Cyber Monday: saiba como preparar a sua loja virtual
Novembro é o mês mais esperado pelos brasileiros quando o assunto é promoção, mas você está enganado se acredita que apenas a Black Friday movimenta vendas por aqui, pois a Cyber Monday, conhecida como a segunda-feira logo após a Black Friday, chegou para ficar.
A proposta da data, mais do que nunca, é continuar as vendas e garantir que sua empresa consiga liquidar completamente os itens que sobraram da Black Friday, já pelo lado do consumidor, a expectativa é encontrar promoções ainda melhores.
Por isso, é essencial que sua empresa continue atenta quanto ao comportamento do mercado e principalmente, as necessidades e desejos dos consumidores, assim, é possível atrair novos clientes, expandir suas vendas e claro, melhorar os lucros.
💙 Acesso rápido - Cyber Monday: saiba como preparar a sua loja virtual
Mas afinal, o que é a Cyber Monday?
Criada em 2005, nos Estados Unidos, a Cyber Monday é um dia de promoção que acontece logo após a Black Friday, tendo duração de 24 horas, e seu objetivo é atrair aqueles consumidores que não conseguiram comprar na sexta-feira mais movimentada do mercado.
A data fez muito sucesso, inclusive no Brasil, que atualmente concentra 10,5% das vendas de todo o ano somente nesta semana, segundo pesquisa feita pela Cyber Monday Global. Os números também mostram que a atividade dos consumidores em uma segunda de Cyber Monday é 161% maior que um dia normal.
Além disso, a pesquisa revelou que 77% das pessoas que compraram na data ficaram satisfeitas, mostrando a importância do bom atendimento e de uma estruturação prévia, tanto do e-commerce, quanto do estoque e logística da empresa.
Também é importante que o consumidor tenha uma excelente experiência durante sua jornada de compra, por isso, é essencial oferecer um site que tenha navegação simples para um atendimento rápido, segurança elevada no pagamento e agilidade na entrega.
6 dicas para preparar a sua loja para a Cyber Monday
A experiência do cliente começa desde o acesso até a finalização e entrega do pedido. Portanto, todos os passos são importantes para que seu cliente finalize seu carrinho e se sinta satisfeito.
Principalmente em datas sazonais como estas, o fluxo nas lojas virtuais aumenta consideravelmente, e então surge a necessidade de uma atenção ainda maior, para eliminar possíveis travamentos no site, escassez de produtos e demais problemas que possam afetar a experiência de compra. Algumas dicas podem te ajudar neste preparo:
1. Otimize seu site
Verifique as páginas do seu e-commerce, assim como as imagens, os textos, valores, todo o processo de compra e também como o site se sai na versão mobile. E se atente ao fato de que não basta otimizá-lo, é preciso oferecer facilidades ao consumidor, deixando todos os processos mais rápidos, seguros e eficientes, isso serve para o processo de compra, pagamento e recebimento.
2. Prepare-se para a demanda
Estabeleça um bom relacionamento com seus fornecedores e faça um planejamento para ter uma melhor gestão de estoque, evitando imprevistos com a falta de mercadoria. Uma boa forma de fazer isso é contar com soluções que ajudam a monitorar as mercadorias da sua loja virtual e ainda que facilitam a organização financeira, mantendo as entradas e saídas alinhadas.
3. Ofereça promoções e descontos instigantes
Procure realizar ações e divulgar promoções antes da concorrência, fazendo descontos progressivos durante todo o mês para garantir a atração de novos clientes e, claro, mais vendas.
4. Planeje sua estratégia de marketing
Utilize as redes sociais, e-mail e anúncios para fazer campanhas. Desenvolva estratégias que valorizem a comunicação com seu público e facilite a oferta de seus produtos ou serviços. Um exemplo de estratégia eficiente é divulgar seus produtos em diferentes canais como sites, redes sociais, além de cogitar a venda em marketplaces, como o caso do Mercado Livre.
5. Amplie as formas de pagamento
Busque aceitar todas as formas atuais de pagamento no seu site. Trabalhar com um checkout de pagamento eficiente é uma opção que vai permitir que seu cliente escolha entre diversas opções de pagamento e ainda se sinta seguro em compartilhar seus dados para finalizar a compra. No Mercado Pago, por exemplo, você encontra a solução de checkout perfeita para sua loja virtual.
6. Garanta a segurança do site
Tenha métodos e ferramentas para garantir a segurança de transações. Contar com softwares e certificações de segurança que evitam ações negativas é uma forma de transmitir credibilidade no mercado e isso, sem dúvidas, pode deixar o cliente mais seguro para comprar na sua loja virtual.
7. Facilite o frete
O consumidor procura por facilidades, mas não apenas no preço. Ele deseja pedir seus produtos na internet e recebê-los o mais rápido possível e independente da sua localização. Por isso, cogitar a entrega de seus produtos em qualquer lugar do Brasil é uma ótima estratégia.
💡 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce
Aumente suas vendas na Cyber Monday
Algumas ações podem fazer da sua semana de promoções um verdadeiro sucesso de vendas. Lembre-se, essas estratégias podem exigir pequenas mudanças e aprimoramentos de detalhes, que, para o consumidor, é essencial na tomada de decisão. Algumas estratégias que podem fazer a diferença nesse processo, são:
- Otimize seu frete e ofereça frete grátis se possível;
- Crie ofertas imperdíveis que façam de fato a diferença frente aos concorrentes;
- Ofereça cashback como uma recompensa a partir de um valor mínimo gasto;
- Trabalhe com bônus de boas-vindas e faça seu cliente se sentir valorizado;
- Faça ofertas cruzadas, em que ao adicionar algum item o produto fica ainda melhor;
- Investir no upselling também ajuda a oferecer uma versão mais completa dos produtos;
- Analise o pós-Cyber Monday atentamente para saber o que deu (ou não) certo.
Prepare sua empresa para a Cyber Monday
A preparação é tudo para suas vendas aumentarem e se consolidarem na Cyber Monday. Tudo tem que ser planejado, para que a experiência do consumidor seja a melhor possível. Vale ressaltar que essa data também chega como uma prévia da época mais movimentada em compras do ano, as festas de fim de ano
Por isso, também é relevante ver a possibilidade de um planejamento continuado, assim como a gestão de estoque. Tudo isso para que suas vendas continuem crescendo e seus consumidores estejam 100% satisfeitos.
💡 Leia também:
Checkout Pro e Checkout Transparente: entenda as diferenças
Conheça as plataformas que tem integração com o Checkout Pro
Por que escolher o Checkout Transparente Mercado Pago?
O que são chargebacks e como o Mercado Pago te ajuda a minimizá-los?
Tudo sobre o Checkout Pro do Mercado Pago
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Vendas sem estoque vs. estoque tradicional: qual modelo escolher?
| Novembro 21, 2024
A gestão de estoque faz parte do alicerce de uma empresa e, para muitos gestores, se trata de uma decisão estratégica que impacta diretamente nas..
Maquininha de cartão: aumente vendas e agilize o atendimento no Natal
| Novembro 19, 2024
Quem aí já está preparado para o fim de ano? Pois é, ele está chegando e traz consigo diversas oportunidades, principalmente para empresas que..
O que é controle financeiro e como aplicá-lo na gestão empresarial
| Novembro 14, 2024
Separar as contas empresariais e pessoais é uma tarefa fundamental para quem gere uma empresa e almeja o seu sucesso. Até porque, manter o controle..