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O desafio da contestação de compra: como evitar o chargeback

5 min de leitura Atualizado em 21/08/2024
Mãos de uma pessoa mexendo no celular enquanto o laptop está aberto em um e-commerce para identificar formas de prevenir a contestação de compra ou chargeback com a ajuda do Mercado Pago

O comércio eletrônico revolucionou o mercado e mudou completamente a maneira como compramos e vendemos produtos e serviços. Além da conveniência, facilidade e acessibilidade, ele também proporciona mais segurança e economia, tanto na compra, quanto na venda. 

Porém, tudo o que entra em fase de crescimento, também proporciona desafios e, um dos maiores obstáculos que sua empresa pode enfrentar nas vendas dentro do e-commerce: o “chargeback”.

Esta pequena palavra, que significa a contestação de compra feita pelo cliente solicitando a devolução do valor da compra, pode prejudicar o crescimento da sua empresa. Por isso, saber como driblar esse desafio é fundamental para manter a integridade financeira e também a boa reputação da sua marca.

 

Por que é importante prevenir a contestação de compra em seu e-commerce?

A contestação de compra ou “chargeback” é feita quando um consumidor cancela uma compra realizada online através de cartões de crédito ou débito, normalmente esse cancelamento é feito diretamente com a instituição emissora do cartão, abrindo um pedido de contestação. 

Feito isso, o cancelamento é comunicado à instituição responsável pelo cartão e sua empresa é comunicada a respeito do ocorrido. Porém, vale ressaltar que há outros cenários que promovem a contestação de compra, como fraudes, erros de processamento e desacordo entre as partes.

Obviamente que tudo isso pode resultar em perdas significativas para a empresa, já que, quando uma venda é contestada, a instituição reconhece aquilo como venda ilegítima e o valor não é autorizado para a empresa ou, quando já creditada, pode ainda ser estornada. 

Com a integridade financeira ameaçada e a reputação em risco, é essencial que sua empresa previna esse tipo de acontecimento, mantendo uma política específica para isso, contratando um serviço de análise de riscos, utilizando intermediadores de pagamento seguros, incluindo o nome da empresa no comprovante e diversas outras ações.

 

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No que se atentar para que o chargebacks não aconteçam

Além de prejudicial para sua empresa, este tipo de acontecimento pode fazer com que o financeiro tenha dores de cabeça, aumentando o trabalho e esforço necessário para concluir o problema. 

Para que a contestação de compra passe longe da sua empresa, se atente a alguns pontos. Confira: 

 

  • Razões comuns para chargebacks: alguns dos principais fatores que originam o chargeback são o desacordo comercial, a fraude amigável (quando o consumidor contesta a compra por não reconhecer as informações de compra em sua fatura ou porque algum conhecido usou seu cartão sem seu consentimento, não tendo ideia do que se trata) ou a fraude automática (realizada por meio de sistemas automatizados, como bots ou programas de computador, sem a intervenção direta de um indivíduo).

  • Impacto financeiro dos chargebacks: quando há uma contestação de compra sobre um produto já recebido pelo cliente, você perde aquele produto, já que o valor será estornado.

  • Regulamentações e diretrizes: é importante que sua empresa tenha uma política própria e siga regulamentações e diretrizes para estar dentro da lei e conseguir se privar de fraudes.

  • Monitoramento de transações: acompanhe em tempo real todas as transações realizadas, isso fará com que você tenha poder de ação rápido em casos como este.

 

5 formas de prevenir o chargebacks no seu e-commerce

Para evitar que aconteçam situações desafiadoras geradas pelos chargebacks, é essencial adotar medidas proativas. Neste contexto, existem várias estratégias eficazes para prevenir e lidar com chargebacks, incluindo a implementação de medidas, como a verificação de identidade, atendimento ao cliente de qualidade, políticas de devolução claras, entre outros. 

 

1. Implementando verificação de identidade

A verificação de identidade, como o uso de verificação de endereço, autenticação de dois fatores, biometria, chave de acesso e outras medidas de segurança, pode ajudar a garantir que o titular do cartão seja quem ele afirma ser. Isso reduz a probabilidade de fraudes.

 

2. Melhorando o atendimento ao cliente

Invista em um atendimento ao cliente eficaz, pois isso pode resolver problemas e dúvidas dos clientes antes que eles decidam abrir um chargeback. Responda rapidamente às consultas, forneça informações claras e seja receptivo às preocupações dos clientes.

 

3. Ter políticas de devolução e reembolso claras

Políticas de devolução e reembolso transparentes e de fácil acesso são essenciais. Certifique-se de que seus clientes saibam claramente quais são as políticas de reembolso e como proceder em caso de insatisfação com um produto ou serviço.

 

4. Monitoramento de transações em tempo real

Monitorar as transações do seu e-commerce em tempo real pode ajudar a detectar atividades suspeitas. Ferramentas de análise de dados e sistemas de segurança avançados podem identificar padrões de compra inconsistentes ou transações incomuns.

 

5. Utilizar serviços de prevenção de chargeback

Existem serviços e sistemas especializados em prevenção de chargebacks, como o checkout do Mercado Pago. Essas soluções oferecem camadas adicionais de segurança, verificação e autenticação para reduzir o risco de chargebacks.

 

Prospere no e-commerce livre de chargebacks!

Ficar longe da contestação de compras precisa ser um dos objetivos da sua empresa, principalmente para evitar abalos financeiros e também de reputação. Comece hoje mesmo a implementar as estratégias corretas para prevenir este tipo de acontecimento e busque sempre o aprimoramento das práticas comerciais da sua empresa.

Aliás, considerar soluções de prevenção de chargebacks, como os checkouts do Mercado Pago, pode ser altamente benéfico, uma vez que oferecem segurança e proteção contra fraudes. 

 


💡 Leia também:

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