Conexão Mercado Pago

Gestão de estoque: aprenda a fazer em sua loja física

Escrito por Equipe Mercado Pago | Apr 21, 2022 12:00:00 PM

As vendas são consideradas as principais atividades de uma empresa e isso é indiferente ao seu tamanho ou segmento, porém para que isso aconteça é importante se atentar a outros processos internos que interferem diretamente na sua performance de venda, como a gestão de estoque. 

Manter um estoque bem organizado é crucial, pois isso não te oferece apenas a noção sobre a quantidade de mercadorias disponíveis no estoque, mas os custos de cada item, pois isso influencia diretamente no processo de precificação, oferta e venda.

 

O que é a gestão de estoque?

O estoque é considerado um dos principais ativos de uma empresa, principalmente quando se trabalha com insumos e produtos que precisam ser organizados para evitar confusões. 

Com isso, trabalhar com a gestão de estoque é essencial, pois ele reúne técnicas capazes de organizar e controlar a quantidade de cada produto, matéria-prima ou insumo disponível.

Essas técnicas ajudam a sua equipe a compreender não apenas a quantidade de itens disponíveis em estoque, mas quais deles se encontram parados por um tempo maior ou o que costuma sair com frequência e que tem um custo mais baixo ou elevado para produzir, estocar e vender. 

 

Por que é importante fazer a gestão de estoque?

Ter uma empresa com estoque cheio de produtos ou demais materiais necessários para o seu funcionamento não é sinônimo de sucesso. Pelo contrário, isso pode demonstrar uma falha no processo de vendas e organização, além de ser um investimento paralisado.

Para evitar que isso aconteça, a gestão de estoque se torna essencial, pois ela te ajuda a compreender a quantidade de produtos, insumos, entre outros itens disponíveis na sua empresa, impedindo a falta de itens ou o seu excesso, pois em ambos os casos pode ser um prejuízo.  

Algumas vantagens da gestão de estoque, são:

 

Como fazer a gestão de estoque da sua loja física?

Existem diferentes formas de adotar a gestão de estoque em sua loja física e atualmente existem sistemas desenvolvidos com diferentes funcionalidades para favorecer a gestão da sua empresa ou métodos mais tradicionais, como as planilhas que exigem um controle de armazenamento manual. 

De qualquer forma, são processos que exigem não apenas a categorização e organização dos produtos e materiais usados em sua empresa, mas o monitoramento diário para ter uma perspectiva eficiente dos processos internos de venda e logística

Para colocar isso em prática será necessário:

 

  • Selecionar o ambiente físico em que o estoque será organizado: determine um local físico onde os produtos, matérias-primas, insumos, entre outros itens usados na rotina da sua loja física deverão ser armazenados. Opte por locais seguros, ventilados e com espaço.

 

  • Fazer o levantamento de todos os itens presentes em estoque: identifique quais são os itens disponíveis no estoque e anote as informações relacionadas às quantidades, além de data de fabricação, prazo de validade e outros detalhes importantes para categorização.

 

  • Usar uma ferramenta que auxilie no processo de gestão: para facilitar o processo de gestão de estoque é possível usar sistemas / ferramentas que integram todas as informações da sua empresa, facilitando tanto o controle do estoque, quanto de vendas. 

 

  • Cadastrar todos os produtos / materiais na ferramenta: ao escolher a ferramenta que irá auxiliar a sua empresa no controle e organização de estoque, faça o cadastro de todos os produtos e materiais, assim como as informações relacionadas a eles. 

 

  • Fazer a contagem do estoque periodicamente (giro do estoque): após organizar o seu estoque é importante manter o seu controle, por isso faça o registro das entradas e saídas de mercadoria. É importante fazer uma contagem dos itens e registrar isso diariamente.

 

Comece a gerenciar o estoque da sua loja e evite dores de cabeça!

Fazer o gerenciamento do estoque da sua loja física pode te ajudar a organizar os seus processos, melhorar as vendas, além de evitar confusões que prejudicam a relação da empresa com o cliente. Encontre uma ferramenta que te ajude nesse processo e deixe o seu estoque organizado.