A cada 10 compras realizadas no e-commerce brasileiro, sete são pagas com um cartão de crédito.
Sim, por mais que a cada dia surjam novos métodos de pagamento para as compras on-line, eles ainda são os preferidos pelo público, principalmente pelo fato de possibilitarem a realização do parcelamento das compras - algo importante especialmente em lojas com um ticket médio mais alto.
Mas, apesar de ainda serem usados pela maioria dos consumidores digitais, os cartões de crédito estão longe de ser a única opção quando se fala em compras a prazo pela internet. Esse é um fator muito importante a se considerar, já que 60% das compras feitas em lojas on-line no Brasil são parceladas e 64% dos brasileiros acreditam que pagar parcelado é a única maneira de ter os produtos que mais desejam.
Ou seja, as pessoas esperam encontrar a possibilidade de parcelar suas compras quando procuram um e-commerce. Como, então, responder a elas?
Um método que ainda está atrelado ao uso do cartão de crédito, mas que permite uma flexibilidade maior na hora de oferecer parcelamentos é o uso de dois cartões. Isso ajuda a superar questões como falta de limite, por exemplo, e pode atrair mais compradores.
Mas, falando em um método diferenciado para parcelamentos, é possível oferecer o boleto parcelado. Exatamente! O segundo método mais usado nas compras on-line já permite parcelamentos, atraindo compradores que não usam cartão de crédito e, mesmo assim, querem fazer uma compra de ticket médio mais alto.
A opção funciona exatamente como nas transações à vista: o comprador recebe o boleto e faz o pagamento de cada parcela na data do vencimento, e o valor é, então, repassado ao lojista.
Normalmente, os meios de pagamento que permitem oferecer esse tipo de opção o fazem como um crédito pré-aprovado. Ou seja, o comprador passa por uma análise e só pode prosseguir com a compra caso tenha aprovação para aquele valor. Isso traz muito mais segurança para o vendedor, que fica protegido e não tem o risco de sofrer com inadimplências.
Embora em outros países seja comum pagar à vista, no Brasil é diferente. O brasileiro tem o hábito de fazer compras parceladas, já que são elas que garantem a aquisição de bens e serviços com valores elevados. Veja alguns motivos para seu e-commerce adotar os parcelamentos na hora do pagamento:
As formas de pagamento oferecidas são essenciais na hora do checkout. São elas que irão determinar se seu consumidor vai prosseguir ou não com aquela compra. Quanto mais possibilidades e facilidades de pagamento seu e-commerce oferecer, melhor será a experiência de compra do cliente e, consequentemente, maiores serão as vendas.
Ao proporcionar diversos tipos de pagamentos on-line, principalmente os parcelamentos, e criar uma boa experiência para o consumidor - que, além de segurança, encontra a possibilidade de pagar por suas compras como quiser -, sua loja investe em algo extremamente importante para qualquer negócio: a fidelização. Quando uma pessoa se sente satisfeita não só com o produto, mas com a jornada de compra que experimentou, tende a voltar para futuras transações.
Com os parcelamentos, os preços de produtos e serviços que possuem um valor mais alto ficam mais acessíveis, aumentando a chance de os consumidores comprarem e o ticket médio do seu e-commerce. Esse fenômeno impacta ainda mais as vendas quando são oferecidos pagamentos a prazo sem juros.
O consumidor é atraído não só por um bom produto, mas por uma solução completa. Nesse pacote, são esperadas opções de pagamento à vista ou parceladas. Muitas lojas virtuais vêm adotando os parcelamentos não só para produtos de custo elevado, mas também para compras do dia a dia, fazendo com que a taxa de conversão de clientes seja ainda maior.
Há muitos compradores que não possuem cartão de crédito ou não tem contas em bancos - segundo informações do Instituto Locomotiva, o número chega aos 45 milhões no Brasil - e acabam sendo prejudicados na hora de fazer uma compra significativa, pois faltam opções no checkout. É importante que seu e-commerce atenda esse perfil de público e o boleto parcelado pode ser a solução mais viável para aqueles que não possuem vínculos com instituições financeiras.
Vale muito a pena considerar métodos diferenciados de parcelamentos, principalmente para atrair mais clientes para o seu e-commerce. Esteja atento às possibilidades de parcelamentos oferecidas na sua loja digital e considere oferecer métodos diferenciados. Isso, certamente, trará bons resultados.