Cobrar através do código QR é uma das formas mais práticas atualmente, além de ser uma alternativa em tempos de distanciamento social. Nos últimos anos, ele não para de ganhar popularidade. Segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, cerca de 48% dos brasileiros com smartphone e internet realizaram uma transação financeira com a tecnologia somente em 2020.
Se você está sempre buscando oferecer as melhores soluções para os seus clientes, o código QR pode ser um grande aliado. Além de melhorar a experiência de compra, ele também traz vantagens competitivas para sua empresa.
QR é uma sigla para “quick response” ou, em português, “resposta rápida”. Esse código de barras bidimensional pode ser lido por qualquer dispositivo móvel por câmera, que vai usar a internet para acessar as informações desejadas.
Depois dessa leitura rápida, esse código permite que os usuários visitem sites, consultem diversos tipos de informações e, até mesmo, efetuem pagamentos. Nesse último caso, eles são ágeis e seguros tanto para compras online quanto pagamentos em pontos físicos.
O código QR é gerado diretamente no aplicativo da instituição onde se tem conta, sendo o código QR dinâmico ou código QR estático. O modelo estático pode ser usado em várias transações, contendo as informações bancárias do vendedor. Nesse caso, o cliente insere o valor do produto ou serviço.
Já o modelo dinâmico pode ser usado somente para uma transferência. Ou seja, é gerado um código para cada transação ou pagamento específico. Nele, é possível inserir todas as informações, como o valor e identificação do recebedor.
A implementação do código QR como ferramenta de cobrança além de ser simples, facilita a vida dos consumidores, que precisam apenas de um celular em mãos para concluir a compra de forma rápida e segura.
Entre os principais benefícios dos códigos QR estão:
Sim! Desde maio de 2021, as pessoas jurídicas conseguem cobrar com Pix usando o código QR. Isso permite que os códigos QR funcionem de forma semelhante ao boleto bancário, seja para vencimentos imediatos ou em datas futuras.
Esse tipo de cobrança com QR usa códigos dinâmicos - os exclusivos para cada transação. Para usar essa ferramenta, o negócio emite um Pix Cobrança, adicionando as informações necessárias para o pagamento, como valor, data de pagamento, descontos, juros e multa. No caso dos e-commerces, os códigos têm prazo de expiração.
Com esse método, o cliente só precisa escanear o código e confirmar o pagamento. O sistema Pix Cobrança se encarrega de transferir o dinheiro!
👉Leia mais: Conta PJ: o guia completo para sua empresa
Oferecer diversas formas de pagamento é indispensável para qualquer empresa que deseja atrair mais clientes, deixar os consumidores satisfeitos e fidelizá-los. Ou seja, se você quer vender mais e melhor, não deixe de contar com os códigos QR.