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Como criar uma vitrine virtual para o seu e-commerce

Escrito por Equipe Mercado Pago | Sep 22, 2021 12:00:00 PM

Quando você está andando na rua ou em um shopping e passa em frente a uma loja, logo repara na vitrine, certo?!
Sempre arrumada, enfeitada, personalizada, criativa - tudo isso para chamar a atenção de quem passa em frente.

A vitrine nada mais é que o primeiro contato com o cliente, a causadora da primeira impressão. E, afinal de contas, a primeira impressão é a que fica. Mas e se você estiver navegando pela web?

Na internet também funciona assim. Com apenas uma pesquisa, é possível encontrar inúmeras vitrines virtuais. Mas afinal, o que elas são? 

 

 

O que é uma vitrine virtual?

Ao abrir a página inicial de um e-commerce, nos deparamos com logotipo da marca, fotos dos produtos, banners, pop-ups. Isso nada mais é que a vitrine virtual, a primeira impressão que um possível comprador tem daquela marca.

Essa página é extremamente importante para a sua loja virtual, já que é através dela que as pessoas conhecem seus produtos. Com ela, você tem a possibilidade de atrair clientes e fortalecer a imagem da sua marca, além de aproximar a sua loja virtual do público, destacando seus produtos e criando um layout personalizado e exclusivo.

Por esses motivos, a vitrine virtual deve ser muito bem planejada. Não pensada somente para expor e destacar seus produtos, mas também para criar gatilhos de venda, despertando a vontade e criando um sonho de consumo nos compradores.

Para isso, ela deve ser mais do que bonita, ela deve ser organizada e, principalmente, convidativa, fazendo com que seu público se sinta envolvido no ambiente e com a marca. Com uma página atrativa, a experiência do consumidor em seu site será melhor, gerando um impacto positivo nas suas vendas.

 

 

   💡 Leia também: estratégias de vendas - guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

 

Como criar a sua vitrine virtual?

Sabendo da importância da vitrine virtual para o seu e-commerce, como, então, criar uma página atrativa e funcional? Separamos algumas dicas que irão te ajudar:

 

Layout responsivo:

É fundamental que seu site seja compatível com qualquer dispositivo, tanto desktop quanto smartphone, e com tamanhos diferentes de telas. Tendo um layout responsivo, todas as informações da página serão adaptadas ao dispositivo que o consumidor estiver utilizando, melhorando sua experiência de compra.

 

Layout organizado:

É crucial manter a página atraente e limpa, sem poluição visual. Para isso, você deve manter as imagens, banners e pop-ups bem organizados, sem dificultar a navegação dos consumidores. 

Pense no que você gostaria de encontrar ao acessar um site, bagunça ou clareza para encontrar aquilo que procura? É exatamente assim que deve ser construída sua vitrine digital, com foco no que é interessante para o cliente e não uma tentativa de expor tudo que seu e-commerce tem.

 

Produtos em destaque:

Com o layout responsivo e organizado, outra dúvida acaba surgindo: quais produtos devem preencher a vitrine virtual do seu e-commerce? A resposta é simples: aqueles que chamam a atenção do comprador e que você quer que fiquem em evidência.

Ou seja, é essencial saber quais são os itens mais vendidos para que eles sejam os primeiros a aparecerem quando um comprador acessar sua loja.

Além disso, é na vitrine virtual que você pode colocar os lançamentos e aqueles produtos que deseja vender mais. Essa pode ser uma boa estratégia para movimentar algo que esteja parado em estoque, mas sempre combinando com opções que chamam a atenção do consumidor.

 

Promoções:

Todo mundo gosta de acessar um e-commerce e dar de cara com as promoções disponíveis. Por isso, as ofertas da sua loja devem estar logo na vitrine virtual, chamando a atenção do comprador.

 

Aqui, vale uma dica importante: utilize a estratégia de preço "de/por", mostrando o preço comum em comparação com o promocional. Isso mostra ao comprador que há uma boa oportunidade de compra e aumenta a taxa de conversão.

Quando se trata de promoções, também é importante focar em datas sazonais. As condições especiais da Black Friday, por exemplo, merecem ficar expostas na sua vitrine digital, afinal você quer que o consumidor tenha acesso fácil a elas.

E assim com outros eventos importantes para o e-commerce, como o Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães.

 

Identidade visual:

É muito importante criar uma página que tenha a cara do seu e-commerce. Nesse sentido, a escolha das cores é fundamental, já que elas são grandes responsáveis pela comunicação entre o seu negócio e os seus clientes.

Você deve pensar, principalmente, na boa visualização da vitrine, utilizando cores que não atrapalhem a leitura do público, além de considerar um bom contraste, deixando todas as informações claras e bem dispostas. 

Outra questão importante quando se fala em cores são os botões, principalmente o de "comprar". Fazer um estudo da cor que melhor se adequa aos botões da sua loja impacta diretamente as taxas de conversão. Por isso, vale pesquisar bem antes de fazer uma escolha e, até mesmo, realizar testes A/B para chegar ao melhor resultado. 

No caso da identidade visual da sua vitrine virtual, a sazonalidade também deve ser considerada. Banners e cores diferentes para datas especiais chamam a atenção do consumidor e levam à ação esperada - a compra.

 

Fotos e descrições de produtos caprichadas:

Criar um layout incrível para a sua loja virtual e utilizar fotos com baixa qualidade e textos incompletos não dá certo. Então, busque imagens bonitas, com alta qualidade e que chamem a atenção de quem está navegando pela página.

E lembre-se: caprichar nos textos de descrição dos produtos também é indispensável!

Neste ponto, é muito importante se lembrar de que o comprador não tem uma experiência com as peças físicas, por isso precisa de todas as informações e comparativos possíveis. Em um e-commerce de roupas, por exemplo, vale oferecer as medidas de cada tamanho e fotos de modelos vestindo os manequins disponíveis.

Dependendo do tipo de produto, vídeos também podem ser uma boa pedida. Eles podem estar tanto na página do produto, quanto em um link. Afinal, com eles é muito mais fácil mostrar detalhes importantes do produto, que podem levar a uma compra.

Um vídeo disponível na página de descrição de qualquer item pode levar a um aumento de 40% da taxa de conversão - um número interessante para qualquer tipo de negócio.

 

Tempo de carregamento da página:

Ninguém gosta de entrar em um site e ficar esperando as páginas carregarem, principalmente a primeira página. Muitas pessoas até desistem de esperar. Então, para melhorar a experiência dos usuários em seu e-commerce, é importante que o tempo de carregamento da página seja breve - mais precisamente, que fique entre 2 e 3 segundos, no máximo. 

Quando o tempo de espera passa disso, dois fenômenos acontecem: (1) o consumidor resolve procurar outro e-commerce para encontrar o que precisa e (2) o Google coloca esse site mais para baixo no ranqueamento nas pesquisas.

Ou seja, as perdas são muito grandes. Por isso, vale investir em um bom carregamento, pensando em utilizar sempre elementos leves - principalmente imagens - e fazendo testes para garantir que o tempo seja reduzido ao máximo até que tudo apareça como deveria.

Para dar o primeiro passo na criação da vitrine virtual do seu e-commerce, você deve conhecer bem o seu público. Só assim conseguirá criar uma página incrível, convidativa e que dará o melhor retorno para sua empresa. Com isso em mente, considere o que quer colocar - os produtos principais da sua marca, os mais vendidos, lançamentos, promoções ou até organizando seus itens por categorias.

 

 

💡 Leia também: Estratégias de atendimento Pós-Venda para retenção de clientes 

 

 

Conte com mais essa ferramenta para vender mais no seu e-commerce

E aí, você já sabe como vai montar sua vitrine virtual? Por ser o cartão de visitas e uma parte importante para o crescimento do seu e-commerce, é importante lembrar de todos os cuidados que devem ser tomados na hora de criá-la.

Seja organizado e estratégico, alinhando sempre os objetivos do seu negócio e acompanhando as métricas de venda. Isso é fundamental para trazer bons resultados e aumentar as chances de conversão para a sua empresa.