso não é preciso preencher novamente os dados do cartão. Também é possível usar os créditos disponíveis na própria carteira digital para pagar. E o melhor: tudo isso com segurança e com maiores taxas de aprovação, já que o meio de pagamento já conhece as informações do cliente. 

 

Pagamento em lotérica

O Brasil tem mais de 13 mil casas lotéricas espalhadas pelo seu território. É fácil entender o potencial disso. Há plataformas e gateways de pagamento que permitem ao comprador ir à uma lotérica pagar pela sua compra, assim como faz com contas de luz, por exemplo. E a confirmação do pagamento acontece na mesma hora.

Pensando em atingir todos os públicos, isso é excelente, uma vez que, de acordo com o Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos, cerca de 40% dos cidadãos brasileiros não têm conta bancária e, por isso, não têm débito ou crédito online. 

 

👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

Aumente suas taxas de aprovação com diversos meios de pagamento

A melhor parte é que, além de atrair os clientes e garantir que eles convertam o acesso à sua loja em compras, oferecer diversos meios de pagamento afeta diretamente outro número importante para os e-commerces: a taxa de aprovação de pagamentos.

Explicamos: uma vez que seu e-commerce dá aos clientes a forma de pagamento que eles preferem, faz com que preencham um cadastro, alimentando sua base de dados, que, alinhada com um sistema antifraude, será muito mais rica em informações úteis e detalhadas. Assim, fica mais fácil garantir que uma transação é legítima e aprová-la, bloqueando apenas as tentativas de fraude. 

Sem falar que, fazendo isso, você constrói um perfil completo do tipo de cliente que compra seus produtos.

Quer vender mais no seu e-commerce e alcançar taxas de aprovação mais altas?

Quanto mais modalidades de pagamento diferenciadas sua loja virtual oferecer, maiores serão as chances de agradar diferentes tipos de públicos, de diferentes hábitos de compra, com poderes aquisitivos diferentes. Isso só fará com que mais vendas sejam concretizadas no seu e-commerce

Atender às demandas dos seus possíveis clientes não só cria uma experiência agradável, como gera credibilidade e fidelização para sua loja e marca. E este é o sonho de qualquer dono de e-commerce: recorrência. 

Analise quais pagamentos seu e-commerce oferece e se assegure de que está atendendo a todos os tipos de público e oferecendo os pagamentos que eles esperam poder utilizar. 

 


 

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