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Tudo que você precisa saber antes de oferecer pagamento recorrente

5 min de leitura Atualizado em 12/01/2024
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A inovação é sempre uma necessidade para qualquer tipo de negócio que queira continuar chamando a atenção dos consumidores. 

E, atualmente, as assinaturas digitais têm se mostrado uma opção inovadora para quem quer fortalecer sua empresa. Um exemplo disso é o dado revelado por uma pesquisa da Digitalist Magazine: até 2022, estima-se que toda a receita do mercado de softwares seja gerada de maneira recorrente, ou seja, através de um modelo de assinaturas.

E as suposições são de que isso aconteça em mercados dos mais diversos. A recorrência já vinha se tornando uma opção extremamente interessante, e com os novos hábitos de consumo, se consolidou como um passo em direção ao futuro. Por isso, não importa o tamanho do seu negócio, vale a pena considerar um serviço por assinatura. Ele aumenta a retenção de clientes e pode ser o empurrãozinho que você precisa.


O que você precisa saber sobre pagamentos recorrentes?
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Para oferecer um serviço de assinaturas digitais, uma boa experiência é essencial e as cobranças recorrentes certamente fazem parte dela. Elas se tratam de uma maneira de cobrar as assinaturas de maneira individual e automática. Isso significa que você não precisa fazer o processo de pagamento mensalmente - ou de acordo com o seu tipo de assinatura - e que seus clientes não ficam com o limite do cartão de crédito comprometido. Ou seja, é bom para você e para quem compra seus serviços.

Antes de oferecer esse método de pagamento, no entanto, é bom contar com algumas informações importantes que te equipam com tudo o que você precisa saber:

seta2 O que é necessário para fazer cobranças recorrentes 

Em primeiro lugar, antes de poder oferecer o pagamento recorrente no seu negócio, é preciso encontrar um meio de pagamento que conte com essa opção. Diferente do que se imagina, nem todas as plataformas têm essa solução, por isso é importante pesquisar e encontrar a que tenha as melhores condições para você.

É claro que é possível fazer a cobrança de assinaturas de outras maneiras - como através do pagamento parcelado pelo cartão de crédito, boleto parcelado ou até débito em conta -, mas a melhor experiência de pagamento fica por conta da recorrência. Isso faz com que valha a pena procurar uma boa parceria na hora de oferecer assinaturas. 

seta2 Qual frequência de assinatura você vai disponibilizar

Com um parceiro de pagamentos definido, outra questão importante deve estar muito clara: qual modelo de assinaturas será disponibilizado. Isso interfere diretamente na maneira - e na frequência - com que as cobranças serão feitas. Afinal, nem todo serviço de assinaturas é mensal. Há modelos bimestrais, trimestrais, semestrais e, até mesmo, anuais.

A escolha de qual modelo utilizar é do consumidor. No entanto, ao oferecer cada uma das possibilidades, você precisa ter a certeza de que é possível cobrar de maneira recorrente por elas.

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seta2 Quais as vantagens do pagamento recorrente para o seu negócio

Que o pagamento recorrente oferece muitos benefícios ao consumidor ficou bem claro. Mas quais as vantagens para o seu negócio? Por que não oferecer um pagamento comum, parcelado, ao invés de investir na recorrência? A verdade é que os motivos são muitos: maior taxa de aprovação de pagamentos, melhor gestão de tempo - sem emissões mensais -, planejamento financeiro eficaz e a consequente projeção do negócio, menos inadimplência, entre muitos outros.

Isso sem contar o fato de que um consumidor satisfeito com o serviço que você oferece e com a experiência atrelada a ele tende a voltar mais vezes e a indicar o seu negócio para outros. Ou seja, você sai ganhando em todos os sentidos.

seta2 Como se preparar para usar esse novo método de pagamento

Mesmo com um meio de pagamento e o tipo de assinatura definidos, há um ponto importante a se considerar na hora de contar com a recorrência: o planejamento financeiro. Esse é um ponto importante em qualquer decisão para qualquer tipo de negócio. 

Organize suas receitas, seus custos e seu faturamento. Conte com ferramentas que automatizem esse processo e te ajudem a fazer projeções. O planejamento financeiro te permite entender se é possível oferecer o serviço que você gostaria, da maneira como gostaria.


Conte com a solução de pagamentos recorrentes no serviço de assinatura da sua loja online

Cada um desses fatores te ajuda a entender como funcionam os pagamentos recorrentes, o que você precisa para oferecê-los e quais os benefícios reais que eles trazem para você e para quem adquire seu serviço de assinaturas.

Invista no seu negócio com as assinaturas digitais, através dos pagamentos recorrentes. Ele pode ser uma opção surpreendente, atraindo mais clientes e possibilidades inovadoras.

 

Melhore a previsibilidade financeira da sua empresa com o pagamento recorrente


Escrito por:

assinatura_equipe

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