A Nutty Bavarian, apesar do nome, é uma empresa que nasceu em Orlando, Flórida (EUA), em 1989. Da Baviera, na Alemanha, só mesmo a ideia de vender castanhas glaceadas. Em pouco mais de 30 anos, a empresa se espalhou pelo mundo e conta com 900 pontos comerciais. Desses, 135 ficam no Brasil, onde a empresa desembarcou em 1996. Seus quiosques estão espalhados por shopping centers, aeroportos, rodoviárias, pet centers e outros locais que normalmente têm alta circulação, o que, somado ao aroma inconfundível do produto, serve de marketing e leva a muitas compras por impulso.
O problema é que, assim como muitos negócios, a Nutty não contava com uma operação on-line e sofreu com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. A redação do Mercado Pago conversou com André Novaes, gerente de franquia da empresa, para descobrir as estratégias para passar pelo isolamento e impulsionar os negócios na retomada do comércio presencial. Aproveite, pegue uma castanha e descubra, a seguir, qual a relação do senhor Cabeça de Batata, um dos personagens mais icônicos dos filmes Toy Story, com tudo isso. Nós sabemos que você também está curioso.
André Novaes – Foi duro. Não tem o que dizer. A abertura de uma loja no Mercado Livre foi muito importante. A oferta pela Central de Descontos do Mercado Pago também, é um case de sucesso. Mas até chegarmos nisso, foi um desafio.
Além disso, a solução está andando muito bem, mas até pelas características do produto, que conta com muitas compras por impulso, não dá para comparar com o movimento pré-pandemia.
André – Muito! Os pontos estão voltando aos poucos. Os horários de funcionamento ainda estão reduzidos, principalmente nos shoppings, mas tem sido bem interessante e a parceria com o Mercado Pago nas vendas por código QR está fazendo a diferença.
André – Até dezembro nossos clientes têm um desconto de R$ 10 nas compras a partir de R$ 30 pagas por meio do código QR, sendo que o Mercado Pago dá R$ 5 de desconto e o franqueado, mais R$ 5.
André – Em junho, tivemos 2 mil transações com o código QR do Mercado Pago. Em julho, foram 4 mil. Agora, até o dia 20 de agosto (um dia antes da realização desta entrevista), já tivemos mais de 4 mil transações deste tipo. Está sendo muito interessante!
Hoje, as vendas com QR representam 20% da nossa operação. Em julho, já que agosto ainda não tem números fechados, o Mercado Pago deu R$ 19.330 em desconto para nossos clientes e nós, outros R$ 19.330.
André – A Nutty tem realmente uma história longa e de sucesso com o Mercado Pago. É uma parceria muito legal, que conta com uma série de ações. Com isso, muitos dos nossos consumidores já estão acostumados a usar o Código QR para pagamento. O que facilita muito neste momento de retomada das atividades presenciais, até para reduzir contato físico.
André – Já conseguimos retomar mais de 25% do faturamento mensal que tínhamos antes da pandemia. Agora, para agosto, estamos prevendo algo próximo de 50%, talvez até um pouco mais. E até novembro estimamos um retorno à normalidade ou, ao menos, 90%.
André – É uma ação que estamos organizando, também com parceria do Mercado Pago, para outubro, para o Dia das Crianças (12/10). Nós licenciamos o brinquedo junto à Hasbro, agora que ele voltou a ser bastante popular por conta de Toy Story, e vamos usá-lo como chamariz.
Estamos investindo em marketing e as três unidades que mais venderem por meio do código QR do Mercado Pago serão premiadas com R$ 3 mil cada. Deste prêmio, R$ 6 mil é o Mercado Pago que está dando.
Mas isso é novidade, não vai contar para ninguém! (risos)
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