Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, não é mesmo?! Nós entendemos. Cenário político-econômico incerto. Mesmo com quedas no desemprego, leve aquecimento da economia, a administração de um negócio está sempre sujeita à uma série de informações inerentes ao estoque, entradas, saídas, relatórios, projeções, expectativas, capital de giro e, principalmente, fluxo de caixa.
Com as oscilações nos juros dos bancos e as altas taxas de inadimplência do pagador brasileiro, conseguir empréstimos para empresas tem se tornado cada vez mais uma missão quase impossível, o que, muitas vezes, inviabiliza a operação de empresas com fluxos de caixa mais longos, que fariam bom uso da antecipação de dinheiro.
Independentemente da qualidade dos produtos que oferece ou da excelente experiência de compra agregada ao consumidor da sua loja, no final do dia, vários fatores contribuem para a loja permanecer operante, e o maior deles é o dinheiro.
Pense em uma operação de um negócio que envolve funcionários, fornecedores, softwares, plataformas, impostos, matéria-prima e outras despesas. Há aqui certa previsibilidade do montante total que precisará ser debitado todo mês. O que é um pouco mais difícil, porém, é a mesma previsibilidade com relação aos pagamentos e recebimentos. Aliás, um ponto a ser ressaltado é que são comuns os casos de empresas que postergaram os recebimentos a ponto de faltar dinheiro em caixa para efetuarem os pagamentos da própria operação, inviabilizando-a.
Um fator que “bagunça” ainda mais esse fluxo são os recebimentos parcelados no cartão de crédito. Se seu negócio deixa de oferecer essa opção, perde clientes. Se oferece, perde a previsibilidade e o imediatismo dos recebimentos, já que esse tipo de pagamento pode demorar - e muitos dias - para ser recebido pelo seu negócio.
É uma sinuca de bico.
👉 Quero aprender mais Estratégias de vendas para minha empresa
A prática de antecipação de dinheiro ou valores é conhecida no mercado, principalmente para negócios que ainda faturam em classes que os bancos consideram faturamentos baixos. O processo de aplicação para solicitar a antecipação de dinheiro requer um determinado faturamento comprovado constante por um período determinado, geralmente de seis meses, somente para poder iniciar uma avaliação e, depois, talvez conseguir uma liberação.
Esse cenário foge totalmente de uma empresa que inicia suas atividades.
Essa prática culmina em barrar o crescimento exponencial que muitas empresas poderiam ter, forçando-as a receber o montante que já venderam somente depois de alguns dias - estipulados pelas operadoras de crédito.
Aqui no Mercado Pago nos preocupamos em oferecer oportunidades aos vendedores, para que possam investir no seu negócio e crescer. Também queremos ver cada vez mais empreendedores e novas lojas surgindo para movimentar o mercado.
Por isso, nossos especialistas procuraram uma maneira de fazer o meio de campo e uma antecipação de dinheiro fácil, rápida e a taxas justas. Isso se tornou possível com o programa de recebimento do dinheiro das suas vendas na hora.
Normalmente, as lojas online recebem o valor das suas vendas nas opções D14 e D30, isto é, 14 ou 30 dias corridos após a realização da venda. Quando o pagamento é parcelado, também existe a opção de receber de acordo com a compensação de cada parcela (em 30, 60, 90, entre outros). Agora, quem vende com a plataforma do Mercado Pago tem a opção de receber na hora em que as transações acontecem, a uma taxa de 4,99% - para as soluções de venda online.
Pode parecer pouca diferença, mas ao antecipar os recebimentos para o recebimento na hora, as empresas passam a ser empoderadas com o capital de giro que já é delas e podem aproveitar oportunidades de reinvestir o montante no próprio negócio, expandir o quadro de funcionários e melhorar processos e operações, visando faturamentos maiores.
Melhor do que a gente falando do recebimento das suas vendas na hora é um cliente satisfeito falando da diferença que essa opção fez para seu negócio:
Do segmento de dropshipping, João Victor Maia é vendedor do Mercado Pago há cerca de um ano e meio. De acordo com ele, “a antecipação de valores do Mercado Pago com o dinheiro na hora foi crucial para o meu negócio. Comecei meu e-commerce em 2018 e era praticamente impossível na época conseguir a liberação dos valores que eu recebia de forma instantânea”.
No Mercado Pago, a antecipação para o recebimento na hora é feita sem taxas abusivas, burocracias ou necessidade do empreendedor se submeter a processos longos, complexos e demorados, o que é uma prática comum dos bancos e outras plataformas. O objetivo é dar a agilidade que o empreendedor precisa para matar seu leão de cada dia.
Como disse João Victor, “no começo de tudo, me lembro que somente se eu tivesse um faturamento acima de R$ 65 mil constante por 6 meses era possível passar por uma avaliação junto aos meios de pagamento, para talvez conseguir uma liberação. Mas, para quem está entrando no mercado, isso foge um pouco da realidade. Principalmente para alguém que, como eu, está começando, de baixo”.
Para simplificar a linha de raciocínio, o recebimento do seu dinheiro na hora no Mercado Pago funciona assim: o cliente pagou, seu e-commerce recebe. E, melhor, com uma das taxas mais baixas do mercado. Tudo para você melhorar a gestão do seu negócio, ter mais controle sobre seu fluxo de caixa e poder expandir seu empreendimento. “Parece não fazer tanta diferença, mas após a liberação do do dinheiro na hora, com a liberdade de poder usufruir dos valores de forma imediata, que somente o Mercado Pago proporcionou a mim e a várias outras pessoas no mercado no começo de 2019, foi um processo muito bacana, porque tive muito mais rapidez e oportunidades para fazer investimentos, contratar pessoas e poder montar uma operação melhor. Muito mais do que quando precisava de 14 ou 30 dias para receber”, completou o empresário.
Para o Mercado Pago não faz sentido você ficar esperando dias para receber o dinheiro - que pode te fazer falta - de uma transição já validada e que já aconteceu.
Outra funcionalidade de extrema importância do dinheiro na hora do Mercado Pago é a possibilidade que dá para os lojistas de escolher o melhor dia para receber. Mude quando quiser a data dos seus recebimentos, porque a gente sabe que ninguém melhor do que você para dizer qual é o momento ideal para o seu negócio receber e quanto está disposto a pagar de taxas.
“É muito importante o fato de que essa antecipação é feita sem taxas abusivas, sem burocracias e sem a necessidade de passar por um processo chato e demorado, como algumas outras plataformas estão tentando fazer hoje”, relatou João Victor Maia.
Para ele, “a possibilidade de receber o dinheiro das vendas na hora é um ponto muito positivo para o Mercado Pago, porque eu imagino o quanto de risco uma plataforma assume ao fazer uma melhoria desse tipo. E isso traz um retorno muito grande para quem vende, porque as pessoas que têm boa índole e boa vontade para fazer um negócio sólido, duradouro e ético encontram uma oportunidade de fazer um serviço melhor para seus clientes”.
Quer experimentar uma vida empreendedora mais planejada, previsível e ter oportunidades de visualizar melhor seu fluxo de caixa? Faça como o João Victor e outros empreendedores ainda hoje! Abra sua conta no Mercado Pago agora mesmo!
💡 Leia também:
Qual o prazo de liberação do dinheiro em transações com Mercado Pago?
Antifraude Mercado Pago: como melhorar a aprovação de pagamentos?
Como aumentar suas vendas com relatórios e dashboards
Como usar a ferramenta de gestão do Mercado Pago na sua empresa