Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Crédito para empresas: qual o melhor momento para um financiamento?

Quer impulsionar o crescimento do seu negócio, mas ainda não sabe se é uma boa hora para pedir um financiamento? Não se preocupe, podemos te ajudar
Crédito para empresas - empréstimo para negócio

Empréstimo. Essa palavra chega a dar arrepios para muitos empresários. É como se fosse sinônimo de problemas no negócio ou de uma tentativa de cobrir algum rombo ou algo parecido. Quase como se o fato de solicitar crédito para o negócio fosse a mesma coisa que estar ou ficar endividado.

Mas a realidade é bem diferente dessa. É claro que muitos ainda recorrem aos empréstimos e financiamentos para sair de uma situação difícil - e não há problema nenhum nisso, desde que feito com organização financeira -, no entanto, esse está longe de ser o único motivo. Muitas vezes, na hora de começar um novo negócio ou expandir, é preciso ter um aporte financeiro que pode vir de um financiamento. Por isso, essa é sempre uma opção que deve fazer parte do leque de qualquer empresário e lojista.

 

 

Como saber quando é uma boa hora para um financiamento?

 

HubSpot Video

 

Para que um empréstimo seja sempre um benefício e não acabe se tornando um prejuízo, é muito importante entender o momento certo de contar com ele. Isso depende de fatores externos e internos.

 

 

Fatores Externos:

 

 

seta2 Taxa de juros

 A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), também conhecida como a taxa base da economia brasileira, é usada para determinar os juros cobrados nos empréstimos. E não é cobrado apenas o valor da SELIC, há outros custos variáveis - como tarifas e impostos - que dependem de cada instituição financeira. 

 

 

seta2 Inflação

 De maneira simplificada, inflação é o aumento dos preços de produtos e serviços em um intervalo de tempo. Mas como ela impacta no pedido de crédito? Seu aumento ou redução influencia diretamente na mudança da taxa SELIC. Isso significa que quanto mais alta for a inflação, maiores serão as taxas de juros do crédito. 

 

 

seta2 Consumo geral

 O consumo geral também está relacionado à inflação, já que quanto mais os consumidores comprarem um produto, mais os preços sobem - é a lei da oferta e da procura. Por exemplo: no começo da pandemia, muita gente queria comprar álcool em gel, porém a quantidade de produto não foi suficiente para atender a todos, o que fez com que os preços subissem. 

 

 

Fatores Internos:

 

 

seta2 Sazonalidade para investir

 Ao identificar quais são as melhores datas para vender seus produtos, você pode se preparar para vender mais. Por exemplo, se você tem um quiosque na praia, a época que você vende mais certamente é no verão, então é preciso focar nesse período. Mas sua empresa está preparada para atender a essas demandas ou você precisa de investimentos? Muitos negócios têm a possibilidade de alcançar em poucas horas o faturamento de um mês inteiro, mas para isso é importante planejar.

Outra questão importante que envolve a sazonalidade é entender quando você tem condições de arcar com um financiamento e se preparar para pagar as parcelas em meses que costumam ser mais apertados.

 

 

seta2 Margens

 Como estão suas margens - bruta, de lucro e contribuição? Elas falam muito sobre as capacidades da sua empresa e são fatores essenciais a se analisar antes de solicitar um financiamento. Inclusive, podem ser até analisadas pelas instituições financeiras na hora de aprovar o crédito.

 

 

seta2 Faturamento

 O dinheiro que está entrando no seu caixa é suficiente ou você precisa de mais para fazer seu negócio crescer? Analisar o faturamento mês a mês permite enxergar se está no caminho certo e o que precisa fazer para impulsionar seus resultados.

Com essas informações em mente, fica mais fácil entender qual o melhor momento para uma injeção financeira para comprar estoque, contratar novos funcionários ou, até mesmo, abrir uma loja digital.

 

 

Como ter acesso a crédito para empresas?

 

HubSpot Video

 

No mercado existem diversas instituições que oferecem crédito de forma rápida e sem burocracias, mas antes de escolher uma opção de financiamento, é preciso responder às seguintes perguntas:

  • Capital: de quanto preciso?
  • Prazo: de quanto tempo preciso para pagar?
  • Juros: qual custo estou disposto a assumir pelo dinheiro que vou receber?

 

Depois de levantar esses dados, basta escolher a melhor opção:

 

seta2 Círculo mais próximo: empréstimo com familiares e amigos geralmente é mais rápido, não há necessidade de pagar taxas e é mais flexível, porém os valores disponibilizados normalmente são mais baixos.

 

seta2 Limite do cartão de crédito: não é bem um financiamento, porém alguns utilizam como opção de crédito. Mas as altas taxas de juros tornam essa opção pouco atrativa a médio e longo prazo.

 

seta2 Créditos privados: esse tipo de crédito é feito através de bancos e instituições privadas e pode ser utilizado para questões específicas, como compra de estoque, ou qualquer outra questão que impulsione o crescimento do seu negócio.

 

 

HubSpot Video

 

 

Crédito para empresas: a chance de expandir seu negócio! 

 Um financiamento pode ser o que está faltando para o seu negócio continuar crescendo. Entenda qual a situação atual da sua empresa e descubra se é o momento de contar com um crédito para investir.

 

 

Soluções_Mercado_Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados