Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

8 erros na gestão de e-commerce que impactam negativamente seu negócio

Mercado Pago: Homem com blusa azul e boné falando no telefone olhando para notebook realizando gestão do e-commerce. Compras e pacotes à frente

Criar um negócio online é uma oportunidade de empreender sem, necessariamente, depender de uma estrutura física. Por mais que pareça simples, ter sucesso nas vendas na internet requer uma boa gestão estratégica e visão para implementar melhorias constantes. Em outras palavras, não é tão fácil quanto parece.

Muito além de ser um catálogo de produtos online, um e-commerce é um processo complexo que envolve diferentes variáveis importantes para um bom desempenho. Nessa lista, entram itens como design agradável, envolver o cliente em uma jornada coerente, oferecer opções de pagamentos que atendam às necessidades dos consumidores, boa experiência de compra. Isso, sem falar nos diversos requisitos técnicos, como a segurança dos dados e responsividade, por exemplo. 

Justamente por ser tão complexo e envolver tanto fatores que não é difícil - sendo experiente ou não - esbarrar em erros comuns no comércio eletrônico. Certamente, erros ocorrem em qualquer negócio. Afinal, é um risco a que todo empreendedor está sujeito. No entanto, a gravidade de alguns deles podem resultar em grandes prejuízos ou até mesmo levar à falência de sua loja virtual. 


 

8 principais erros na gestão de e-commerce


MercadoPago_20201207_ImagemBlog02_On_v01


Falhas podem levar a danos significativos à reputação do seu negócio e às suas vendas. Para evitar que você, e sua loja online, não sofram com esse tipo de problemas, listamos os erros mais comuns que lojistas costumam cometer nos e-commerces.

Confira: 


1. Escolher a plataforma de e-commerce inadequada para o meu negócio

Essa etapa é crucial para o desempenho das suas vendas online. Existem hoje diversas opções disponíveis no mercado, com  grande variedade de preços e possibilidades, o que pode causar confusão. Optar por uma plataforma de e-commerce que não atende muito bem as necessidades do seu negócio podem causar grandes prejuízos.

Por isso na hora fazer essa escolha, leve em conta alguns itens como: suporte que é fundamental para resolver qualquer problema técnico enfrentado rapidamente e de maneira eficaz; módulos de venda, que permitam o aumento da taxa de conversão ou uma recorrência e liberdade para gerir o negócio, é preciso ter autonomia para repaginar posições de botões, trazer novos elementos como GIFs e vídeos, além de poder incorporar novos add-ons como recursos de redes sociais, reviews, likes, meios de pagamento, soluções de frete.

Ter diversidade de layouts é importante para ajustar o ambiente da loja de acordo com as necessidades das estratégias, há plataformas limitam a um layout único e, se quiser trocar, cobram absurdos para qualquer alteração. Além disso, um ponto de atenção é a questão da migração, quando há uma migração de outra plataforma é preciso se atentar aos redirecionamentos, para que sejam utilizadas as URLs antigas.

Outro aspecto importante é o funcionamento mobile, afinal, a maioria dos brasileiros acessam a internet pelo smartphone, sendo assim, necessário que seu site seja responsivo; investir em plataforma que estimulem o uso de SEO ajuda o seu site ser bem ranqueado no Google, atraindo consumidores e a integração com ERP também é essencial para a concentração de todos os dados e processos do seu negócio. Esses itens vão contribuir para uma boa escolha de plataforma.


2. Não definir o público-alvo

Esse erro pode ser fatal para qualquer negócio. Se você quer realizar ações mais eficazes, principalmente no marketing, é fundamental que elas sejam direcionadas para as pessoas certas. Ou seja, quem realmente está interessado pelo seu negócio. Assim, as taxas de conversões aumentam, e há redução nos gastos. Não adianta investir em milhões de publicidade se esses anúncios estão impactando pessoas que não têm perfil para comprar do seu e-commerce. 

3. Arriscar a segurança dos seus compradores

Vender online é uma relação de confiança, principalmente se você quer manter os seus clientes, e fazê-los comprarem novamente no seu site. Não investir na segurança adequada da sua loja online pode gerar grandes dores de cabeça, pois além das informações do seu empreendimento, você irá lidar com dados sensíveis de centenas ou milhares de pessoas. Por isso, seu e-commerce deve trabalhar com meios de pagamento que tenham a certificação PCI Compliance e um sistema de segurança que proteja seus usuários e o seu negócio.


4. Falta de informações

Imagens, vídeos e descrições ricas podem minar ou sustentar as decisões de compra. Por isso, não deixe de investir tempo e dinheiro na apresentação de produtos. Dedique-se em oferecer informações claras e coerentes aos seus clientes.


5. Oferecer poucas opções pagamento no e-commerce

Não encontrar a forma de pagamento preferida pode levar uma parcela significativa dos usuários a desistirem das compras. Considere abranger o maior número de métodos de pagamento e que ofereçam segurança para os compradores.


6. Omitir política de troca

Comunicar essa informação de forma clara é benéfico para ambas as partes. Inclusive, isso estimula a compra mesmo quando há possibilidade de insatisfação com o produto oferecido. Além disso, diminui-se a devolução de dinheiro, já que o cliente pode optar por um crédito a ser trocado por outro item do seu e-commerce.


7. Não estimular reviews no site

As provas sociais têm grande impacto nas vendas on-line, já que os depoimentos de clientes influenciam a decisão de outros potenciais consumidores. Por isso, incentive os clientes a fazerem reviews e deixe essas informações disponíveis já na página do seu produto. 


8. Não mensurar dados sobre o e-commerce

Quem não acompanha e mensura os resultados está sujeito a cometer erros graves e pior: não detectá-los para correção. Nesse sentido, analisar os dados ajuda a identificar os comportamentos de compra, oportunidade e melhorias. Com isso, você pode investir da maneira correta, mantendo seu negócio crescendo de forma rentável.

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

Invista no sucesso do seu negócio!

Conhecer os erros mais comuns cometidos pelos lojistas iniciantes e experientes nas vendas online é fundamental para o seu sucesso como empreendedor. Esse entendimento não apenas permite que você se planeje melhor e evite cometer os mesmos erros, como também mostra que cometer erros não significa que você falhou. Ou seja, se você consegue identificar um erro e corrigi-lo, seu negócio continuará melhorando e obtendo melhores resultados.

Por fim, agora que você já sabe quais os desafios mais comuns que a loja virtual pode enfrentar em termos de gestão, analise o seu negócio, invista em soluções de melhoria para garantir sempre resultados de sucesso online.

 


💡 Leia também:

O que pode impactar a conversão no e-commerce?

Quão importantes são as transações financeiras seguras no e-commerce

Churn Rate no e-commerce: o que é e como reduzi-lo

Como se proteger de fraudes no e-commerce

Checkout de pagamento: mais vantagens para seu e-commerce

 

 

Quer o checkout ideal para transformar visitantes em compradores no seu e-commerce?

 

Otimize a experiência de pagamento online com o Checkout Mercado Pago!

Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados