Você sabia que o Google foi o domínio mais visitado do mundo em fevereiro de 2020? E os números ajudam a ilustrar ainda melhor essa importância: propagandas no buscador mais popular podem aumentar a notoriedade de uma marca em mais de 80%. Além disso, os consumidores tendem a gastar 10% a mais em uma loja online quando clicam em seu anúncio.
Assim, fica mais do que evidente o impacto que investir em propaganda paga pode trazer para o comércio eletrônico. A boa notícia é que, para dar os primeiros passos, você não precisa se preocupar com burocracia. Veja, a seguir, como anunciar no Google Ads.
O Google Ads é uma ferramenta de publicidade que permite anunciar serviços e produtos no mecanismo de busca. Nela, é possível criar campanhas, monitorar os acessos ao seu e-commerce e receber ajuda de especialistas de marketing nessa jornada.
Com boas campanhas, você pode anunciar em outras plataformas da rede, como aplicativos, sites parceiros do Google e no Youtube. Para ter acesso a todas essas ferramentas, basta utilizar uma conta do Google.
O Google Ads garante total liberdade para escolher quanto quer investir, sem precisar de contrato ou dedicar o mesmo valor todo mês.
Agora que já entende melhor como funciona a plataforma, é preciso estar atento aos seguintes passos:
Você pode utilizar uma conta já existente no Google ou cadastrar uma nova para começar a anunciar e gerenciar a publicidade do seu e-commerce. Lembre-se de definir a forma de pagamento, que pode ser em boleto, cartão de crédito e pelo Mercado Pago.
Saber exatamente com quem quer falar é essencial para definir palavras-chaves atrativas para o seu público alvo. Se você não está acostumado com esse processo, o próprio Google tem uma ferramenta de planejamento: o Keyword Planner, que é gratuita para quem tem conta no Google Ads.
Listar seus objetivos é o princípio mais básico ao montar as campanhas. O objetivo é vender ou trazer novos clientes para conhecer seu site? Pense também nos produtos ou serviços que serão ofertados, para quem eles devem ser direcionados, quais as metas e o investimento disponível.
É necessário escolher os locais de destino do seu anúncio, possibilitando filtrar apenas por região ou cidade específica, dependendo daquilo que faz mais sentido para sua estratégia.
No Google Ads para e-commerce, os anúncios são enxutos. Ou seja, quanto mais claros e diretos forem seus textos, melhor. Por isso, aproveite esse espaço com criatividade e inteligência para impactar seu público de forma direta.
A definição do orçamento é ligada aos objetivos das campanhas, pois o custo depende da quantidade de pessoas que se pretende alcançar ou do volume de produtos que deseja vender.. Uma recomendação é sempre começar com um valor baixo e aumentar o investimento conforme o desempenho e resultados forem alcançados.
Com tudo isso pronto, chegou a hora de finalmente publicar seu anúncio, mas não para por aí! Com as campanhas rodando, não esqueça de monitorar o desempenho e buscar maneiras de otimizá-las sempre que possível.
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Agora que você já sabe como anunciar, separamos algumas dicas para criar uma boa estratégia de anúncios.
As campanhas nada mais são que o conjunto de grupos de anúncios que compartilham o mesmo tipo de objetivo e orçamento. Você pode segmentá-las por grupos de produtos de vendas, perfil de clientes, datas sazonais etc.
Se a ideia é aumentar as vendas, o anúncio da rede de pesquisa é uma ótima opção, pois já atinge o público interessado. A rede de display funciona melhor para o fortalecimento do branding da sua marca. O Google Shopping, por sua vez, é o formato ideal para quem tem uma loja virtual e quer divulgar seus produtos.
Faça um calendário com todas as datas importantes para sua loja virtual, organizando-as por prioridade. A Black Friday, por exemplo, é uma das mais importantes para o e-commerce. Com esse levantamento em mãos, elenque os atrativos e diferenciais e comece a montar suas campanhas sazonais.
Listar as palavras-chave ideais para sua campanha ajuda a exibir anúncios aos clientes certos. Elas devem corresponder aos termos que seu público em potencial usaria para encontrar os produtos ou serviços do seu e-commerce. Veja algumas dicas recomendadas pelo próprio Google:
O título precisa refletir o que o usuário está pesquisando, ajudando a melhorar sua visibilidade e diminuir seus custos com anúncios.
Os anúncios digitais podem ser grandes aliados do seu e-commerce, principalmente quando bem utilizados. Conheça mais sobre o Google Ads e crie estratégias de sucesso para atrair clientes e vender mais.