O pagamento via Pix está se tornando cada vez mais comum, além de ser o preferido pelos brasileiros. Segundo estatísticas divulgadas pelo Banco Central, somente em dezembro de 2021, foram feitas mais de 1,2 milhão de transações.
Se você já se acostumou com o pagamento instantâneo e conhece as vantagens desse modelo para suas vendas, temos uma boa notícia! Está sendo desenvolvida uma nova funcionalidade, o Pix Parcelado, também chamado de Pix Garantido. Com um lançamento previsto para o segundo semestre de 2022, ele vai permitir que compras presenciais e virtuais sejam parceladas, como acontece com o cartão de crédito.
A nova função Pix Garantido visa expandir o uso da ferramenta, otimizando o processo de pagamento e recebimento entre as empresas e clientes. Esse método funcionará de forma semelhante a um cartão de crédito.
Isso significa que a instituição financeira irá disponibilizar uma linha de crédito ao consumidor, conhecido como valor limite, e esse valor poderá ser utilizado tanto em compras à vista, quanto em compras parceladas. Uma solução parecida com o cartão de crédito, mas a diferença é que não há necessidade do cartão de plástico.
A grande mudança é que atualmente o Pix só possibilita a realização de pagamentos feitos à vista, isto é, com o dinheiro que se encontra disponível na conta do pagador, mas com o Pix garantido isso irá mudar, pois permitirá que o pagador use a função crédito para acessar os benefícios do Pix, além de considerar o parcelamento de compras em lojas que trabalham com essa possibilidade.
👉Leia também: 8 motivos para vender com Pix no e-commerce
O parcelamento das compras através do Pix conta com diversas vantagens para os lojistas, porque promete ajudar na otimização da gestão financeira e na melhoria do fluxo de caixa do negócio. Separamos alguns benefícios principais para quem possui uma loja e pretende adotar essa forma de pagamento:
Como o Pix Garantido terá as mesmas funções que um cartão de crédito, a tendência é muito grande que caia no gosto popular. E já que o Pix não envolve muitos intermediários é provável que os custos para empresas sejam menores do que os de cartão de crédito.
O Pix Garantido funciona com o auxílio de um intermediário, como os bancos e as fintechs (bancos digitais). No caso, ele opera de forma precisa e garante que os lojistas recebam o valor parcelado pelo cliente corretamente, sem atrasos. Porém, para que isso aconteça, as instituições financeiras realizam o pagamento do valor em questão ao lojista (mesmo quando o comprador não tem saldo suficiente em sua conta) e posteriormente fazem a cobrança do valor que foi “emprestado”.
Ainda não há indicações de que o Pix Parcelado terá limites de valores, assim como os cartões de crédito. Mas de qualquer forma essa funcionalidade permitirá que as empresas aumentem os seus tickets médios, possibilitando compras com valores maiores.
Embora seja muito comum que as pessoas tenham cartões de crédito, ainda existe um alto número de consumidores que não contam com essa ferramenta. Como o parcelamento via Pix depende apenas de uma conta vinculada, mais pessoas terão a possibilidade de dividir os valores de suas compras. Por consequência, os varejistas que oferecerem essa forma de pagamento terão mais chances de impulsionar suas vendas.
O Pix Garantido não irá contemplar apenas os lojistas, mas também os usuários da ferramenta. Embora seja um método novo, o recurso conta com inúmeros benefícios para os consumidores. Separamos alguns:
👉Leia mais: Conta PJ: o guia completo para sua empresa
Possuir diferentes formas de pagamento é importante para atender um número maior de clientes e alavancar suas vendas. Com a nova possibilidade do Pix Garantido, que será lançado no segundo semestre de 2022, os lojistas poderão atrair novos consumidores, como as pessoas que não realizam compras parceladas, porque não possuem um cartão de crédito.
Por isso, não deixe de acompanhar o desenvolvimento do recurso e prepare o seu negócio para adotar mais essa solução!