O Mercado Pago oferece as melhores soluções em busca da satisfação do cliente e para beneficiar as empresas que vendem usando o ecossistema. Os gestores precisam estar sempre atentos aos chargebacks, evitando problemas e fazendo um gerenciamento completo pelo API.
O chargeback diz respeito às transações contestadas pelo usuário do cartão. Isso pode acontecer por diversos motivos, desde o não reconhecimento em uma transação até um erro no processamento da venda. Pensando nisso, é preciso fazer a gestão de chargeback para garantir a satisfação do cliente e proteger sua empresa de golpes.
Conheça as razões que podem levar ao chargeback:
Vale destacar que o Mercado Pago trabalha para proteger os lojistas contra chargebacks que podem ser tentativas de fraudes por parte do comprador, por meio da Política de Proteção ao Vendedor.
A documentação com os principais requisitos para participar da Política de Proteção ao Vendedor variam e podem ser consultadas no site do Mercado Pago.
Vale ressaltar que nos casos em que a política não se aplica (como nas transações via maquininha Point), ainda é possível se defender por meio das disputas das operações contestadas com os emissores de cartões de crédito.
Confira a seguir as documentações recomendadas para defesa do chargeback em cada cenário:
Venda Presencial (Point)
Lembrando que o envio da documentação não garante que o chargeback será coberto. As documentações listadas são informações para a chance de defesa e disputa. Por isso, é importante que o vendedor forneça o maior número possível de dados. Se todo esse processo houver uma decisão favorável à empresa, o valor voltará automaticamente para a conta.
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Além do envio pelo painel de controle da empresa, é possível também encaminhar as documentações para defesa via API Mercado Pago. Confira o passo a passo:
A empresa pode fazer a postagem da documentação em até dez dias do recebimento do chargeback.
Você será notificado via IPN (Instant Payment Notification, no português, Notificação instantânea de pagamento) toda vez que receber uma contestação. Para começar a receber o alerta, basta preencher os dados e escolher a opção “Chargebacks”.
A política de cobertura pelo Mercado Pago pode variar conforme o caso. Ele irá informar se a contestação pode ser coberta e indicar se é necessária a documentação.
Você pode encaminhar informação que comprove que a venda foi feita pelo API. Se a documentação for carregada no site com êxito, o API responderá com status de aprovação e mudará para revisão pendente. É ideal utilizar arquivos jpg, .png, .pdf e com até 10 mb.
Usar o API Mercado Pago permite que o gestor da empresa interaja diretamente com todas as informações para desenvolver integrações como desejar. Para isso, basta realizar o processo acessando a referência do API.
Assim, você pode começar a implementar as nossas soluções hoje mesmo!
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