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Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

Conheça as melhores práticas para garantir uma jornada de compra mais estratégica e lucrativa

Estratégias de vendas

A atração de novos consumidores é uma das principais estratégias de uma empresa para garantir a movimentação das vendas e popularidade no mercado, mas, além dessa etapa na jornada de compras, existem vários outros pontos de atenção importantes em todo o processo.  

Por exemplo, a fidelização de clientes pode garantir mais vendas recorrentes e ampliar sua credibilidade. Um relatório da Zendesk revela que cerca de 74% dos clientes se sentem fiéis a determinada marca ou empresa por terem vivido uma experiência de compra agradável em todas as etapas. Eles também são influenciados por preços acessíveis, atendimento de qualidade e ofertas de produtos ou serviços diferenciados.

Mas como colocar em prática a atração e fidelização de clientes, garantindo o sucesso de suas estratégias de vendas? É exatamente isso que vamos explicar para você neste conteúdo. 

 
Mulher abrindo uma caixa

Por que investir na atração e fidelização de clientes?

O processo de atração de clientes deve ser baseado na oferta de soluções para os problemas, dores e desejos, afinal, quando uma pessoa busca por um produto ou serviço, ela não procura apenas um item para adquirir, mas algo para suprir suas necessidades.

Se analisar como os seres humanos estão buscando satisfazer as necessidades, fica fácil entender o processo de atração, pois você passa a considerar o que leva uma pessoa a comprar algo. Isso também ajuda a ampliar sua vantagem competitiva no mercado, já que consegue enxergar seu potencial cliente, facilitando a comunicação e relacionamento. 

O mesmo acontece com a fidelização, diretamente ligada com a experiência do cliente. Na prática, quanto mais humanizada e gratificante for sua estratégia de vendas, maior a chance de você construir uma base de compradores fiéis e promover organicamente sua marca.

Além disso, trabalhar com processos que estimulam a fidelização é uma forma da sua empresa garantir uma fonte previsível de receita, tendo em vista que os clientes provavelmente voltarão a consumir seus produtos ou serviços, sem falar que podem ajudar com a divulgação.

Ou seja, além de continuar movimentando as vendas, você ganha indicações espontâneas e constantes, pois a recomendação não é para ganhar algo em troca, mas os clientes são movidos apenas pelo interesse de compartilhar uma proposta de valor que agregou de alguma forma.

 

74% dos clientes

se sentem fiéis a determinada marca ou empresa por terem vivido uma experiência de compra agradável em todas as etapas.

Como atrair e fidelizar clientes na prática?

A jornada de compra do consumidor é formada por diferentes etapas, entre elas a atração, quando o cliente tem noção sobre o problema que possui, mas ainda não faz ideia de como solucioná-lo. 

Nessa etapa, sua marca precisa ser notada como uma possível solução. Por isso, o ideal é investir em estratégias de vendas que chamem a atenção e despertem interesse em algum assunto relacionado aos produtos ou serviços. 

Depois disso, é possível trabalhar com outras etapas, como a consideração e decisão. Lembrando que todas elas são essenciais para que o cliente seja futuramente fidelizado, isto é, quando ele compra novamente devido à boa experiência de compra. 

Nesse caso, é importante trabalhar com estratégias de vendas que mapeiam essa trajetória do consumidor, pois isso facilita com os dois objetivos, tanto a atração, quanto a fidelização. 

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

Entender seu público-alvo e diferenciais de mercado

Ter informações como quem é o seu cliente potencial, quais são suas necessidades, problemas, desejos ou sonhos te ajuda a se comunicar de forma assertiva e personalizada com o consumidor e construir estratégias que potencializam o processo de atração. Além disso, também poderá criar processos que diferenciam sua empresa da concorrência, favorecendo a identificação do público. 

Proporcionar uma experiência de compra memorável

Ofereça a solução que o seu cliente precisa, mas também trabalhe com um processo de compra prático que permita que ele se sinta confortável e seguro. Para isso, invista em um atendimento personalizado, além de diferentes opções de produtos, promoções, ofertas e formas de pagamento diversificadas para facilitar e estimular a compra. 

Planejar campanhas de marketing digital

Entender a jornada de compra do consumidor vai te ajudar a elaborar estratégias que facilitem a atração, conversão e fidelização. Nesse processo, você pode investir em mídia paga, como o Google Ads ou, se preferir, pode adotar estratégias orgânicas que estimulam ações específicas do consumidor, por exemplo os gatilhos mentais, considerados estímulos que trabalham no inconsciente da pessoa, facilitando a tomada de decisão. 

Invista no pós venda

Engana-se quem pensa que o processo de venda encerra na etapa da compra. Para fidelizar clientes, aumentar a taxa de NPS e boa reputação no mercado, é preciso investir em estratégias de pós-venda, pois é a oportunidade que as empresas têm de potencializar os seus resultados e fortalecer o relacionamento com os consumidores para incentivar compras recorrentes e conquistar promotores da marca.

 

5 práticas essenciais para se destacar na internet

Para destacar sua empresa na internet, é preciso investir em práticas pontuais que reconhecem a jornada de compra do consumidor e favorecem um bom relacionamento com eles, como: 

Seja presente e relevante em diferentes canais de venda

Seja presente e relevante
em diferentes canais de venda

O consumidor ideal pode estar em diferentes canais de comunicação, por exemplo as redes sociais e marketplaces. Considerar essas e outras possibilidades pode fazer a diferença na forma como sua marca é vista na internet. Isto porque ela se coloca de maneira simultânea e integrada em diversos canais, favorecendo sua conexão, atendimento, oferta e relação com o público.

Marketing de conteúdo

Invista em
Marketing de Conteúdo

Grande parte do sucesso de uma marca na internet está atrelada à comunicação. Por isso, as estratégias de Marketing de Conteúdo são essenciais para se aproximar do público e, consequentemente, educá-lo. Para isso, considere produzir conteúdos em diferentes formatos, como artigos para blog, e-books, vídeos e disparos de e-mail marketing. Eles vão ajudar a aumentar sua autoridade, com a possibilidade de se tornar uma referência no segmento. 

seo

Aplique
SEO

Outra prática importante para se destacar na internet é investir no SEO ou Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), que usa técnicas para otimizar o site, colocando-o no radar dos motores de busca. Com isso, ele ganha mais visibilidade no mercado digital e ajuda o consumidor a encontrar as soluções que a marca oferece. 

Explore os inks patrocinados 

Explore os
links patrocinados 

Os links patrocinados são anúncios pagos que ajudam sua empresa a ter resultados mais rápidos na atração, conversão e fidelização de clientes. Eles podem aumentar sua visibilidade e segmentar a entrega dos conteúdos ou links patrocinados. Aliás, você pode usar em conjunto com o remarketing, que visa trabalhar com pessoas que, em algum momento, tiveram contato e demonstraram interesse por seus produtos ou serviços. 

Experimente o marketing de influência e marketing de afiliados

Experimente o marketing de
influência e marketing de afiliados

Usar estratégias do marketing de influência ou de afiliados pode ajudar na humanização da sua marca, aumentando a identificação do público com suas ideologias, produtos, serviços, entre outros. Além disso, as estratégias aumentam sua presença online, o que ajuda atrair novos consumidores, mas, para isso, é ideal optar por influenciadores ou programas de afiliados que estejam alinhados com os valores e públicos da sua marca.

 

Planeje promoções atrativas para aumentar suas vendas

As promoções podem ajudar sua empresa a alcançar bons resultados, mas, para garantir isso, é preciso investir em um planejamento estratégico que pontue seus objetivos de marca e identifique as ações ou metas que favoreçam seu alcance. 

O planejamento vai servir para definir o tipo de promoção adequada ao seu objetivo, e também orientar na segmentação correta do público. 

Sendo assim, alguns tipos de promoções para alavancar suas vendas são: 

  • Frete grátis ou desconto por forma de pagamento: eles são considerados um dos principais incentivos para compra, principalmente quando são oferecidos a partir de um valor específico, mas, antes da oferta, lembre-se de verificar se sua empresa consegue arcar com os custos.
  • Cupom de desconto e promoções relâmpago: é um tipo de promoção que encanta o consumidor e que pode ser usada de forma segmentada. Por exemplo, você pode criar promoções relâmpagos ou cupom de desconto para incentivar a primeira compra ou para estimular a fidelização de clientes antigos. 
  • Combos promocionais: é ideal para incentivar o giro de mercadorias no estoque e aumentar o ticket médio. Para isso, é preciso montar kits com produtos que considera interessante e oferecê-los por um preço especial, chamando a atenção do consumidor. Ou seja, você dá a oportunidade de comprar mais por menos. 
  • Desconto progressivo: nesse tipo de promoção, você estimula o cliente a adquirir mais produtos para uma redução no preço final da compra. Ou seja, quanto mais ele comprar, maior será o desconto. Com isso, você movimenta as vendas, aumenta a taxa de lucratividade e, ainda, atrai e fideliza os consumidores.
  • Pague 1, leve 2: essa promoção é ideal para movimentar o estoque da sua empresa e, consequentemente, atrair novos clientes ou fidelizar os antigos. Para colocá-la em prática, é preciso escolher um produto e calcular um preço unitário de cada para selecionar a margem de desconto oferecida neles. Em outras palavras, o cliente paga pelos dois produtos, mas ambos com um preço mais em conta do que o original. 
  • BNPL (buy now, pay later): o famoso compre agora, pague depois é uma estratégia que muitas lojas de departamento costumam usar essa promoção para atrair novos e antigos clientes que precisam realizar uma compra maior, assim você estimula as vendas e, ainda, ganha a confiança e preferência do cliente. 
  • Concursos e sorteios: esse tipo de ação permite movimentar todos os canais de comunicação da sua empresa. Por exemplo, você pode sortear um produto comprado de forma recorrente nas redes sociais ou, então, selecionar algo para quem fez uma compra recentemente e assim por diante. 
  • Brindes e amostras grátis: a oferta de brindes ou amostras grátis é uma das estratégias de relacionamento mais eficientes quando o assunto é atração e fidelização de clientes, pois além de chamar a atenção do público você consegue construir uma relação saudável. Aliás, você pode oferecê-los depois que o cliente realiza uma compra. 
  • Venda de caixa surpresa: muitas marcas têm investido nesse tipo de promoção como parte de um clube de assinatura. No modelo, o cliente compra de forma recorrente a caixa e recebe diferentes produtos semanalmente, mensalmente ou em outro período. Com isso, é possível garantir uma renda recorrente, além de trabalhar a estratégia de unboxing experience, em que o cliente tem uma experiência marcante e positiva ao receber a caixa.
Homem utilizando o celualr

Quais ferramentas posso usar para aumentar minhas vendas?

Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar sua empresa. Algumas delas são capazes não apenas de favorecer as ações de marketing, mas, principalmente, organizar seus processos, administrar suas ações com coerência e impulsionar as vendas, além das fidelizações. 

Entre as principais podemos destacar o Google Meu Negócio, uma ferramenta capaz de colocar sua empresa no radar do cliente conforme ele busca informações relacionadas à marca, produtos ou serviços. 

Mas além de ferramentas específicas para a gestão e marketing, também existem as soluções de pagamento, que são essenciais para influenciar as conversões, como:

  • Checkout seguro e intuitivo: o foco é oferecer mais segurança, praticidade e diminuir as desistências na hora de finalizar a compra. Por exemplo, o Checkout Pro do Mercado Pago cria um ambiente vantajoso para o comprador e vendedor, exigindo somente os dados necessários para transação, com oito métodos de pagamento disponíveis. 
  • Maquininha de cartão: é importante trabalhar com maquininhas que aliam a segurança com a facilidade de uso e a agilidade na execução do processo de pagamento. Todos os nossos modelos não cobram taxa de mensalidade e variam os benefícios conforme as necessidades da sua empresa.
  • Link de pagamento: essa solução não obriga você a ter um site ou loja virtual. Pelo contrário, é uma alternativa para vendas através do WhatsApp e redes sociais. Com a Conta Mercado Pago, você consegue gerar um link de pagamento e receber o dinheiro da venda na hora.

Mercado Pago trabalha para você vender mais e melhor

As ferramentas do Mercado Pago têm soluções que ajudam sua empresa a colocar em prática estratégias de vendas que facilitam e potencializam o processo de atração e fidelização de clientes. 

Assim, você melhora suas taxas de conversão e tem mais mecanismos para gerenciar as vendas com precisão, seja com uma maquininha sem taxa de aluguel, uma conta gratuita, empréstimo fácil, entre tantas outras vantagens. 

Tudo isso unindo a segurança com a estabilidade, fatores essenciais para seu sucesso. Coloque em prática as estratégias de vendas para atrair e fidelizar clientes com as ferramentas do Mercado Pago. 

Entre em contato com a gente e comece hoje mesmo a aproveitar todos os benefícios!

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