O varejo virtual tem um público cada vez mais exigente que possui um processo de compra que não leva apenas o preço em consideração na tomada de decisão, mas também os prazos de entrega, um atendimento eficiente, a política de troca, entre diversos outros fatores da experiência.
Em muitos casos, aliás, o cliente está disposto a pagar mais para ter acesso a melhores soluções.
Por isso, os e-commerces que desejam se destacar e se consolidar, precisam oferecer um serviço de excelência e entre as estratégias que ajudam na otimização de processos está o fulfillment, um conjunto de operações e procedimentos que trazem mais eficiência a diversas etapas da logística.
O termo vem do inglês e sua tradução significa cumprimento, preenchimento, realização.
Aplicado à logística e ao e-commerce, ele também passa a ser chamado de order fulfillment que consiste em um processo que envolve a entrega de um produto vendido através da internet.
Ou seja, ele pode envolver diversas operações e etapas que vão desde o recebimento do pedido do cliente no e-commerce até a entrega ao consumidor, tendo como foco a sua satisfação.
Engana-se quem acha que ele está centrado apenas na logística, pois, para que seja efetivo e realmente consiga atender de forma satisfatória às necessidades do seu cliente, é preciso que o conjunto de operações logísticas esteja ligado a toda a cadeia de operações envolvidas.
Em outras palavras, ele precisa estar relacionado não apenas com o processo logístico, mas com outras tecnologias, atendimentos, estratégias de marketing, pós-venda, entre outros.
Aliás, para que haja essa integração, é preciso adotá-lo em diversas etapas do seu negócio, como:
O plano de ação de qualquer negócio é quem traça a rota para o sucesso da operação. Por isso, o fulfillment precisa ser considerado nesse momento, garantindo que a satisfação esteja sendo trabalhada como um objetivo em cada etapa da empresa, pois, com os aprendizados e melhorias ao longo do caminho, o plano pode ser ajustado para trazer resultados ainda melhores.
A demora para a expedição ou para receber um pedido com erro pode ser uma experiência muito frustrante para o consumidor. Nessa etapa, é importante garantir a velocidade da separação, além de uma boa conferência, inspiração e identificação dos produtos.
Existem diversos procedimentos que podem deixar a etapa de armazenamento mais otimizada, como a setorização, identificação, proximidade do picking (separação e preparação de pedidos) e a conferência do estoque através da leitura do código de barras. Aliás, esses recursos facilitam a movimentação e separação de mercadorias, deixando os processos mais ágeis.
Mesmo quando a empresa responsável pela armazenagem e transporte é terceirizada será importante integrar os processos para que as informações circulem com fluidez. Dessa forma, é importante que o acompanhamento e rastreamento dos pedidos ocorra de maneira sutil e efetiva.
Não existe processo logístico satisfatório sem um bom relacionamento com o consumidor em todas as etapas. Por isso, é preciso levar em conta desde o primeiro contato até mesmo as embalagens e o pós atendimento. Para isso, é importante ter sempre uma parte da equipe envolvida nesses processos, assegurando que o planejamento seja cumprido.
A logística reversa é um fator cada vez mais levado em conta pelos consumidores. Ela ajuda a trazer mais credibilidade para qualquer empresa, além de fidelizar e até mesmo trazer benefícios financeiros para os negócios. Por isso, não pode ficar de fora do conjunto de operações logísticas.
Como todo gestor de e-commerce sabe, a armazenagem, manuseio e transporte de produtos trazem diversos custos à operação. Nesse sentido, essa estratégia se mostra relevante por conta da otimização de todos esses processos, além de minimizar os desafios na gestão.
É por isso que os especialistas afirmam que o conjunto de operações e procedimentos logísticos executado de maneira assertiva ajuda a garantir mais pontualidade das entregas, maior satisfação perante os consumidores, além de diminuir perdas nas etapas do processo de logística.
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Entender a fundo a operação do negócio e também as necessidades dos clientes é a melhor maneira de fazer otimizações e tomar as melhores decisões para a evolução da sua empresa.
Portanto, utilizar estratégias que te ajudam no processo de logística pode não só reduzir seus custos, como te ajuda a aumentar a competitividade no mercado e criar um diferencial interessante baseado na experiência do cliente.