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Tudo que você precisa saber antes de oferecer pagamento recorrente

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jan 27, 2021 12:00:00 PM

A inovação é sempre uma necessidade para qualquer tipo de negócio que queira continuar chamando a atenção dos consumidores. 

E, atualmente, as assinaturas digitais têm se mostrado uma opção inovadora para quem quer fortalecer sua empresa. Um exemplo disso é o dado revelado por uma pesquisa da Digitalist Magazine: até 2022, estima-se que toda a receita do mercado de softwares seja gerada de maneira recorrente, ou seja, através de um modelo de assinaturas.

E as suposições são de que isso aconteça em mercados dos mais diversos. A recorrência já vinha se tornando uma opção extremamente interessante, e com os novos hábitos de consumo, se consolidou como um passo em direção ao futuro. Por isso, não importa o tamanho do seu negócio, vale a pena considerar um serviço por assinatura. Ele aumenta a retenção de clientes e pode ser o empurrãozinho que você precisa.


O que você precisa saber sobre pagamentos recorrentes?

Para oferecer um serviço de assinaturas digitais, uma boa experiência é essencial e as cobranças recorrentes certamente fazem parte dela. Elas se tratam de uma maneira de cobrar as assinaturas de maneira individual e automática. Isso significa que você não precisa fazer o processo de pagamento mensalmente - ou de acordo com o seu tipo de assinatura - e que seus clientes não ficam com o limite do cartão de crédito comprometido. Ou seja, é bom para você e para quem compra seus serviços.

Antes de oferecer esse método de pagamento, no entanto, é bom contar com algumas informações importantes que te equipam com tudo o que você precisa saber:

O que é necessário para fazer cobranças recorrentes 

Em primeiro lugar, antes de poder oferecer o pagamento recorrente no seu negócio, é preciso encontrar um meio de pagamento que conte com essa opção. Diferente do que se imagina, nem todas as plataformas têm essa solução, por isso é importante pesquisar e encontrar a que tenha as melhores condições para você.

É claro que é possível fazer a cobrança de assinaturas de outras maneiras - como através do pagamento parcelado pelo cartão de crédito, boleto parcelado ou até débito em conta -, mas a melhor experiência de pagamento fica por conta da recorrência. Isso faz com que valha a pena procurar uma boa parceria na hora de oferecer assinaturas. 

Qual frequência de assinatura você vai disponibilizar

Com um parceiro de pagamentos definido, outra questão importante deve estar muito clara: qual modelo de assinaturas será disponibilizado. Isso interfere diretamente na maneira - e na frequência - com que as cobranças serão feitas. Afinal, nem todo serviço de assinaturas é mensal. Há modelos bimestrais, trimestrais, semestrais e, até mesmo, anuais.

A escolha de qual modelo utilizar é do consumidor. No entanto, ao oferecer cada uma das possibilidades, você precisa ter a certeza de que é possível cobrar de maneira recorrente por elas.

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Quais as vantagens do pagamento recorrente para o seu negócio

Que o pagamento recorrente oferece muitos benefícios ao consumidor ficou bem claro. Mas quais as vantagens para o seu negócio? Por que não oferecer um pagamento comum, parcelado, ao invés de investir na recorrência? A verdade é que os motivos são muitos: maior taxa de aprovação de pagamentos, melhor gestão de tempo - sem emissões mensais -, planejamento financeiro eficaz e a consequente projeção do negócio, menos inadimplência, entre muitos outros.

Isso sem contar o fato de que um consumidor satisfeito com o serviço que você oferece e com a experiência atrelada a ele tende a voltar mais vezes e a indicar o seu negócio para outros. Ou seja, você sai ganhando em todos os sentidos.

Como se preparar para usar esse novo método de pagamento

Mesmo com um meio de pagamento e o tipo de assinatura definidos, há um ponto importante a se considerar na hora de contar com a recorrência: o planejamento financeiro. Esse é um ponto importante em qualquer decisão para qualquer tipo de negócio. 

Organize suas receitas, seus custos e seu faturamento. Conte com ferramentas que automatizem esse processo e te ajudem a fazer projeções. O planejamento financeiro te permite entender se é possível oferecer o serviço que você gostaria, da maneira como gostaria.


Conte com a solução de pagamentos recorrentes no serviço de assinatura da sua loja online

Cada um desses fatores te ajuda a entender como funcionam os pagamentos recorrentes, o que você precisa para oferecê-los e quais os benefícios reais que eles trazem para você e para quem adquire seu serviço de assinaturas.

Invista no seu negócio com as assinaturas digitais, através dos pagamentos recorrentes. Ele pode ser uma opção surpreendente, atraindo mais clientes e possibilidades inovadoras.