Com o aumento das vendas on-line, administrar uma loja virtual não tem sido uma tarefa das mais simples. Diariamente, é preciso conviver com desafios como, por exemplo, a atração de novos compradores, taxas de conversão e aprovação, fidelização e retenção dos clientes, segurança de pagamentos on-line, entre muito outros. Para lidar com todas essas questões, é necessário investir em gestão e ações que contribuam para o sucesso do seu negócio.
Nesse sentido, os indicadores de desempenho conhecidos como KPI’s – Key Performance Indicators – são a melhor forma de fazer uma gestão eficiente baseada em dados, relatórios e análises. Eles são responsáveis por mensurar o desempenho de algo. Nos e-commerces, os KPI’s estão relacionados a diversos fatores que auxiliam os gestores a determinarem se a loja virtual é bem-sucedida, o que funciona bem e como pode ser melhorada para aumentar seus lucros.
Para uma boa tomada de decisão, é imprescindível aprender a transformar dados em informações relevantes. Mas, afinal, quais são os melhores indicadores para mensurar a performance do e-commerce? Existem alguns KPI’s fundamentais para avaliar o seu negócio. São eles:
Esse é um dos principais indicadores para sua loja on-line. Por isso, é recomendável medir o tráfego e acompanhar o número de visitas diárias, semanais e mensais, além de entender os canais e origens desse tráfego. Com esses dados em mãos, você pode analisar motivos de quedas ou picos de tráfego e pensar em ações de melhoria. Uma boa dica é definir metas e estabelecer estratégias para alcançá-las.
Você sabe quais as páginas do seu site mais visitadas e as menos visitadas? A análise de páginas específicas ajuda a entender as preferências dos seus clientes e como eles interagem com seu e-commerce. Outras informações também extremamente relevantes nesse sentido são o mapa de calor - que funciona como um rastreamento das atividades dos consumidores, ajudando a entender em quais seções, links e produtos ele clicou e quantas vezes o fez - e a busca por produtos que não foram encontrados.
Esse KPI indica se o conteúdo loja está ajudando na conversão e se o tráfego é qualificado. Se os números estiverem abaixo das médias de mercado, considere alterar as palavras-chave, as campanhas de publicidade e até mesmo as informações do produto.
Outro ponto nesse sentido é a velocidade de carregamento do seu site, que pode comprometer os resultados. Lembre-se: taxa de conversão é a quantidade de visitantes que geram pedidos no seu site, por isso verifique se existe algo que pode estar dificultando o fechamento de suas vendas.
Essa métrica busca entender quantas das vendas foram de fato concretizadas. Alguns exemplos de vendas que foram finalizadas, mas não faturadas são os boletos não pagos e cartões de crédito recusados. Se a cada 100 pedidos gerados no seu site, 25 se enquadram nesses casos, sua taxa de aprovação é de 75%.
Esse indicador do Google Analytics analisa o número de visitantes que acessaram uma página do seu e-commerce e o abandonaram sem nenhuma interação, logo após o carregamento do site. Ou seja, o conteúdo não está muito atrativo e não gera interesse no usuário. A taxa de rejeição é medida percentualmente. No geral, quanto menor a taxa de rejeição, melhor.
Algumas pesquisas apontam uma taxa média de abandono de carrinho de compras no comércio eletrônico como um número bastante alto: 67,75%. Mas por que será que isso acontece? Aí cabem testes para descobrir possíveis problemas como cupons que não funcionam, custo de frete, prazo de entrega, entre outros. Somente testando o funil é possível verificar os possíveis problemas e ajustá-los.
Também conhecida pela sigla CAC, a métrica de Custo de Aquisição de Clientes é basicamente um termômetro para eficácia das suas ações. Em suma, o número se refere ao quanto você gastou para adquirir os clientes que conquistou. A fórmula é bastante simples: Total do valor investido / Total de clientes adquiridos = CAC. A grande questão é lembrar de contabilizar itens como salário da equipe, investimento em ferramentas, aquisição de mídia, etc.
Essa métrica nada mais é que o valor total das vendas, dividido pelo número de pedidos recebidos. Ou seja, quanto, em média, cada cliente gasta no seu e-commerce.
👉 Leia também: Como pagamentos online podem ajudar em períodos difíceis nos negócios
Como você viu, os KPI’s são importantes para garantir que os objetivos na sua loja virtual sejam alcançados. Gerenciar um site sem essas métricas é tomar decisões totalmente no escuro, baseado no feeling. Os indicadores fornecem informações valiosas sobre seu negócio, para que você tome as decisões estratégica mais efetivas.
No entanto, os dados sozinhos não resolvem nada. É preciso analisar, saber interpretar e transformar isso tudo em um planejamento de ações que ajudem a impulsionar suas vendas, e entender problemas que podem estar acontecendo.
Agora que você já sabe quais as métricas importantes para o seu e-commerce, comece a utilizar essas informações de forma estratégica, melhorando processos e atingindo melhores resultados. Escolha parcerias no seu e-commerce que ofereçam clareza e tragam soluções de relatórios, pagamentos online e dados que façam, de fato, a diferença para o sucesso do seu negócio.