Não é nenhuma novidade que o e-commerce é um mercado em ascensão no Brasil. Esse segmento está em constante evolução, assim como suas modalidades de vendas. Dentre tantas possibilidades que esse universo oferece, o dropshipping e o marketplace são opções que se destacam como soluções para quem quer vender on-line.
Apesar das semelhanças, as estratégias são diferentes, cada uma com suas características e desafios. Mas ambas podem ser boas oportunidades para desenvolver negócios lucrativos na internet, basta saber qual é a melhor alternativa para seu cenário.
O que aproxima esse os dois modelos de negócio é a intermediação na hora da venda.
No caso do dropshipping, há um modelo de vendas sem estoques. Ou seja, é uma união entre bons fornecedores e clientes, deixando ao encargo do lojista – o intermediador – funções como marketing, curadoria dos produtos, atendimento e vendas.
Já no marketplace, existe uma plataforma onde o vendedor cadastra os seus produtos para comercialização. Eles funcionam como uma espécie de vitrine para que as lojas aproveitem a visibilidade do intermediador para alcançar um público maior e, assim, vender mais.
Quer mais detalhes? Entenda melhor sobre cada um desses modelos e suas vantagens a seguir!
Essa modalidade de comércio permite que o empreendedor faça vendas sem contar com estoque próprio. Desse modo, o fornecedor é o responsável por gerenciar os produtos, cuidar do armazenamento e fazer o envio das encomendas.
O vendedor tem a responsabilidade de organizar o catálogo em uma plataforma de vendas, fazer a divulgação dos itens e da loja virtual, atender os clientes e prestar o suporte – ou seja, realizar as vendas, cobrar e solicitar o envio de produtos ao fornecedor.
Entre as vantagens dessa estratégia, estão:
Entre os principais desafios de optar pelo dropshipping estão:
A analogia mais conhecida é pensar no marketplace como uma espécie de shopping center online: ele reúne diversas marcas e lojas e, por isso, atrai diversos consumidores que estão em busca dos mais variados itens.
O lojista pode disponibilizar seus produtos para que estejam exibidos nas vitrines dos marketplaces, aumentando suas vendas. Ao invés de pagar um aluguel, como no caso dos shoppings, os vendedores costumam arcar com uma espécie de comissão para o marketplace com base nas suas vendas.
Entre os principais benefícios desse modelo estão:
Conheça os desafios do marketplace:
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Como você viu, antes de optar por um dos dois modelos de vendas, é importante pesquisar e analisar com atenção para encontrar a melhor alternativa na hora de vender. Mas, sem dúvidas, ambas modalidades podem trazer resultados muito promissores para quem quer iniciar um novo negócio ou expandir suas atividades.