Empréstimo. Essa palavra chega a dar arrepios para muitos empresários. É como se fosse sinônimo de problemas no negócio ou de uma tentativa de cobrir algum rombo ou algo parecido. Quase como se o fato de solicitar crédito para o negócio fosse a mesma coisa que estar ou ficar endividado.
Mas a realidade é bem diferente dessa. É claro que muitos ainda recorrem aos empréstimos e financiamentos para sair de uma situação difícil - e não há problema nenhum nisso, desde que feito com organização financeira -, no entanto, esse está longe de ser o único motivo. Muitas vezes, na hora de começar um novo negócio ou expandir, é preciso ter um aporte financeiro que pode vir de um financiamento. Por isso, essa é sempre uma opção que deve fazer parte do leque de qualquer empresário e lojista.
Para que um empréstimo seja sempre um benefício e não acabe se tornando um prejuízo, é muito importante entender o momento certo de contar com ele. Isso depende de fatores externos e internos.
A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), também conhecida como a taxa base da economia brasileira, é usada para determinar os juros cobrados nos empréstimos. E não é cobrado apenas o valor da SELIC, há outros custos variáveis - como tarifas e impostos - que dependem de cada instituição financeira.
De maneira simplificada, inflação é o aumento dos preços de produtos e serviços em um intervalo de tempo. Mas como ela impacta no pedido de crédito? Seu aumento ou redução influencia diretamente na mudança da taxa SELIC. Isso significa que quanto mais alta for a inflação, maiores serão as taxas de juros do crédito.
O consumo geral também está relacionado à inflação, já que quanto mais os consumidores comprarem um produto, mais os preços sobem - é a lei da oferta e da procura. Por exemplo: no começo da pandemia, muita gente queria comprar álcool em gel, porém a quantidade de produto não foi suficiente para atender a todos, o que fez com que os preços subissem.
Ao identificar quais são as melhores datas para vender seus produtos, você pode se preparar para vender mais. Por exemplo, se você tem um quiosque na praia, a época que você vende mais certamente é no verão, então é preciso focar nesse período. Mas sua empresa está preparada para atender a essas demandas ou você precisa de investimentos? Muitos negócios têm a possibilidade de alcançar em poucas horas o faturamento de um mês inteiro, mas para isso é importante planejar.
Outra questão importante que envolve a sazonalidade é entender quando você tem condições de arcar com um financiamento e se preparar para pagar as parcelas em meses que costumam ser mais apertados.
Como estão suas margens - bruta, de lucro e contribuição? Elas falam muito sobre as capacidades da sua empresa e são fatores essenciais a se analisar antes de solicitar um financiamento. Inclusive, podem ser até analisadas pelas instituições financeiras na hora de aprovar o crédito.
O dinheiro que está entrando no seu caixa é suficiente ou você precisa de mais para fazer seu negócio crescer? Analisar o faturamento mês a mês permite enxergar se está no caminho certo e o que precisa fazer para impulsionar seus resultados.
Com essas informações em mente, fica mais fácil entender qual o melhor momento para uma injeção financeira para comprar estoque, contratar novos funcionários ou, até mesmo, abrir uma loja digital.
No mercado existem diversas instituições que oferecem crédito de forma rápida e sem burocracias, mas antes de escolher uma opção de financiamento, é preciso responder às seguintes perguntas:
Depois de levantar esses dados, basta escolher a melhor opção:
Um financiamento pode ser o que está faltando para o seu negócio continuar crescendo. Entenda qual a situação atual da sua empresa e descubra se é o momento de contar com um crédito para investir.