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Rotatividade de funcionários: qual o impacto na sua empresa?

Mercado Pago: Gestor conversando sobre rotatividade de funcionários

As vantagens de uma equipe bem formada e engajada com a empresa são inúmeras e pode favorecer seus resultados, mas o contrário disso pode ser um problema e causar prejuízos, a começar pela famosa rotatividade de funcionários, também conhecida como employee turnover.

Essa rotatividade faz com que a empresa gaste um volume elevado de dinheiro não apenas com a saída do funcionário antigo, como a contratação de um novo. Afinal de contas, as leis trabalhistas exigem o pagamento de diversos direitos, como o 13º salário proporcional, rescisão contratual, entre outros. 

Sem dúvidas, é um gasto que pode ser evitado principalmente ao cultivar uma cultura organizacional saudável e que deixe os colaboradores da sua empresa satisfeitos com seu trabalho. 

 

O que é e quais as principais causas da rotatividade de funcionários?

A rotatividade de funcionários é uma espécie de taxa que calcula a média de entrada e saída de funcionários de uma empresa, por isso, quando caracterizada como “elevada”, ela indica a necessidade dos gestores analisarem o cultura e clima organizacional a fim de entender os motivos pelo qual seus colaboradores não permanecem em frente às suas funções por um longo período. 

Segundo pesquisa da Robert Half, a média de turnover no Brasil é muito superior ao resto do mundo, enquanto o nível global de rotatividade é de 38%, no Brasil a média é de 82%. 

Mas o que causa essa rotatividade tão grande? 

Em um panorama, o que mais influência na decisão do trabalhador em trocar de emprego, ou então de se dedicar pouco e ser demitido, são as más condições de trabalho, a alta carga horária, má remuneração, poucos benefícios ou nenhum, assédio moral e falta de incentivo em geral.

 

5 impactos que a rotatividade pode causar na sua empresa

Quando os setores da empresa entram em rotatividade de funcionários, alguns impactos negativos podem acontecer e atrapalhar seu fluxo de produção, além da qualidade das entregas e crescimento. 

No caso, existem duas vertentes da rotatividade, a voluntária, onde o empregado por qualquer motivo decide sair do cargo, e a involuntária, onde a empresa precisa demitir um funcionário em específico. 

Ambas as vertentes resultam em alguns pontos que não são legais para a empresa, como:

 

  1. Mais custos com novas contratações

Ao abrir uma nova vaga, sua empresa provavelmente terá um custo de investimento em sites de busca de talentos. Além disso, também será necessário arcar com alguns custos que envolvem a burocracia, como os exames médicos admissionais, uniforme, materiais de trabalho e demais itens necessários para atuação.

 

  1. Produtividade reduzida até um novo colaborador ser integrado

Enquanto a equipe está reduzida, os atuais funcionários precisarão dar conta de todas as demandas que sua empresa possui, o que pode gerar uma sobrecarga em algumas pessoas. Consequentemente, a longo prazo, isso pode deixar seus funcionários menos produtivos e impactar na performance da sua empresa. 

 

  1. Enfraquecimento da sua marca empregadora

Infelizmente, empresas com rotatividade de funcionários acabam ganhando fama de más empregadoras, haja visto que nenhum colaborador permanece por muito tempo, e assim, boas fontes de mão de obra poderão criar preconceitos e dificilmente se candidatarem às vagas.

 

  1. Custos com encargos trabalhista

A saída de um funcionário da sua empresa tem inúmeros custos, a começar pelos exames demissionais, multas, pagamento de benefícios faltantes e, em alguns casos, confrontos jurídicos. Vale ressaltar que também existem custos que envolvem a admissão do funcionário, como exames médicos, entre outros. 

 

  1. Piora do clima organizacional

A saída de um funcionário pode gerar inúmeros conflitos internos, além do desgaste emocional, mental e físico dos demais colaboradores da empresa. Tudo isso pode pesar no clima organizacional e consequentemente afetar outros processos, como a organização dos processos e entregas.

 

💡 Leia também: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa 

 

Como evitar a rotatividade de funcionários estrategicamente?

Um colaborador motivado e valorizado pela sua empresa tem menos chances de trocar de emprego do que outro desmotivado e que se sente abandonado pelos seus gestores. Por isso, se atentar à qualidade de vida do colaborador no ambiente de trabalho é essencial. Aliás, existem diversas formas de garantir que ele tenha um dia a dia mais leve, produtivo e que ajude seu relacionamento com a empresa.

A oferta de benefícios corporativos, por exemplo, é uma forma de motivar o colaborador e demonstrar o cuidado que sua empresa tem com ele e o quanto o valoriza. Aliás, é possível oferecer esses benefícios com mais liberdade e segurança ao colaborador através do Mercado Pago Benefícios, que reúne todos os benefícios oferecidos pela empresa, como o vale alimentação, refeição e combustível diretamente na sua conta digital Mercado Pago, podendo usar seu saldo com o cartão da conta. 

Essa solução também pode beneficiar sua empresa, pois em casos como o do Mercado Pago Benefícios, não há cobrança de taxas e custos, e a implantação vem acompanhada da agilidade e gestão simplificada. 

Mas além dos benefícios, há também algumas outras formas de pôr fim à rotatividade de funcionários:

 

  • Aperfeiçoar os processos de contratação;
  • Trabalhar a motivação dos colaboradores;
  • Aprimorar a política de cargos e salários;
  • Identificar os pontos fortes e fracos da empresa;
  • Melhorar a comunicação da empresa com a própria equipe.

 

Invista em ações que melhoram o clima organizacional da empresa!

Manter a equipe focada e engajada é uma tarefa desafiadora, mas existem formas de fazer isso sem que a empresa tenha que se desdobrar ou fazer investimentos altíssimos. No caso da rotatividade de funcionários, por exemplo, é possível investir na oferta de benefícios corporativos e no desenvolvimento de um clima organizacional saudável que aproxime sua equipe e valorize seus talentos.

Use soluções que ajudem a melhorar o relacionamento da sua empresa com os colaboradores e controlar suas saídas. Afinal, uma empresa com clima agradável tem menos chances de desagradar seu time.

 

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Escrito por:

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