O processo de atração, recrutamento e retenção de talentos em uma empresa está cada vez mais desafiador, principalmente ao considerar que, atualmente, os colaboradores buscam por empregos que proporcionam não apenas uma boa remuneração, mas qualidade de vida e bem-estar.
Por isso, cabe aos recursos humanos da empresa investir em estratégias que humanizam os seus processos e ajudam a empresa a ser reconhecida como um bom lugar para se trabalhar.
As tendências de RH, por exemplo, são uma forma de minimizar esses desafios e dificuldades, pois elas contam com soluções tecnológicas que não apenas tornam seus processos ágeis e eficientes, mas favorecem sua cultura organizacional e o cuidado com os colaboradores.
Descubra, abaixo, quais são essas soluções e como elas podem transformar sua empresa.
A transformação digital é uma realidade no mercado e através dela muitas empresas passaram a adotar uma gestão mais tecnológica que potencializa seus processos e humaniza as estratégias a fim de fazer tanto o público interno, quanto o externo conversarem com mais harmonia. Isso reflete diretamente no diferencial competitivo.
Além disso, as tendências de RH são capazes de favorecer ainda mais esse processo, pois a empresa passa a exercer suas responsabilidades com estratégia e foco na qualidade, além de se moldar às necessidades do mercado e dos colaboradores.
Essa adaptação também vai refletir em outras atividades do seu trabalho, a começar pela melhoria de processos de recrutamento e seleção, potencializar as tarefas da equipe, tornar a cultura empresarial mais dinâmica, adotar uma jornada de trabalho humanizada, entre outros.
Uma das maiores tendências de RH, para os próximos meses, é a integração dos sistemas físicos e digitais a fim de otimizar processos executados nesse setor, também conhecido como “RH 4.0”.
Essa tendência é uma aposta da transformação digital em que o mercado percebe a necessidade de diferentes setores da empresa adotarem a ajuda de tecnologia para ampliar sua produtividade e, no caso do RH, tornar a gestão de pessoas mais eficiente.
Com isso, a gestão além de se tornar humanizada também fica estratégica, diminuindo burocracias e otimizando a gestão de benefícios e de processos de retenção de talentos, o que melhora a comunicação interna e a produtividade dos colaboradores.
Para investir nas mudanças, é importante começar por processos mais simples, mas que ainda assim otimizam as atividades e facilitam o trabalho do RH. Veja alguns deles abaixo:
Essa tendência, também chamada de “análise de pessoas”, consiste na coleta, organização e análise de dados internos da empresa que ajudam a compreender seu colaborador.
Ou seja, o foco é reconhecer seu comportamento e ter noção sobre suas expectativas, pois isso ajuda a empresa a se moldar diante das necessidades do colaborador ou ter conhecimento sobre como atrair novos talentos que estejam alinhados aos seus valores e necessidades.
Também conhecido como experiência do colaborador, o employee experience é uma metodologia para reduzir os ruídos que possam existir entre a empresa e os contratados. Isso favorece a performance de todos, com ganho de produtividade.
O ideal é acompanhar as jornadas, desde a contratação até o desligamento. Por isso, a importância de adotar ações que favorecem o processo, como a oferta de benefícios corporativos que se encaixam às necessidades do colaborador e dão a ele mais autonomia na hora de consumir, refletindo diretamente na sua performance.
Essa é uma das tendências de RH mais fortes atualmente, pois muitas empresas já estão adotando essa flexibilidade em virtude da pandemia, principalmente na jornada de trabalho do colaborador, permitindo que eles trabalhem no modo home office ou com horários alternativos e fluídos.
Com essa flexibilização, o colaborador não tem que se deslocar até a empresa e pode trabalhar com conforto em sua casa, refletindo tanto na sua produtividade, como na entrega de resultados.
Oferecer feedbacks aos colaboradores é uma ferramenta fundamental para alinhar as expectativas de ambas as partes e evitar ruídos que prejudicam o clima organizacional ou resultados.
Através disso, você consegue auxiliar o colaborador em seu desenvolvimento, pois mostra a ele o que precisa ser melhorado na sua performance e contribui no alcance dos objetivos da empresa.
O uso da inteligência artificial (IA) no recrutamento e na seleção de talentos tem a capacidade de facilitar o trabalho do RH, pois você pode analisar os dados de candidatos cadastrados em um software e relacioná-los às necessidades da empresa, deixando o processo mais alinhado.
Isso torna o recrutamento e a seleção mais automatizados, além de assertivos, pois será possível alinhar os candidatos com a cultura organizacional e as necessidades da empresa.
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Investir nas tendências de RH, nos próximos meses, pode transformar a cultura organizacional, tornando seus processos mais dinâmicos, eficientes e humanizados, o que garante benefícios para os colaboradores e reflete diretamente no alcance de resultados da empresa.