Não é à toa que as oportunidades no final de ano sempre trazem muitas expectativas para quem vende online. O que antes se focava apenas no mês de dezembro, graças ao Natal e, até mesmo, às comemorações de Ano Novo, passou a contar também com o mês de novembro, que traz datas importantíssimas, como a Black Friday e a Cyber Monday.
A movimentação para as vendas deste final de ano já começou, o que tem aumentado as expectativas para números ainda mais expressivos, principalmente pelo crescimento de novas lojas digitais e de cada vez mais compradores entrando e permanecendo no comércio digital. Para se ter uma ideia, as vendas online do varejo brasileiro cresceram 44,6% no Natal de 2020 em relação à mesma data do ano anterior, conforme o levantamento realizado pela Ebit Nielsen.
Em números absolutos, as vendas entre os dias 10 e 24 de dezembro somaram R$ 3,76 bilhões no ano passado, contra R$ 2,6 bilhões em 2019. E com a Black Friday não foi diferente: a data em 2020 alcançou vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, representando um crescimento de 25,1% em relação a 2019.
Além disso, em 2021 houve uma maior aderência dos brasileiros às compras digitais, segundo uma pesquisa feita em junho deste ano pela consultoria MOB INC. Os dados apontam que 70% dos brasileiros aumentaram gastos com compras online nesse período.
Para aproveitar esse momento favorável às vendas online, fique atento às dicas a seguir para o seu e-commerce:
Neste período, as pessoas estão mais dispostas a comprar, ou seja, essa é a oportunidade perfeita para oferecer o melhor aos seus clientes. Por isso, é fundamental se planejar com antecedência. Procure começar por um estudo do comportamento e interesse do público-alvo do seu negócio.
Isso envolve desde a preparação do estoque em relação ao volume de demanda esperado, preços atrativos e, principalmente, a logística. É normal que na Black Friday os prazos aumentem, devido à movimentação. E quando se trata dos presentes do final de ano, há muitos casos em que o cliente prefere pagar um pouco mais e receber as compras em pouco tempo. Por isso, é tão importante se programar para conseguir atender às necessidades do consumidor.
Impossível falar em Black Friday, por exemplo, sem falar em descontos, promoções e ofertas irresistíveis. Mas não adianta oferecer as melhores condições se os seus clientes não sabem disso. Pensando nisso, comece a reforçar a presença digital do seu negócio desde já e trabalhar o relacionamento e comunicação para que eles estejam prontos para comprar da sua loja quando chegar a hora.
Não deixe de mapear o que tem mais valor para o seu cliente e utilize essa informação para planejar as ofertas. Mas lembre-se sempre também de avaliar fatores como estoque e margem de lucro para não prejudicar seu faturamento.
Quem vende on-line conhece o potencial das redes sociais na hora de alavancar o faturamento. Fazer postagens atrativas sobre seus produtos pode ser uma excelente estratégia para as vendas de final de ano. Não deixe de utilizar diferentes plataformas para estar em contato com o seu público: os vídeos curtos no TikTok e Reels, por exemplo, podem ser uma ótima forma de explorar suas promoções.
Para obter bons resultados, a equipe de vendas deve estar preparada para atender o consumidor da melhor maneira possível. Clientes que estão indecisos podem ser orientados pelos seus consultores com indicações de produtos mais adequados e seus diferenciais. Seja no atendimento presencial ou e-commerce, uma equipe bem preparada pode fazer a diferença.
Com tantas ofertas e concorrência on-line, uma forma de se destacar é proporcionar uma experiência simples e direta e facilitar a vida do comprador nesse período. Por isso, na hora de promover suas vendas, foque em produtos estratégicos, que serão o ponto central da sua divulgação. Além disso, deixe as informações sobre os produtos e benefícios exclusivos de modo claro, objetivo e de fácil compreensão.
Se o seu cliente está no Whatsapp, sua loja deve estar também. Por isso, vender pelo Whatsapp Business deve ser um ponto importante da sua estratégia de vendas no final do ano. Afinal de contas, é uma ferramenta eficiente para atender e satisfazer o cliente, seja com atendimento ou vendas.
Essa estratégia integra todos os canais de vendas e comunicação de uma loja. A ideia é proporcionar ao cliente a mesma experiência positiva em todos os pontos de contato — seja a loja física, virtual ou redes sociais, por exemplo.
Muitos empreendedores esquecem do pós-venda, mas é uma importante ferramenta, afinal de contas, a venda não termina quando o cliente sai da loja ou finaliza a compra no e-commerce. Aproveite os consumidores que farão compras depois da Black Friday. Mesmo depois que o cliente receber o pedido, é bacana manter o contato e verificar a opinião sobre a compra. Assim, você garante retorno e fidelização, inclusive para as compras de Natal e Ano Novo.
Quando se fala em sazonalidades e nos períodos de movimentação mais intensa, é imprescindível não deixar faltar ou sobrar itens no estoque. Com uma preparação e controle bem feitos, você consegue colocar em oferta os produtos certos com um preço competitivo e fazer seu investimento girar.
Para aproveitar de maneira mais eficiente as oportunidades desse período, é preciso se planejar com antecedência para que haja tempo para entrega e distribuição das mercadorias. Muitas vezes, é possível encontrar, inclusive, condições de compra mais atrativas ao antecipar seus pedidos, por isso não deixe para a última hora os preparativos para o fim de ano do seu e-commerce.
Se você quer aumentar o volume das suas vendas de fim de ano, se atente às nossas dicas. Com elas, você pode ter uma ótima experiência e o faturamento lá em cima!