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Como as empresas podem melhorar a experiência do colaborador

4 min de leitura Atualizado em 16/01/2024
Mulher sentada e sorrindo enquanto olha para o notebook.

Quando um colaborador entra em uma empresa, ele espera viver experiências que o desenvolvam como profissional e que agregam valor para sua qualidade de vida, mas se isso não acontece, é natural que ele fique desmotivado. 

Essa desmotivação é considerada um dos principais motivos para insatisfação com o trabalho e impactos negativos na performance. Aliás, um estudo da consultoria de gestão Bain & Company afirma que um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que aqueles que se sentem engajados e inspirados.

É por isso que a sua empresa precisa investir em estratégias que melhorem a experiência do colaborador, influenciando positivamente na sua produtividade e na cultura corporativa.

 

Quais são as vantagens em investir na experiência do colaborador?

O comportamento de alguns profissionais mudou nos últimos anos. No passado, o interesse de muitos era apenas ter um trabalho para pagar as contas, mas atualmente o desejo maior é por uma propósito de vida, além do interesse de aperfeiçoar habilidades socioemocionais e operacionais que podem estar ligadas às funções desempenhadas.

Considerando isso, é importante que sua empresa invista em ações que melhoram a experiência do colaborador, pois isso não garante apenas a construção de um ambiente de trabalho saudável com pessoas felizes, mas também outras vantagens, como:

  • Melhorar o engajamento da equipe;
  • Ampliar o desenvolvimento das pessoas;
  • Aumentar a performance da empresa; 
  • Facilitar a atração e retenção de talentos;
  • Deixar o clima organizacional mais leve. 

 

6 formas de melhorar a experiência do colaborador

Na sua empresa, você tem mais de uma forma para melhorar a experiência do colaborador, garantindo o engajamento e motivação de todos para desenvolver as atividades com qualidade. Para colocar as ações em prática, é importante definir os recursos disponíveis para os investimentos. 

Separamos alguns exemplos práticos que ajudam a alcançar bons resultados. Confira:

 

1. Crie oportunidades de capacitação

A ideia é oferecer oportunidades de qualificação, seja através de cursos, workshops, palestras, entre outros. Assim, sua empresa demonstra que não apenas valoriza o colaborador, como também acredita no seu potencial e, por isso, investe no aperfeiçoamento das habilidades. 

 

2. Desenvolva premiações

Ao criar premiações, você deixa seu time mais engajado e estimula uma dedicação maior para desempenhar as funções, além do esforço para alcançar as metas da empresa. Os prêmios podem ser desde um dia de folga ou brindes simples até viagens, passeios, jantares, eletrônicos, entre outros.

 

3. Invista na cultura de feedbacks positivos e negativos

Criar o hábito de conversar com os colaboradores para passar feedbacks positivos ou negativos, sem uma tensão que torna essa aproximação algo ruim, é uma forma de deixar o clima organizacional mais leve, além de fazer com que eles se sintam bem no ambiente de trabalho. 

 

4. Ofereça benefícios corporativos

A oferta de benefícios, como vale alimentação, refeição e combustível, é uma forma de demonstrar que a empresa deseja satisfazer as necessidades do colaborador. Aliás, existem diversas opções de cartão de benefícios disponíveis no mercado que dão mais autonomia ao colaborador, reunindo tudo o que ele precisa num único lugar e com mais possibilidade de uso.  

 

5. Trabalhe uma comunicação transparente

Ter uma comunicação humanizada e transparente torna as discussões muito mais produtivas, além de evitar ruídos que prejudicam o trabalho. Com isso, os colaboradores podem desenvolver um relacionamento mais prático e saudável dentro da empresa. 

 

6. Cuide da infraestrutura e dos processos

É importante que seus funcionários tenham uma infraestrutura eficiente para que possam executar as tarefas com qualidade. Além disso, organizar os processos também é uma forma de deixar as atividades alinhadas e garantir que a performance da equipe continue sendo positiva. 

 

Crie estratégias que melhoram a experiência do seu colaborador

Os colaboradores de uma empresa são considerados os seus principais ativos, por isso é essencial que você invista em ações que tornam a experiência de trabalho mais agradável. 

Implemente ações que vão diferenciar sua empresa no mercado e potencializar seus resultados.

 

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