Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

O que é e como melhorar o clima organizacional da empresa

Investir em um ambiente de trabalho saudável reflete na performance dos seus colaboradores.
Três mulheres conversando em um ambiente profissional

Ter colaboradores motivados e com a certeza de que são valorizados pela empresa são fatores essenciais para garantir a qualidade do ambiente de trabalho, refletindo diretamente na performance da equipe e no alcance dos objetivos que a empresa possui. 

Essa valorização se estende a todos os setores da empresa, inclusive aos recursos humanos, que fazem um papel essencial para manter o clima organizacional saudável. Inclusive, é através desse setor que a empresa aprende a demonstrar seu apreço pelos colaboradores, além do valor que cada um possui para a organização, mantendo-os envolvidos e entusiasmados com seus objetivos.

É por isso que o cuidado com o clima organizacional da empresa é importante, pois ele atinge todos os setores e colaboradores, alinhando suas expectativas com as da empresa e consequentemente ajuda a melhorar os resultados organizacionais.

Descubra, abaixo, como trabalhar essa questão de forma saudável e prática em sua empresa. 

 

O que é Clima Organizacional e sua importância


Ao considerar o significado da palavra “clima” isoladamente é natural pensar em condições atmosféricas e mudanças climáticas que impactam na forma de como o meio ambiente se manifesta. 

No clima organizacional a proposta é basicamente a mesma, exceto pelo fato de que são as opiniões, sentimentos, comportamentos e relações que influenciam seu ambiente. 

Em outras palavras, ele se refere à atmosfera que predomina na empresa e que é capaz de influenciar a experiência do colaborador, beneficiando ou não sua trajetória de trabalho, por isso que ele é um detalhe extremamente importante na gestão de desenvolvimento das pessoas. 

Isso significa que o clima é algo que pode ser modificado de acordo com as ações da empresa, o que é o contrário da cultura, por se tratar da sua identidade organizacional. Ou seja, ela não muda, mas pode ser usada como um complemento para favorecer o ambiente de trabalho. 

 

7 maneiras de melhorar o Clima Organizacional da empresa


O clima organizacional da sua empresa pode ser percebido a partir de diferentes processos, e investir neles é uma forma de garantir uma estruturação de ambiente mais saudável aos colaboradores, tendo em vista que isso influencia diretamente em sua performance. 

De modo geral, a organização de processos, as políticas do RH, os valores da empresa e as ações de fortalecimento de cultura, entre outros são essenciais para garantir a melhora do clima, mas na prática é preciso focar em ações mais diretas que impactam o dia a dia das pessoas, como: 

 

  1. Criar um ambiente de confiança

Garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro, eficiente, confiável e principalmente, leve, é essencial para que eles se sintam motivados a executar suas tarefas. Além disso, a confiança gera aproximação entre líderes e colaboradores, favorecendo o alcance dos objetivos internos. 

 

  1. Estabelecer metas realistas 

As metas fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, mas é importante que elas sejam desenvolvidas de forma realista, evitando a sobrecarga dos colaboradores e consequentemente, fazê-los perderem sua motivação. Essas metas precisam impor desafios que sejam possíveis de superar e que ajudem a unir as equipes para que trabalhem em conjunto. 

 

  1. Oferecer um programa de benefícios 

Os benefícios corporativos obrigatórios fazem parte da rotina de qualquer empresa, garantindo mais vantagens para o colaborador, mas além da oferta dessas opções, é interessante a empresa considerar os benefícios customizáveis que podem favorecer a qualidade de vida, economia e principalmente, proporcionar mais autonomia na forma como os colaboradores escolhem usá-los. 

 

  1. Melhorar a comunicação interna

Saber se comunicar com os colaboradores é essencial para implantar um clima organizacional saudável e que valorize seu trabalho. O ideal é investir na transparência, comunicando resultados, problemas, virtudes, entre outros fatos que sejam capazes de alinhar as expectativas da empresa com o desenvolvimento do colaborador, favorecendo seus resultados.

 

  1. Investir em treinamentos

Não existe evolução sem tentativa e principalmente, sem investir em conhecimento. Por isso, cabe à empresa não apenas motivar o colaborador a desempenhar seu trabalho com excelência, mas dar a ele as ferramentas necessárias para que melhore sua performance. 

 

  1. Ter uma política de feedback

O feedback é uma ferramenta essencial para garantir um bom clima organizacional, pois através dele a empresa fornece dados, informações e possibilidades do colaborador se transformar ou continuar desempenhando  seu papel com eficiência. Em outras palavras, é uma oportunidade de transformação, que alinha  a equipe com as expectativas da empresa.

 

  1. Gerenciar a experiência do colaborador

A experiência do colaborador é um desafio frequente às empresas, mas investir nisso é uma forma de deixá-lo mais inspirado e motivado a desempenhar seu trabalho. Esse tipo de monitoramento garante que todos fiquem alinhados ao clima e à cultura organizacional da empresa.

 

As vantagens em estruturar o Clima Organizacional da empresa


Através do clima organizacional a empresa pode ter acesso a diferentes vantagens, a começar por tornar o ambiente de trabalho saudável e motivar os colaboradores que, sem dúvidas, é um dos fatores mais importantes para o alcance de seus objetivos, diferenciando de outras empresas.

Além disso, outras vantagens que o clima organizacional oferece, são: 

  • Cria um ambiente de confiança; 
  • Equilibra a vida pessoal e profissional dos colaboradores; 
  • Otimiza processos; 
  • Melhora a comunicação interna; 
  • Promove uma boa imagem da empresa no mercado.

 

Cuide do seu colaborador para aumentar o sucesso da sua empresa


Os colaboradores são os ativos mais importantes da sua empresa e, inclusive, são eles que favorecem sua vantagem competitiva no mercado, por isso é importante cuidar, valorizar e investir na sua evolução através de processos contínuos que ampliam e melhoram o clima organizacional. 

Invista em iniciativas que além de melhorar o clima organizacional da sua empresa, também ajudam a diferenciá-la no mercado e potencializar seus resultados.

 

Mercado Pago Benefícios


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados