Criado no final da década de 1970, o e-mail marketing continua a ser uma das ferramentas mais eficientes para as empresas direcionarem as suas comunicações para públicos específicos, desenvolvendo novos relacionamentos e oportunidades de vendas.
E a tendência é que essa estratégia continue a ser essencial para as empresas que desejam potencializar os seus resultados. Segundo uma pesquisa do Statista, a previsão é que o número de usuários de e-mail chegará a 4,59 bilhões até 2025.
Se você quer descobrir se vale a pena investir nessa ferramenta, descubra agora como funciona o e-mail marketing e conheça todas as vantagens e possibilidades.
O e-mail marketing é uma ferramenta que permite às empresas desenvolverem estratégias de comunicação segmentada, isto é, voltada para um público com real potencial de consumo.
No caso, são estratégias que podem ser exploradas com diferentes tipos de e-mail, dentre eles o newsletter (com informações e notícias), o promocional (para divulgar produtos e serviços), boas-vindas (para fazer o cliente se sentir acolhido) e o sazonal (ideal para datas comemorativas), sendo todos capazes de favorecer as vendas e estreitar o relacionamento com o público.
Mas também existem outros tipos de e-mails marketing, como o retargeting, conhecido como o e-mail que visa aumentar a conversão de clientes ao lembrá-lo sobre produtos vistos, além do e-mail para clientes inativos, ideal para recuperar o interesse pelo produto ou serviço e ganhar novamente confiança na empresa.
Com isso, cada tipo de e-mail utilizado nessa estratégia pode oferecer vantagens, como:
O e-mail marketing para e-commerce pode ser feito com o auxílio de uma ferramenta de automação que possibilita a criação de fluxos de e-mails automatizados, cria gatilhos de vendas e fidelização do público e, de modo geral, aumenta a eficiência das suas ações de comunicação.
Mas mesmo otimizando o seu trabalho no envio e controle dos e-mails, ainda é preciso executar outras ações manualmente para tornar o conteúdo desses e-mails interessante, como:
1. Segmente seu público
O seu conteúdo precisa estar baseado no perfil do seu potencial cliente, por isso aprenda a segmentá-lo, mas não apenas em relação a informações específicas desse público, e sim sobre o seu status. Por exemplo, segmente os clientes inativos, novos clientes, fidelização, entre outros.
2. Tenha um objetivo para sua campanha
Para tornar o disparo dos e-mails favorável, é importante que todas as suas ações estejam alinhadas com o objetivo da sua campanha. Por exemplo, a campanha é divulgar novos produtos? Então, crie promoções, faça conteúdos de divulgação e direcione o cliente entre as suas páginas.
3. Crie conteúdos de qualidade
É preciso desenvolver conteúdos relevantes e que estejam de acordo com as dúvidas do cliente, assim, você aumenta as taxas de abertura dos e-mails e cliques, visando alguma ação específica.
4. Defina a melhor data e horário para envio dos e-mails
É importante disparar o e-mail em momentos estratégicos, isto é, em que o cliente está mais propenso a abrir e ler o conteúdo enviado, evitando que ele vá parar no spam ou esquecimento do cliente. Normalmente, as pessoas abrem o e-mail pela manhã.
5. Monitore seus resultados
Depois de desenvolver o conteúdo, escolha o momento certo de enviar o e-mail e dispará-lo para o público que você segmentou, é preciso observar a performance da sua estratégica, identificando taxas de rejeição, abertura e outras que te guiam no desenvolvimento das ações da empresa.
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Para evitar que a estratégia de e-mail marketing para e-commerce não tenha a performance esperada, é importante se atentar a alguns detalhes importantes, a começar pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que garante a privacidade e segurança de dados das pessoas na internet.
Essa lei exige que a sua empresa envie e-mails ou comunicações somente para as pessoas que realmente compartilharam os dados e deram autorização para que isso fosse feito. Ou seja, a prática de compra de listas de e-mails é proibida e pode gerar multas e restrições.
Também é importante que a pessoa confirme o cadastro entre os contatos (mailing) da sua empresa, pois, ao ter o consentimento das pessoas, você reduz a taxa de rejeição das comunicações e ainda evita que o e-mail seja direcionado à caixa de spam.
Ao implementar essa estratégia em sua empresa, é possível impactar um número maior de pessoas, como também ampliar o seu relacionamento e estimular possíveis compras com a ajuda de conteúdo relevante e com a segmentação adequada do seu público.
Comece agora mesmo e observe os resultados que o e-mail marketing proporciona.