Como garantir a segurança das suas vendas online na Black Friday
Você mal piscou e o ano já se foi quase que inteiro, não é mesmo? Depois de muitas vendas, é hora de vender ainda mais com a Black Friday 2023, a grande aliada dos empresários e que pode fazer com que suas vendas online cresçam muito. Quando o período da Black Friday chega, os consumidores se preparam para ir às compras e sua loja também precisa estar preparada para atendê-los bem.
Porém, assim como os consumidores saem em busca de promoções, os golpistas também saem em busca de oportunidades para praticarem crimes. Nesta época, as fraudes na internet aumentam e é importante se atentar para não sofrer golpes nas vendas online. Tomar medidas de segurança, principalmente deixando seu site seguro e a prova de golpes é fundamental, assim como alertar seus clientes sobre fraudes.
Como garantir mais segurança em suas vendas online na Black Friday 2023?
Somente no ano passado, foram registrados R$262 bilhões em faturamento por vendas online. Esse alto número desperta a atenção dos golpistas, que procuram se aproveitar de uma boa parte. Para 2023, a tendência é um crescimento ainda maior desse faturamento e ter sua empresa nesta competição é essencial, porém, sempre atento para não sofrer fraudes na internet.
A Black Friday já se tornou um grande evento de vendas online no Brasil, mas ainda assim, muitos consumidores tem um pé atrás com a campanha, visto que muitas lojas golpistas atraíram a fama da “Black Fraude”. Essa má fama se deu por ofertas irreais, com descontos que nunca existiram. Dessa forma, conviver neste meio e espantar essa fama é essencial para poder vender mais.
No que se atentar para garantir sua segurança e do seu cliente
Quem é dono de uma empresa sabe bem de todos os desafios enfrentados ao longo do ano, mas, nesta fase de vendas online o desafio dobra e ficar atento em todos os processos é fundamental.
Desde o momento do pedido com o fornecedor até o pós-venda, é extremamente importante ter atenção redobrada.
Alguns dos principais pontos são:
- Ofertas falsas e preços inflacionados: o famoso “tudo pela metade do dobro” faz com que itens sejam inflacionados antes da data e depois ganhem um "super desconto", no fim das contas o desconto foi de R$0. Se atentar aos valores antes da data é a saída.
- Fornecedores com reputação duvidosa: busque por avaliações em sites específicos que mostram a reputação dos fornecedores.
- Phishing e e-mails falsos: esses golpes consistem em e-mails e sites falsos que roubam suas informações pessoais. Conferir sempre o remetente e a URL do site diminui as chances de golpe.
- Métodos de pagamentos duvidosos: quando um site só aceita um tipo de pagamento ou fornece dados para transferência de dinheiro a uma pessoa física, fique atento, pode ser um golpe.
- Política de devolução e garantia: entenda sobre as políticas de devolução e garantia, elas precisam estar claras para o consumidor. Se não existem estas regras, possivelmente se trata de um golpe.
Aprenda e evitar fraudes na Black Friday com essas 10 dicas infalíveis
Assim como você protege seu patrimônio físico, garantir a proteção das vendas online no período da Black Friday 2023 é fundamental. Somente com segurança você conseguirá vender mais, conquistar e reter clientes, garantindo a boa reputação da sua loja online.
O investimento em segurança pode ser feito através de ferramentas que te ajudam na proteção das vendas, muita atenção e alguns outros passos:
1. Use uma plataforma segura de e-commerce para hospedar sua loja virtual
Encontre uma plataforma para sua loja online que te ofereça garantia de segurança para venda e garantia para seu cliente que ele pagará com segurança e receberá seu produto no prazo.
2. Certifique-se de que seu site tenha um certificado SSL válido
O SSL é um certificado de segurança que permite a troca de informações criptografadas. Adquiri-lo é essencial para a segurança e reputação de sua empresa.
3. Não aceite pagamentos duvidosos
Qualquer tipo de pagamento fora do comum, como um método desconhecido ou destinatário diferente, podem se revelar um golpe.
4. Utilize apenas meios de pagamento seguros e confiáveis
Isso garante mais proteção para você e para seu cliente. O Checkout do Mercado Pago, por exemplo, oferece métodos de pagamento diferenciados e dinâmicos, com solução antifraude para proteger sua empresa e seus clientes.
5. Não compartilhe informações sensíveis com terceiros, como senhas e números de cartão de crédito
Isso é essencial para não ter dados vazados e também para não correr risco de um golpe vindo do terceiro, mesmo que ele seja uma pessoa próxima.
6. Verifique a autenticidade dos pedidos e transações suspeitas
Sempre desconfie de pedidos feitos por sites, e-mails e comunicações diferentes do que está habituado, verifique em outras plataformas se isso é verdadeiro.
7. Utilize ferramentas de segurança para proteger sua loja virtual de ataques cibernéticos
Contar com ferramentas antifraude é essencial para aumentar a segurança da sua empresa e evitar ataques de hackers, que estão acontecendo constantemente.
8. Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências em segurança digital
Fique sempre de olho nos últimos lançamentos e tendências em segurança digital para deixar sua loja e seus clientes mais protegidos e tranquilos.
9. Treine sua equipe para lidar com situações de fraude e segurança
Uma equipe treinada saberá identificar golpes, fraudes e tentativas de roubo de dados da sua empresa e dos seus clientes.
10. Ofereça suporte ao cliente para solucionar problemas e dúvidas sobre as transações
Fale diretamente com seu cliente em uma conversa clara para tirar dúvidas e sanar problemas.
👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
Não caia na Black Fraude: garanta mais segurança em suas vendas online!
Que a Black Friday é essencial para sua empresa aumentar as vendas online é fato, mas, evitar cair em fraudes na internet, através de um site seguro, meios de pagamentos garantidos, atenção com dados e muito cuidado também merecem um olhar especial.
Além de boas promoções, invista em segurança e proteção. Afinal, de nada valerá um preço reduzido, mas um prejuízo por fraude. Alertando seus clientes e ficando de olho em tudo o que pode parecer fora do real, você conseguirá garantir mais vendas online e a boa reputação da sua empresa.
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