A possibilidade de se concentrar na retenção de clientes e em pagamentos contínuos e automáticos são apenas alguns dos fatores que tornam um clube de assinatura interessante. Baseado na economia de recorrência, esse modelo de negócio tem atraído e fidelizado consumidores, desde os anos 2000, para acessar produtos e serviços durante um período pré-estabelecido.
Em outras palavras, você oferece serviços ou produtos, sabendo que o cliente consumirá de acordo com a recorrência escolhida. Por exemplo, antes, era comum as assinaturas de revistas e jornais em formato físico, lembra?
Hoje, a comercialização desses produtos, além de ter inovado com a tecnologia de serviços digitais, está abrindo espaço a muitas outras possibilidades com clubes de assinaturas de livros, maquiagens, vinhos, cafés, entre tantos outros. Ou seja, não faltam oportunidades para buscar uma estratégia de venda que atraia e fidelize um público-alvo que esteja no seu radar.
Confira, abaixo, o que você precisa para abrir um clube de assinatura de sucesso.
A ideia de vender produtos ou serviços em recorrência é uma forma de ganhar vantagem competitiva frente aos concorrentes e buscar novas formas de faturamento, considerando também que é uma garantia de lucro para os períodos acordados das compras.
A venda por recorrência no clube de assinatura faz com que a sua empresa crie um relacionamento mais próximo com o cliente, engajando e melhorando a confiança e admiração da marca. Com isso, é mais fácil garantir uma jornada de compra mais leve e eficiente.
Além disso, essa modalidade de pagamento também tem outros benefícios, como:
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Para abrir um clube de assinatura, é preciso alguns pontos de atenção, como produtos selecionados de forma estratégica, segmentação do seu público-alvo e um processo de cobrança recorrente eficiente.
Além disso, a seguir, separamos outras dicas práticas importantes.
1. Selecione os produtos ou serviços inclusos no clube
O primeiro ponto é escolher um produto ou serviço que tenha aderência para pagamentos recorrentes. Nesse caso, verifique as opções que sua empresa tem ou pode vir a trabalhar, identificando as alternativas que mais chamam a atenção, afinal o ideal é selecionar os itens que são mais procurados pelos consumidores.
2. Faça a precificação dependendo do modelo do clube
No processo de precificação, é preciso identificar qual modelo se encaixa melhor à realidade da sua empresa. Por exemplo, você pode ter um preço fixo na assinatura; cobrar por camadas, com diferentes opções de assinaturas ou, então, de acordo com o consumo.
3. Entenda como funcionará o pagamento recorrente
Para que a economia de recorrência seja aplicada na sua empresa não basta definir um modelo de precificação adequado, você também precisa contar com uma solução específica que faça esse trabalho de cobrança pelo período desejado.
4. Análise a logística de entrega do produto ou serviço
Outro ponto importante é em relação à entrega do produto ou serviço. Caso isso seja necessário, é importante adotar processos logísticos ágeis e seguros, que favoreçam a experiência do cliente.
5. Explique para o consumidor como o clube vai funcionar
É importante que você deixe claro para os clientes as regras e funcionamento do clube de assinaturas na sua divulgação de vendas. Isso é para evitar dúvidas que prejudiquem o processo de compra, pagamento e entrega dos produtos ou serviços.
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Criar um clube de assinaturas pode ajudá-lo a ampliar os ganhos, melhorar sua credibilidade e vantagem competitiva no mercado. Além disso, é um diferencial para ter um fluxo de caixa saudável com os pagamentos recorrentes.
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