Quando se fala em negócios, existem muitos detalhes e números capazes de gerar dados, que, por sua vez, servem de subsídios para tomadas de decisão inteligentes.
Você sabe do que estamos falando, afinal, você tem seu e-commerce e já tem alguns números de cor e salteado: faturamento, quantidade de vendas, carteira de clientes, fluxo de caixa, recebíveis, contas a pagar, capital de giro, despesas previsíveis e imprevisíveis, e muitos outros capazes de influenciar o sucesso do seu negócio.
Esses números são fundamentais para situar sua loja virtual e determinar a saúde financeira do seu negócio, isto é, eles são responsáveis por te fornecer a visão gerencial sobre seu empreendimento, dando clareza do que precisa manter ou mudar.
Se você tem um e-commerce, um dos principais denominadores em que você precisaria estar atento é a chamado “taxa de aprovação". Mas, afinal, o que é a taxa de aprovação? Começando do começo: se seu e-commerce é uma loja virtual bem-sucedida - e a gente torce e faz de tudo para que seja - provavelmente ele está processando milhares de requisições de pagamentos via cartão de crédito.
Dentre essas muitas tentativas de pagamento, duas coisas podem ocorrer: elas podem ser recusadas ou aprovadas. A taxa de aprovação se refere ao número de transações aprovadas frente ao montante das tentativas de pagamentos realizadas. Se seu e-commerce está otimizado para elevar o número dessas taxas, tudo deve correr bem. Mas, se não está, suas taxas de aprovação estão sendo derrubadas e você está perdendo dinheiro, por alguns motivos.
👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
Verdade seja dita, existem diferentes fatores capazes de influenciar as taxas de aprovação do seu e-commerce, dificultando ainda mais na sua potencialização no mercado. Confira alguns dos mais comuns e que exigem sua atenção:
No seu e-commerce, a experiência do seu consumidor é grande responsável por assegurar ou não boas taxas de aprovação das transações de cartão de crédito. Essa afirmação se faz verdadeira uma vez que o checkout de pagamento, etapa final, onde estarão os dados de pagamento do seu comprador, precisa ser claro, simples, objetivo e extremamente assertivo.
Quando o checkout não atende a essas necessidades e se torna confuso, seus clientes ficam confusos também, dificultando a compra, reduzindo as chances de preencherem corretamente os dados do checkout, ou seja, os dados de pagamento.
Ainda no que tange à experiência do usuário, processos de compras muito longos tendem a não só cansar os usuários, mas a deixá-los confusos. Muitas janelas e muitas ações, com botões para seguir em frente dificulta a jornada de compra, dando chances ao usuário de preencher informações incorretamente - o que impactará negativamente no checkout - bem como pode simplesmente cansá-lo, fazendo-o abandonar a compra.
Sites obsoletos e desatualizados, tanto em relação à design, experiência de uso e funcionalidades, quanto em relação à integração com o provedor de pagamentos online podem ter sua taxa de aprovação afetada. Neste caso, fica difícil garantir que o envio de informações sobre a compra está sendo feito corretamente e de maneira assertiva para uma boa análise, comprometendo as aprovações de pagamento.
Muitas vezes, o motivo da recusa do cartão é extremamente simples, como: faltou um dígito no número do cartão de crédito ou o endereço de cobrança está diferente do cadastrado na fatura. Pois bem, seu sistema sabe disso. Mas e seu cliente? Mostre o motivo de recusa na hora, ajudando-o a entender o que deu errado para que possa tentar mais uma vez com a informação correta.
Os erros mais comuns são erros de digitação, principalmente no número de cartão, data de validade e código de verificação localizado atrás do cartão. Vários e-commerces têm utilizado por exemplo, a fim de reduzir os erros de digitação do número do cartão, o escaneamento via câmera de smartphone. Assim, você atende o crescente público mobile-first e reduz erros de digitação. Inteligente, né?
Falando do seu backoffice, a falta de um dashboard completo que te dê visibilidade para entender o motivo das recusas de pagamento e mitigá-las é mais um fator comprometedor na hora de impactar suas taxas de aprovação. Sem essa visão holística fica impossível encontrar onde o cano está furado, e isso pode te custar centenas de dezenas de reais em faturamento. Quando você sabe qual foi o problema, pode alertar o comprador e auxiliá-lo em uma nova tentativa de pagamento ou, até mesmo, otimizar alguma parte do seu processo de checkout.
Para que seu site venda e suas taxas de aprovação sejam boas, uma coisa é necessária: seu site e plataforma de pagamentos precisam estar no ar, isto é, estáveis, e não podem te deixar na mão, nunca. Uma plataforma ou um servidor de hospedagem que te dá problemas uma vez sempre pode voltar a dar, e isso pode acontecer na semana da Black Friday, por exemplo. Imagine o impacto disso no seu faturamento. Invista em soluções confiáveis e que não te deem problema mais tarde.
Menos é mais. Seu campo de cadastro deve contar somente as informações extremamente necessárias para realização da compra. Em suma, elas se dividem em: dados pessoais e dados de pagamento. Mantendo essa parte do processo simples, você facilita a vida dos seus clientes, fomentando a compra.
Além de tudo isso, ainda é preciso estar atento às tentativas recorrentes de fraude. Sem um sistema antifraude robusto e inteligente, essas tentativas podem gerar grandes prejuízos. Por isso, é importante contar com um software com base de dados extensa e processos que contem com análise de riscos manual, assegurando que estão sendo recusados somente os pagamentos com alto risco, e não boas compras.
Por conta dessas tentativas de fraude, é possível também que haja o desvio de entregas, clonagens do seu portal e outras formas de tentativas de ludibriar seu e-commerce para roubar sua mercadoria. No entanto, não é só você quem sai perdendo. Em alguns casos, são os dados de pagamento dos seus clientes, as entregas já compradas por eles que são violados. Isso faz com que a credibilidade da sua loja virtual seja manchada e não há nada pior que isso.
Invista no processo de checkout e em uma plataforma de pagamento que te dê todos os relatórios e informações que precisa para aumentar as vendas do seu negócio.
💡 Leia também:
Checkout Pro e Checkout Transparente: entenda as diferenças
Passo a passo: como implementar o Checkout Pro
Por que escolher o Checkout Transparente Mercado Pago?
Por que e como aumentar a taxa de aprovação no e-commerce
Melhores ferramentas para aumentar as taxas de aprovação no e-commerce