Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Empréstimo para empresa: como eliminar as burocracias

Conheça dicas essenciais para contratar crédito de forma rápida e prática, sem dores de cabeça
Mulher carregando xícara conversando com um homem sorridente

Conseguir um empréstimo para empresa não é considerado uma tarefa tão fácil pelos gestores. Hoje, mais de um terço (34%) dos empresários de menor porte destacam como principais barreiras o excesso de burocracia e de garantias exigidas pelas instituições financeiras, segundo dados de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Na prática, os empresários encontram dificuldade para reunir os documentos exigidos e cumprir com todas as exigências das instituições que podem solicitar um histórico de relacionamento com o banco, um plano de negócios e várias outras tarefas. Em muitos casos, tudo isso acontece, mas a verdade é que é possível fugir dessas e outras burocracias. 

 

Veja 3 passos para conseguir empréstimo para empresa sem burocracia

O empréstimo para empresa não significa necessariamente problemas ou dívidas. Pelo contrário, ele pode trazer diversas vantagens para o início de um negócio ou durante a expansão, como melhorar a saúde financeira, ajuda para compra de equipamentos e ferramentas, investimento em estoque e contratação de funcionários.

A seguir, confira como conseguir um empréstimo de forma prática. 

 

  1. Faça um planejamento

 

Mesmo que o empréstimo possa trazer diversos benefícios para o seu negócio, é importante saber exatamente por que e como irá usá-lo. O planejamento é uma ajuda para suas estratégias de gestão, mas também é um direcionamento para entender quais são as melhores opções disponíveis no mercado para suas necessidades e expectativas. 

 

  1. Pesquise a melhor instituição financeira

 

Antigamente, para realizar um empréstimo, o empresário precisava ir até uma agência bancária ou instituição financeira, enfrentar filas longas, lidar com atendimento nem sempre eficiente e perder horas do dia para tentar finalizar e oficializar a contratação, mesmo sem saber se conseguiria de fato. 

Hoje, todo esse processo pode ser eliminado com opções sem burocracias. Um exemplo prático de liberação de empréstimo para empresas são as fintechs. Elas agilizam e facilitam o pedido de forma online. Como essas alternativas não possuem custos físicos, outra vantagem é que costumam ter juros mais baixos. 

 

  1. Prove que é um bom pagador 

 

Quando você comprova que é um bom pagador, aumentam suas chances de conseguir crédito com taxas de juros menores. Para isso, você pode manter atualizado o balanço patrimonial da sua empresa, suas certidões negativas de débito e um histórico de crédito. Outra dica é deixar as finanças pessoais em dia, sem dívidas com SPC e Serasa, por exemplo. 

 

Como avaliar uma oferta de crédito?

Depois de todo o planejamento e considerações, as propostas são enviadas. Nessa hora, é necessário escolher qual delas se adapta melhor à realidade do seu negócio. Entre os fatores importantes para análise estão:

 

  • Taxa de juros ou Taxa Nominal Anual - TNA: ela se refere aos valores adicionais que envolvem o financiamento ao longo do ano. Afinal, esse valor está sendo emprestado a qual taxa de juros? 

  • Custo Financeiro Total (CFT): ele envolve os valores de seguros e despesas administrativas de retirada e aceitação. 

  • Informações claras: é importante escolher um banco ou instituição financeira que ofereça informações claras sobre o crédito oferecido, como as taxas já mencionadas e também os prazos e parcelas.

 

Considerando todas essas informações, antes mesmo de contratar um crédito, você tem tudo o que precisa para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

 

Planeje-se e faça escolhas inteligentes para sua empresa crescer

Se você está pensando em um empréstimo para empresa, não deixe de lado nenhum desses pontos de atenção. Eles são essenciais para que seu crédito não se torne uma dor de cabeça, mas seja a ajuda que você precisa para expandir seu negócio ou negociar dívidas.

 

Mercado Pago Soluções Pagamento Online


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados