Conexão Mercado Pago

Parcelamentos online: vá além do cartão de crédito para vender mais

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jul 19, 2022 1:46:46 PM

A cada 10 compras realizadas no e-commerce brasileiro, sete são pagas com um cartão de crédito.

 

 

Sim, por mais que a cada dia surjam novos métodos de pagamento para as compras on-line, eles ainda são os preferidos pelo público, principalmente pelo fato de possibilitarem a realização do parcelamento das compras - algo importante especialmente em lojas com um ticket médio mais alto.

Mas, apesar de ainda serem usados pela maioria dos consumidores digitais, os cartões de crédito estão longe de ser a única opção quando se fala em compras a prazo pela internet. Esse é um fator muito importante a se considerar, já que 60% das compras feitas em lojas on-line no Brasil são parceladas e 64% dos brasileiros acreditam que pagar parcelado é a única maneira de ter os produtos que mais desejam.

Ou seja, as pessoas esperam encontrar a possibilidade de parcelar suas compras quando procuram um e-commerce. Como, então, responder a elas?

 

Quais outras possibilidades de pagamento no e-commerce?

Um método que ainda está atrelado ao uso do cartão de crédito, mas que permite uma flexibilidade maior na hora de oferecer parcelamentos é o uso de dois cartões. Isso ajuda a superar questões como falta de limite, por exemplo, e pode atrair mais compradores. 

Mas, falando em um método diferenciado para parcelamentos, é possível oferecer o boleto parcelado. Exatamente! O segundo método mais usado nas compras on-line já permite parcelamentos, atraindo compradores que não usam cartão de crédito e, mesmo assim, querem fazer uma compra de ticket médio mais alto. 

A opção funciona exatamente como nas transações à vista: o comprador recebe o boleto e faz o pagamento de cada parcela na data do vencimento, e o valor é, então, repassado ao lojista.

Normalmente, os meios de pagamento que permitem oferecer esse tipo de opção o fazem como um crédito pré-aprovado. Ou seja, o comprador passa por uma análise e só pode prosseguir com a compra caso tenha aprovação para aquele valor. Isso traz muito mais segurança para o vendedor, que fica protegido e não tem o risco de sofrer com inadimplências.



Por que oferecer parcelamentos que vão além do cartão de crédito em sua loja online?

Embora em outros países seja comum pagar à vista, no Brasil é diferente. O brasileiro tem o hábito de fazer compras parceladas, já que são elas que garantem a aquisição de bens e serviços com valores elevados. Veja alguns motivos para seu e-commerce adotar os parcelamentos na hora do pagamento:

 

  • Oferecer uma boa experiência de pagamento

 

As formas de pagamento oferecidas são essenciais na hora do checkout. São elas que irão determinar se seu consumidor vai prosseguir ou não com aquela compra. Quanto mais possibilidades e facilidades de pagamento seu e-commerce oferecer, melhor será a experiência de compra do cliente e, consequentemente, maiores serão as vendas. 

 

  • Fidelizar clientes

 

Ao proporcionar diversos tipos de pagamentos on-line, principalmente os parcelamentos, e criar uma boa experiência para o consumidor - que, além de segurança, encontra a possibilidade de pagar por suas compras como quiser -, sua loja investe em algo extremamente importante para qualquer negócio: a fidelização. Quando uma pessoa se sente satisfeita não só com o produto, mas com a jornada de compra que experimentou, tende a voltar para futuras transações. 

 

  • Aumentar o ticket médio

 

Com os parcelamentos, os preços de produtos e serviços que possuem um valor mais alto ficam mais acessíveis, aumentando a chance de os consumidores comprarem e o ticket médio do seu e-commerce. Esse fenômeno impacta ainda mais as vendas quando são oferecidos pagamentos a prazo sem juros.

 

  • Atrair consumidor

 

O consumidor é atraído não só por um bom produto, mas por uma solução completa. Nesse pacote, são esperadas opções de pagamento à vista ou parceladas. Muitas lojas virtuais vêm adotando os parcelamentos não só para produtos de custo elevado, mas também para compras do dia a dia, fazendo com que a taxa de conversão de clientes seja ainda maior.

 

  • Atrair desbancarizados

 

Há muitos compradores que não possuem cartão de crédito ou não tem contas em bancos - segundo informações do Instituto Locomotiva, o número chega aos 45 milhões no Brasil - e acabam sendo prejudicados na hora de fazer uma compra significativa, pois faltam opções no checkout. É importante que seu e-commerce atenda esse perfil de público e o boleto parcelado pode ser a solução mais viável para aqueles que não possuem vínculos com instituições financeiras.



Quer vender mais? Ofereça parcelamentos além do cartão de crédito

Vale muito a pena considerar métodos diferenciados de parcelamentos, principalmente para atrair mais clientes para o seu e-commerce. Esteja atento às possibilidades de parcelamentos oferecidas na sua loja digital e considere oferecer métodos diferenciados. Isso, certamente, trará bons resultados.