Conexão Mercado Pago

Vale a pena contratar benefícios unificados na empresa?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Mar 28, 2022 1:06:06 PM

Trabalhar com benefícios não é um diferencial apenas para seu colaborador, mas também para sua empresa, pois além de potencializar a motivação da equipe ainda é possível acessar vantagens fiscais através do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), como a dedução de até 4% no Imposto de Renda devido às despesas com a alimentação dos colaboradores.

O problema é que o método tradicional de oferta de benefícios não costuma ser tão vantajoso para o colaborador, pois ele exige que o saldo seja usado em estabelecimentos específicos, o que não acontece com os benefícios unificados, que são conhecidos por dar mais autonomia de uso.

 

Para que servem os benefícios unificados?

Os benefícios unificados se referem a oferta de benefícios que atendem as necessidades dos colaboradores. Com isso, eles servem para que a empresa ofereça vale refeição, alimentação ou combustível, entre outros tipos de vantagens. 

O interessante desse modelo de oferta de benefícios é que a empresa, junto com a operadora especializada, escolhe os benefícios que serão disponibilizados. Já os colaboradores podem organizar sua “carteira de benefícios” com os serviços que deseja, garantindo mais liberdade par usar os benefícios como achar melhor.

Ou seja, ele passa a ter mais autonomia, inclusive escolhe os locais que deseja aproveitar as facilidades, basta observar a bandeira do cartão de benefício.

 

Quais são as vantagens de implementar benefícios unificados na sua empresa?

Enquanto seu colaborador ganha mais autonomia no uso dos benefícios corporativos, sua empresa passa a ser impactada positivamente com a melhora dos resultados de performance, isto porque a tendência é a equipe se sentir mais valorizada e, consequentemente, se tornar mais eficiente e produtiva.  

É claro que isso varia de acordo com o tipo de benefício que sua empresa começará a oferecer, mas, de forma geral, a oferta valoriza o colaborador e demonstra cuidado.

Outras vantagens que esses benefícios podem oferecer para a sua empresa são:

 

  • Aumento da motivação dos funcionários: a oferta de benefícios mostra para o colaborador o cuidado que a empresa tem com ele. Isso faz com que ele se sinta mais valorizado, além de aumentar sua motivação para desempenhar as funções.

  • Melhora do clima organizacional: uma empresa que investe no funcionário e se preocupa em atender às suas necessidades faz com que as pessoas fiquem mais seguras, motivadas e felizes em trabalhar nela, o que contribui para a mudança do clima organizacional. 

  • Simplificação da gestão de benefícios: sua empresa pode trabalhar com operadoras que otimizam o repasse de benefícios. Você escolhe o que será disponibilizado, transfere o saldo para a conta do colaborador e faz a gestão dos benefícios sem complicação.

  • Diminuir a rotatividade de funcionários: quando a empresa investe no bem-estar e qualidade de vida do colaborador é natural que ele se sinta valorizado, o que diminui as chances de insatisfações com o trabalho e prejuízos financeiros.

  • Atrair novos talentos: mais chances de chamar a atenção de profissionais no mercado de trabalho, demonstrando a dedicação para o colaborador e, com isso, a possibilidade de reter talentos aumenta. 

  • Aumentar a produtividade: não é apenas seu colaborador que se torna mais produtivo e eficiente, mas também sua empresa, pois seus processos passam a ser desempenhados com qualidade e dentro do prazo, favorecendo as vendas.  

 

👉Leia mais: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

 

Use benefícios unificados na sua empresa

Investir na oferta de benefícios unificados é uma forma de valorizar o capital humano da sua empresa, deixando os colaboradores mais motivados e empenhados a executar suas atividades, o que pode favorecer suas vendas, crescimento e lucratividade.