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Por que o relatório de conciliação é tão importante no e-commerce

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Administrar um negócio sem informações detalhadas do que está acontecendo com ele é como ter que chegar a um lugar para onde você nunca foi sem um mapa. Você pode tentar diversos caminhos diferentes e, no final, acabar perdido, sem saber exatamente onde está ou como fazer para sair dali.

É por isso que, quando se trata de empreendedorismo e administração de empresas, uma boa gestão é sempre imprescindível. Afinal, como saber se seus esforços estão funcionando no escuro? No e-commerce não é diferente. Principalmente quando, no Brasil, cerca de 60% das lojas digitais abrem falência antes de um ano de atividade e 80% não sobrevive até os 18 meses, de acordo com informações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Essa boa organização administrativa e visão clara se tornam ainda mais importantes em momentos delicados ou de crise, quando é preciso saber quais atitudes tomar para manter a saúde do negócio e permanecer até que a situação melhore.

Parte importante das estratégias de gestão de um e-commerce, os relatórios de conciliação são como mapas que mostram onde uma loja está, como chegou ali e o que é preciso fazer para ir para onde se deseja.

 

 

O que é um relatório de conciliação?

Estes documentos se tratam de planilhas e relações que detalham a realidade financeira de um e-commerce através de suas transações: recebimentos, retiradas, contestações de pagamentos, reclamações, extratos, créditos, débitos, dinheiro em conta, entre outras informações importantes.

Dependendo das plataformas e soluções com que você conta em sua loja digital, esses relatórios podem ser gerados de forma automática e por períodos específicos, permitindo aquela visão amplificada e clara de como estão os resultados dos seus esforços.

 

Por que os relatórios de conciliação são tão importantes para o sucesso do e-commerce?

Com tantas informações detalhadas em mãos, fazer a gestão do seu e-commerce fica muito mais simples por diversos motivos:

 

icon_tick Acompanhar as vendas

O primeiro passo para saber se o seu e-commerce está sendo bem-sucedido é acompanhar as vendas. Estão crescendo ou diminuindo? Quais os períodos em que há mais procura? Qual segmento de produtos é o preferido dos seus clientes? Essas são informações básicas que podem ser de grande ajuda para uma loja de qualquer tamanho. Os relatórios de conciliação podem trazer esses dados de maneira simples ou mais detalhada, ajudando a entender como realmente andam suas vendas.

 

icon_tick Gerenciar reclamações e contestações

As reclamações e contestações de pagamento estão entre os maiores desafios de um e-commerce, porque além de mostrarem a insatisfação do consumidor com a experiência de compra ou com o produto comprado, podem impactar negativamente a fidelização e a aproximação de novos compradores - graças à influência das avaliações. Contar com essas questões de maneira organizada ajuda criar boas estratégias para lidar bem com elas, minimizando seus efeitos na loja digital.

 

icon_tick Conhecer mais sobre seus clientes

Os relatórios de conciliação também são essenciais na hora de entender qual o perfil dos clientes da sua loja on-line, o que é uma ferramenta incrível para criar estratégias para aumentar as vendas. Com essas informações, é possível entender qual o ticket médio de compra no seu e-commerce, de onde vêm os acessos, quais os dispositivos mais usados pelos consumidores, entre tantos outros dados.

Isso ajuda a fazer planejamentos e criar campanhas e promoções mais assertivas, alcançando exatamente o tipo de consumidor que não só vai comprar na sua loja, mas que provavelmente voltará mais vezes.

 

icon_tick Controlar seu estoque

Parece simples, mas o controle de estoque faz toda a diferença para um e-commerce funcionar bem. Imagine vender produtos que, na verdade, você não tem mais? Isso implicaria em ter que cancelar uma compra ou aumentar o prazo de entrega até que novas unidades estejam disponíveis, o que certamente deixa o comprador insatisfeito.

Com os relatórios de conciliação, essas informações também ficam bem organizadas e atualizadas, assim você pode ter a certeza de que está oferecendo apenas o que realmente está disponível na sua loja digital.

 

icon_tick Entender quais campanhas funcionam bem ou mal

Promoções e campanhas de anúncios atraem clientes para o seu negócio, mas como saber quais estratégias estão funcionando? Isso também é possível com relatórios detalhados, já que eles podem mostrar qual o caminho que os compradores fizeram até chegar ao seu e-commerce e se ficaram satisfeitos com a experiência de compra e com o produto. Além disso, com os resultados financeiros expostos de maneira detalhada, também fica mais fácil saber qual o valor disponível para investimentos em publicidade.

 

icon_tick Contar com um fluxo de caixa

O que entra, o que sai, saldo. Tudo isso faz parte do fluxo de caixa de um e-commerce e detalha seu balanço de valores. Relatórios com esses dados são imprescindíveis para checar a saúde financeira do negócio e para ajudar a mantê-lo funcionando.

Para melhorar ainda mais a administração, é possível organizar esses documentos mensalmente, fazendo o que se chama de fechamento de caixa e também criar acompanhamento periódicos, que mostram outros intervalos específicos.

 

icon_tick Entender quais os produtos mais vendidos

Você sabe quais produtos fazem mais sucesso com os consumidores na sua loja digital? Isso te ajuda a criar iscas para atrair novos compradores, investindo nos mais vendidos e é mais um benefício de contar com relatórios de conciliação completos.

 

icon_tick Detectar problemas na jornada de compra

O abandono de carrinhos é uma realidade do e-commerce pode acontecer por diversas razões. Por isso, é preciso contar com documentos e planilhas gerenciais para entender se há alguma questão na jornada de compra do seu e-commerce que tem afastado os compradores ao invés de aproximá-los. Ou seja, para garantir que mais vendas sejam concretizadas, aumentando sua taxa de conversão.

 

icon_tick Fazer investimentos e crescer seu e-commerce

Por último - mas, com toda certeza, não menos importante -, esses relatórios dão uma visão tão clara e detalhada do seu e-commerce que permitem entender quando é possível fazer investimentos, qual o valor disponível para eles e quais as áreas que mais precisam de atenção e de uma aplicação financeira. De maneira resumida, são essenciais para fazer seu negócio crescer.

 

Melhore a gestão do seu e-commerce com cenários mais reais e transparentes

Agora que a importância dos relatórios de conciliação ficou mais clara, na hora de escolher os parceiros e plataformas para seu e-commerce, conte com aqueles que oferecem a possibilidade de criar planilhas automaticamente, facilitando ainda mais a sua gestão. Se aproveite das informações detalhadas para fazer seu e-commerce crescer de forma saudável.

 

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Escrito por:

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