Existem alguns fatores que uma empresa adquire com o tempo que possuem um valor imensurável. O seu capital humano, por exemplo, é um desses fatores, assim como a sua reputação no mercado, fazendo com que um potencial cliente prefira consumir da sua marca ao invés de outras disponíveis por aí.
Isso definitivamente não tem preço. Mas existe outro fator que, sem dúvidas, também mostra o valor e poder da sua empresa: ter crédito na praça. Afinal de contas, ter instituições financeiras interessadas em fazer uma boa oferta de crédito para empresas aos seus gestores mostra o quanto ela é vista como confiável e promissora no mercado, reforçando a sua capacidade de honrar compromissos financeiros e de crescer de forma sustentável.
E quando falamos em crédito para empresas, não nos referimos apenas ao empréstimo tradicional, viu?! Ter um cartão de crédito com limite eficiente, opções de financiamento pré-liberadas, ofertas de fundos de Venture Capital, entre outros também contam com algo positivo. Aliás, essas alternativas são essenciais para que a sua empresa tenha a flexibilidade financeira necessária para aproveitar oportunidades de mercado, investir em inovação e expandir suas operações.
Inclusive, diversificar as fontes de crédito e estar sempre atento às novas opções disponíveis pode ser a chave para garantir um crescimento contínuo e sustentável para a sua empresa.
Verdade seja dita: o mercado está em constante mudança e isso independe do nicho que sua empresa está inserida. Logo, é natural que as marcas invistam cada vez mais em novas tecnologias, personalização da experiência do cliente e na implementação de soluções inovadoras que exigem investimentos robustos - tudo para ter um espaço maior no mercado.
É nesse cenário que o crédito se torna um aliado fundamental para as empresas de todos os portes e setores. Aliás, segundo dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2023, as aprovações de crédito para micro, pequenas e médias empresas cresceram 53% em relação ao ano anterior, totalizando R$107 bilhões.
E não é só isso: algumas pesquisas do Sebrae indicam que 72% das micro e pequenas empresas brasileiras já utilizam o crédito para financiar suas operações, o que comprova ainda mais a importância de contar com crédito para potencializar sua operação.
Mas não se engane, não é apenas a modalidade tradicional de crédito para empresas que se torna uma opção eficiente, viu?! Outras modalidades de crédito e investimento têm ganhado mais espaço entre as empresas, o financiamento coletivo (crowdfunding), por exemplo, onde várias pessoas contribuem para financiar projetos específicos é uma delas.
Além disso, também existem o peer-to-peer lending (empréstimo entre pessoas), que conecta empresas a investidores individuais através de plataformas online, oferecendo taxas mais baixas; os fundos de venture capital, que injetam capital em empresas com alto potencial de crescimento, geralmente em fase inicial; e as fintechs de crédito, que utilizam tecnologia para oferecer soluções ágeis e personalizadas, desburocratizando o acesso ao crédito.
Opção é o que não falta e o importante é entender que existe um leque de possibilidades para investir em crescimento utilizando crédito para empresas.
Aliás, quando falamos em investir no crédito para empresas para seu crescimento nos referimos desde uma pequena loja de roupas que usa o crédito para ampliar seu estoque, investir em marketing digital e oferecer novas opções de pagamento aos clientes; ao restaurante que usa o crédito para reformar, contratar novos funcionários e implementar um sistema de delivery; e até mesmo à indústria que usa crédito para investir em maquinário moderno e reduzir custos.
Mais do que uma simples solução para momentos de dificuldade, o crédito estratégico pode ser a chave para o crescimento, a inovação e a conquista de novos horizontes. E, ao contrário do que muitos acham, ele nem sempre é a solução para sair de apuros; ele também demonstra visão de futuro e proatividade para impulsionar a empresa e alcançar objetivos de forma estratégica.
Ou seja, as razões que motivam as empresas a buscar crédito são diversas e refletem as suas necessidades e ambições. A seguir, exploramos algumas das principais motivações:
O acesso a capital é fundamental para financiar investimentos, expandir operações e conquistar novas oportunidades. Mas nem sempre as linhas de crédito tradicionais atendem às necessidades de todos os tipos de empresas. É aí que entram as opções de financiamento moderno, que oferecem alternativas flexíveis, acessíveis e personalizadas para empresas.
Conheça algumas das principais opções de financiamento moderno disponíveis no mercado:
É uma forma de financiamento em que várias pessoas contribuem com pequenas quantias para apoiar um projeto ou empresa. Essas contribuições são geralmente feitas por meio de plataformas online, o que exige um esforço maior por parte da sua empresa para conseguir chamar a atenção dos potenciais investidores, mas uma vez conquistada, ela é beneficiada pelo fato de poder levantar capital sem a necessidade de grandes investidores; aumentar sua visibilidade como marca; criar uma base de apoiadores fiéis e muito mais.
Essa modalidade conecta diretamente investidores e empresas, permitindo que sua empresa, por exemplo, obtenha empréstimos de várias pessoas, sem a intermediação de instituições financeiras tradicionais. Com isso, sua empresa acessa opções de crédito mais vantajosas justamente por contar com taxas de juros mais baixas, além de vivenciar um processo de aprovação mais rápido e menos burocrático, e ter diversificação das fontes de financiamento para empresas.
Esse tipo de crédito é representado basicamente por instituições financeiras que investem em startups e empresas em crescimento que apresentam alto potencial de retorno, geralmente em troca de participação acionária, isto é, os investidores podem exigir uma participação considerável na empresa. De qualquer forma, esse tipo de crédito permite acessar um capital significativo, suporte estratégico por parte dos investidores e maior credibilidade no mercado.
É uma modalidade de financiamento que antecipa o recebimento de vendas a prazo, convertendo-as em capital de giro para a empresa. Com isso, ela permite que tenha acesso imediato ao dinheiro das suas vendas, mesmo que o pagamento do cliente seja a prazo; além de ter uma melhoria na gestão financeira, tendo em vista que a empresa de factoring assume o risco de inadimplência e libera a equipe da empresa para se concentrar em suas atividades.
Eis a opção mais tradicional entre as citadas acima. Trata-se da modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras, como o Mercado Pago, que tem diferentes opções de crédito com condições personalizadas de acordo com as necessidades da sua empresa, tudo isso com a vantagem de contar com um processo de solicitação simplificado e rápido, geralmente feito via aplicativo, além de flexibilidade nas condições de pagamento e na escolha das parcelas.
Independente do motivo pelo qual sua empresa precise de crédito, o Mercado Pago é o melhor parceiro, oferecendo opções de crédito sob medida para atender suas necessidades específicas.
Com possibilidades de pagamento flexíveis que se ajustam à realidade financeira da sua empresa, o Mercado Pago garante que ela possa crescer de forma sustentável e eficiente, tendo acesso a vantagens que incluem, desde a liberação do dinheiro na hora, direto na Conta Mercado Pago, até mesmo um processo simplificado e com baixa burocracia.
Investir no crescimento da sua empresa é fundamental, e com o apoio do Empréstimo Mercado Pago¹, é possível acessar as ferramentas financeiras necessárias para transformar planos em realidade.
Dê o primeiro passo para o sucesso da sua empresa! Acesse o site do Mercado Pago ou baixe o nosso aplicativo para solicitar o seu crédito agora mesmo.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡 Leia também:
Como o regime tributário impacta na obtenção de empréstimo
Empréstimo para empresa: como eliminar as burocracias
4 tipos de crédito financeiro que sua empresa pode ter no Mercado Pago
Investidor-anjo: o que é e como conseguir um para sua empresa?