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Chargebacks no e-commerce: por que assustam e como evitá-los

As contestações de pagamento não precisam mais ser uma dor de cabeça. Entenda como evitar que aconteçam e venda com mais tranquilidade
Chargebacks Como evitar chargebacks - chargeback no ecommerce

Que qualquer negócio tem riscos, todo mundo já sabe. Empreender, principalmente em um ambiente completamente digital, envolve questões que, se não consideradas em uma boa estratégia, podem trazer muitas dores de cabeça e algo que todo mundo quer evitar: prejuízos. Os chargebacks são algumas delas.

Se você já vende on-line, sabe bem da frustração de lidar com esse tipo de problema. Criados como uma maneira de proteger os consumidores - o que é extremamente importante e cria uma experiência de compra ainda melhor -, os chargebacks acabaram se tornando uma espada de dois gumes que podem, sob circunstâncias ruins, prejudicar um e-commerce e custar muito dinheiro, tempo e esforço.

 

O que são chargebacks?


Também conhecidos como contestações de pagamentos, eles acontecem quando o cliente entra em contato com a administradora de seu cartão de crédito afirmando não reconhecer uma cobrança em sua fatura. Ou seja, ele pede o dinheiro de volta. As razões para isso são diversas, desde o cliente não relacionar a cobrança com o nome da loja que apareceu na cobrança - gerando estranheza ao consumidor - até questões envolvendo tentativas de fraude. 

O grande problema é que, independentemente da situação, se uma loja on-line não tem estratégias para evitar chargebacks ou não conta com uma proteção em seu meio de pagamentos, acaba tendo o valor da compra debitado diretamente de sua conta para devolução ao comprador, além de, na maioria dos casos, também ficar sem o produto.

 

Como evitar chargebacks no seu e-commerce?


Para não ter que lidar com essa dor de cabeça na sua loja on-line, algumas atitudes, estratégias e escolhas simples podem fazer toda a diferença. Afinal, ninguém investe em um negócio para sofrer prejuízos.

 

Fique atento ao nome da sua loja nas cobranças


Em grande parte dos casos, os chargebacks podem ser resultados de um engano, quando o consumidor realmente não reconhece o nome da loja que aparece em sua fatura do cartão de crédito. Por isso, é muito importante garantir que o nome do seu e-commerce esteja claro, assim como em seu site, nas cobranças. É você quem escolhe como se identificar e ajudar o cliente a reconhecer a sua marca é extremamente importante.

 

Comunique-se com os clientes da sua loja on-line


Durante a jornada de compra na sua loja on-line, é preciso deixar claras para o consumidor todas as informações possíveis, destacando os métodos de pagamento aceitos, os prazos de entrega e os meios de comunicação disponíveis para entrar em contato com você. Com tudo isso em mãos, o comprador se sente mais seguro em sua compra, não se confunde e, caso tenha algum problema com o produto ou a entrega, pode entrar em contato com seu e-commerce ao invés de partir para uma contestação.

Crie uma política de devoluções clara e deixe-a de fácil acesso para os compradores


Além das informações de pagamento, entrega e contato, outra questão importante para os seus clientes - que pode fazer toda a diferença nas estratégias para evitar chargebacks - é a política de devolução de produtos. Independentemente do produto ou serviço que seu e-commerce ofereça, é preciso criar as condições e possibilidades de devolução e deixá-las de fácil acesso para quem acessa sua loja on-line. Com essa segurança e clareza, as pessoas saberão como reagir caso tenham algum problema com a compra.

Conte com um bom sistema antifraude


Um dos motivos que levam aos chargebacks são as fraudes. Em uma de suas modalidades, o fraudador acessa indevidamente a conta do comprador e rouba os dados de acesso ou do cartão de crédito e altera apenas o endereço de entrega. Ou seja, a pessoa que pagou pelo produto não fez a compra e nem recebeu aquilo pelo que está pagando. Qual, então, a primeira reação? Entrar em contato com a administradora de seu cartão de crédito e contestar aquele valor.

Com um bom sistema antifraude protegendo as transações do seu e-commerce, é possível impedir que isso aconteça, já que essas tecnologias fazem uma análise profunda de cada operação, checando possíveis inseguranças e recusando pagamentos ilegítimos.

Guarde todos os comprovantes da transação


Outra maneira de se proteger contra as contestações de pagamento é comprovando a venda e a entrega do produto ou serviço. Por isso, tenha um registro de todas as informações com relação a uma transação do seu e-commerce: meio de pagamento utilizado, valor do produto, valor e prazo do frete, endereço utilizado, comprovante de entrega. Isso não evita que os chargebacks aconteçam, mas ajuda proteger você, caso tenha que confirmar que fez a sua parte em todo o processo de compra e na entrega daquilo que ofereceu.

 

Conte com soluções de pagamentos on-line que oferecem políticas de proteção ao vendedor


Diversos meios de pagamento, sabendo do prejuízo que os chargebacks podem causar, contam com políticas para proteger os vendedores, impedindo que o valor da contestação seja descontado, caso o e-commerce tenha os documentos e comprovantes necessários para garantir que cumpriu a sua parte. Isso ajuda a evitar as dores de cabeça e a vender com muito mais segurança. Por isso, na hora de escolher seu parceiro de pagamentos on-line, tenha clareza sobre se ele oferece esse tipo de proteção e quais as condições para tê-la.

 

Quer vender on-line sem as dores de cabeça causadas pelos chargebacks?


As contestações de pagamento são uma realidade presente em e-commerces de qualquer tipo e tamanho, e devem ser consideradas nas estratégias para evitar riscos e prejuízos. Lidar com a possibilidade de chargebacks da melhor maneira possível, seguindo as recomendações para evitá-los, ajuda você e sua loja on-line a estarem sempre protegidos. Crie um planejamento estratégico e conte com os melhores parceiros para garantir a segurança do seu negócio.

 

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